Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Como estudar biologia para o Enem

07 de julho de 2015 1

O Enem costuma cobrar temas que levam o estudante a racionar de maneira lógica. Na prova de Biologia, traz temas mais relacionados ao cotidiano e questões interdisciplinares na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. O tema mais cobrado é ecologia, seguido por evolução, fisiologia e genética.

É de grande importância que os candidatos leiam atentamente o enunciado, redobrando a atenção no último parágrafo em que se encontra a pergunta. Muitas vezes, as alternativas podem contem alguma dica para a resolução da questão.

Dica: Treinem interpretações de gráficos e tabelas!

Ecologia
Os é abordado temas relacionados à realidade, como o uso da água, geração de energia, sustentabilidade, destino do lixo, desmatamento e aquecimento global.

Evolução
É muito importante rever os estudos de casos, como o clássico melanismo industrial – Seleção natural agindo sobre as mariposas brancas e pretas na Revolução Industrial. Foque em estudar as teorias de Lamarck e Darwin e os mecanismos de formação das espécies.

Fisiologia
O Enem costuma trazer temas como as reações do corpo quanto aos exercícios físicos, a uma dieta especial de alimentos e a mudanças climáticas. O estudante deve priorizar o funcionamento dos sistemas do corpo humano.

Genética e biotecnologia
Na genética, é muito importante que o aluno domine a Primeira e Segunda lei de Mendel. Necessário também o conhecimento sobre os genótipos e fenótipos e nos cálculos de probabilidade. Em biotecnologia devem ser estudados assuntos como as técnicas do DNA recombinante, de clonagem, terapia gênica, transgênicos e as implicações éticas no uso destas técnicas.

Bookmark and Share

Comentários (1)

  • Barroso diz: 13 de julho de 2015

    ótimo conteudo, e realmente cai muita coisa sobre aquecimento global

Envie seu Comentário