Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Dicas de como fazer um bom título de Redação

06 de julho de 2015 1

Assim como você observa os livros e julga os conteúdos, seu título é a capa de sua redação. Apesar de ser tão importante, o Enem não exige um título para o texto. Mas é claro que, aquele que põe um título já chama a atenção do avaliador.

Ao contrário do que muitos pensam o título não é tão difícil para ser formulado. Deve apenas conter o assunto que você abordou, portanto, ele é a última coisa a ser feita. Há cinco coisas que você deve levar em consideração no momento de formular o título.

  1. O título é a síntese do tema abordado

Se imagine nesse instante você procurando filmes que ainda nunca viu. Os títulos dos filmes acabam te influenciando na hora da escolha. E você imagina que o filme deve estar relacionado ao título. No momento em que você esta escrevendo, é isso que deve ser levado em consideração. Tente não fugir do assunto.

1.1.Dica: Pense que seu amigo te perguntando sobre o que você está escrevendo. “Responda isso para ele”.  A partir disso, é só elaborar seu título.

 

  1. Não use frases longas

Um bom título deve falar tudo em poucas palavras. Use na frase no máximo quatro palavras. Procure sem objeto.

  1. O uso do verbo é opcional

Se você é aquela pessoa que ama ficar lendo manchetes de jornais, deve pensar: Será que sempre tem que haver um verbo no título? Apesar do verbo dar mais força e sentido de ação, não há regra para o uso de verbos no Enem.

  1. Seja criativo

Não deixe que a formalidade faça do seu título complexo. Mostre sua capacidade de chamar atenção com expressões coloquiais. Desde que haja relação com o texto, nada impede o uso de título figurativo e com expressão.

4.1. Dica: Fuja de frases prontas, de chavões e gírias – Isso é o contrario da criatividade. JAMAIS use o tema dado pela banca como título. Fique atento, a cópia do enunciado pode provocar a anulação do texto.

 

  1. Aspas, linha em branco e PONTO FINAL

Assim como o verbo, não há restrição para o uso das aspas.

Esteticamente a linha em branco deixa o texto mais bonito, porém não é necessário, ainda mais se o espaço para a redação for pequeno.

Título não se usa PONTO FINAL: Se for uma oração você pode usar o ponto final, mas, se for uma expressão sem verbo, não.

vestibular-1-300x200

Bookmark and Share

Comentários (1)

  • Ronaldo diz: 29 de setembro de 2015

    Não consigo imaginar um título de redação com ponto final. Não tem nada a ver.

Envie seu Comentário