Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

ENEM reta final: saiba como se planejar para as próximas semanas

06 de outubro de 2014 0

Menos de um mês para o Enem. Esse é o momento em que muitos estudantes começam a ficar ansiosos e preocupados. Mas não é preciso se descabelar.

A partir de agora   os candidatos devem focar no preparo físico e mental nas semanas antes do Enem. É importante dar subsídios para que o corpo e a mente aguentem o esforço. O preparo diferencia um bom candidato de um candidato excelente.  O Enem é uma maratona. É importante ter ritmo, concentração. O conhecimento, sozinho, não garante isso tudo.

Para se dar bem na prova, é essencial conhecê-la muito bem. Por isso, este é o momento de refazer provas anteriores, especialmente a partir de 2009, quando o Enem adotou o formato atual. O exame tem questões fáceis, médias e difíceis. Ao refazer as provas, é importante respeitar a ordem das questões, assim é possível entender a lógica do exame.  A Teoria da Resposta ao Item busca traçar um perfil das habilidades do aluno, por isso, um acerto na questão difícil só vale se a média e a fácil estiverem corretas também.

Dúvidas costumam surgir ao revisitar as provas, o que deve ajudar o aluno a identificar o que merece mais atenção na reta final dos estudos.  Os alunos percebem o que mais cai no exame e principalmente onde erram mais, e é válido fazer grupos de estudo com os colegas para resolver as dúvidas, já que os professores costumam estar ocupados nas semanas que antecedem o vestibular. Buscar os colegas é uma ótima opção, ainda mais nesta reta final. O espírito de equipe ajuda muito.
Uma boa redação é fruto de muito treino e leitura. De acordo com o professor, artigos de opinião e cartas dos leitores presentes em jornais e revistas podem auxiliar os candidatos na elaboração de propostas de solução, uma competência da redação do Enem em que muitos candidatos têm dificuldade. “A redação é a única prova em que é possível alcançar mil pontos. Não dá para bobear. Não deixe para ler notícias na última hora, fique em dia com os assuntos atuais, que costumam ser cobrados nas provas.

Para que o último mês de preparação para a maratona de provas se desenrole tranquilamente, o vestibulando deve planejar, dia a dia, suas atividades de estudo e descanso, que não podem ser deixados de lado.  O candidato precisa definir hora para começar e terminar de estudar, qual prova vai refazer ou que conteúdo vai revisar.

Metas para a reta final para o Enem:

- Ao receber o cartão de confirmação de inscrição faça o caminho para o local de prova e elimine as chances de chegar atrasado para o exame;

- Monte um plano de estudos, com objetivos diários.

- Refaça os exames anteriores, incluindo as redações. Uma área do conhecimento por dia, pelo menos. Para ganhar ritmo, separe três minutos por questão, incluindo a marcação do cartão resposta. Num fim de semana, simule uma prova completa;

- Faça grupos de estudo para resolver as dúvidas que surgirem. O espírito de equipe pode te manter motivado;

- Abra mão de festas e noites mal dormidas: seu corpo precisa descansar. O lazer na reta final precisa aliar descanso e descontração. Leitura e esportes são boas alternativas;

- Cuide do corpo: alimente-se bem e ponha o corpo em movimento. Caminhadas são uma boa opção, assim como alimentos que forneçam energia.

Fonte:  Renato Pellizzari

 

vestibular-1-300x200

 

Bookmark and Share

Envie seu Comentário