Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

E você, já imaginou como seria um ENEM online?

25 de março de 2015 0

Fala meu povo :)

Então, estou acompanhando e estudando sobre o ENEM desde 2000, e aprofundei os estudos a partir de 2009, quando ele se transformou em um sistema de acesso ao ensino superior, organizei muitos simulados presenciais e online para o exame que ajudaram mais de 60 mil alunos nos últimos anos, e através desta experiência percebi que realizar uma prova de ENEM presencialmente é muito difícil e complexo, imagina que para fazer um  simulado presencial em 2011, para 29 cidades tivemos muitas dificuldades, e cá entre nos,   aprendemos muito este trabalho, principalmente com a  logística e correção das redações , agora fico imaginando um prova presencial de 8 milhões de estudantes, não é fácil né?

Percebeu o tamanho da encrenca?  Pense comigo e transforme tudo isso em um modelo online para o mesmo número de pessoas, e talvez seu primeiro pensamento seja que seria impossível realizar um ENEM online, e  depois qual a palavra que viria na sua cabeça? Não sei, mas eu pensaria em SEGURANÇA,  pois se o aluno realizar a prova em casa o modelo fica inviável, devido as colas e outras pessoas que poderiam ajudar , sem falar na INTERNET que pode cair, pois  muitas cidades no Brasil não possuem condições tecnológicas que dariam segurança  no sistema online.

Outra sugestão era realizar a prova em laboratórios de  escolas, só que todos sabem  que alguns desses laboratórios são sucateados e a INTERNET cai bastante, ficou difícil né? Depois de tudo isso insira a redação online para que todos os alunos possam enviar, só que não, pois se na hora de enviar ocorrer um problema…Não tem rascunho! O que o Ministério da Educação poderia fazer, é um simuladão online nacional com TRI,  como pré teste e também para treinar os alunos  um pouco antes da maratona do ENEM,  e através desse modelo começar um estudo des modelos mais humanizados de prova. E você já pensou como seria um ENEM online?

Desblogando! enem online

Bookmark and Share

Envie seu Comentário