Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Dicas para realizar uma boa prova do ENEM

09 de setembro de 2014 0

Para realizar a prova do ENEM é importante primeiramente   ler as questões e só depois ler o texto. Isso vai ajudar a olhar para o texto já sabendo quais são as principais informações que você vai precisar buscar ali. O procedimento segue um pouco o inverso do habitual, já que para estudar é preciso ler o texto antes e resolver as questões depois.

Com as questões em mente, é hora de começar a leitura. Primeiro, faça uma leitura panorâmica do texto, só lendo por cima, para obter uma ideia geral do que trata cada parágrafo. Depois, leia com mais calma e coloque colchetes na margem, destacando os trechos que parecem ser mais importantes. Como você já vai ter lido as perguntas, saberá as partes principais relacionadas com as questões. Por último, volte nos colchetes e sublinhe as palavras-chave. Assim, será mais fácil consultar o texto enquanto você responde às perguntas.

Muitos estudantes ficam em dúvida sobre quais as avaliações que devem priorizar na prova do ENEM. Administrar bem o tempo é essencial para aqueles que pretendem não passar por apuros nos momentos finais da prova. Em especial no segundo dia, o aluno deverá se atentar a quantidade de 90 questões objetivas e mais a dissertação que deverá elaborar.

O indicado é que, se você elaborar a redação por último, não deixe pouco tempo para ela, afinal os pontos para sua dissertação são de extrema importância na avaliação geral de seu desempenho.

Ser organizado é fundamental para que você consiga gerenciar o tempo em todas as etapas da prova. Geralmente os estudantes não sabem por onde começar. Uma boa dica é dar uma visão na prova por completo para se familiarizar com ela. Isso é breve e lhe ajudará a escolher melhor por onde começar o teste e gerenciar melhor o tempo durante a avaliação.

Caso escolha iniciar pela redação, coloque um tempo limite para concluí-la, assim você não ficará com pouco tempo para as questões objetivas. Faça da mesma forma se você preferir deixar a dissertação para o final da avaliação. Estabeleça um tempo para iniciar o processo de escrita. Não desconsidere a possibilidade de revisar seu texto. Erros de ortografia poderão comprometer muito a qualidade de seu texto. Portanto, é ideal que você reserve um tempo para criá-la e depois revisá-la.

Se você iniciar pelas questões objetivas e notar que algumas delas são difíceis e você não sabe a resposta, não perca tempo. Marque-as para depois. Caso não dê tempo de consultá-las novamente, você não perderá muito.

O controle do tempo é crucial para que o seu desempenho não seja comprometido pela afobação ou ansiedade resultantes da falta de prazo para concluir a prova. É ideal utilizar um relógio no pulso para controlar o tempo. Mas, lembre-se: não é permitido aparelhos digitais, ou seja, tenha um relógio analógico.

alunos na sala

 

Bookmark and Share

Envie seu Comentário