Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

E agora? Qual curso escolher?

02 de julho de 2015 0

Um dos maiores impasses antes do aluno começar uma vida acadêmica é a escolha do curso que ira “decidir” a sua vida. Uma dúvida comum entre os estudantes do ensino médio. Muitos sofrem a pressão dos familiares e até mesmo do seu círculo social. “Mas, o que eu devo fazer? Todos a minha volta já decidiram e eu ainda não sei”. Vamos tentar te ajudar a resolver essa questão tão difícil.

Primeiro passo para decidir que profissão seguir, é pensar em que área você gostaria de atuar na sua vida. Por exemplo: Se você gosta de exatas, humanas, ciências, tecnologias, ou algo que te dirija a comunicação e outras. A partir daí, o próximo passo é mais tranqüilo. Comece a pesquisar sobre as áreas que você se identifica. Se for saúde, pesquise sobre as profissões relacionadas a isso, como: enfermagem, medicina, farmácia, odontologia, etc.

Analise sua personalidade, seus gostos e preferências. Se estiver em dúvidas, pesquise o mercado de trabalho, tente conversar com profissionais da área. Isso pode tirar muitas dúvidas.

Não comece uma faculdade em que você não se identifica, ou por que ainda não sabe o que fazer. Lembre-se que a maioria dos cursos superiores duram em média de quatro anos. Não adianta escolher um curso de graduação sem saber o que vai fazer com ele.

Tente considerar as vantagens e desvantagens da área. O ideal seria se você conseguisse conciliar suas habilidades e seu hobby!

Em último caso, procure testes vocacionais online. Mas cuidado com os testes vocacionais que você escolhe.  Procure fazer vários testes e de fontes diferentes. Nem sempre darão o resultado que você espera.

INFOGRÁFICO TEXTO

Bookmark and Share

Envie seu Comentário