Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Cronograma de estudos - 100 dias para o Enem

23 de julho de 2015 0

Uma das maiores dificuldades dos estudantes é conseguir conciliar os estudos, trabalho e vida social. Isso reflete muitas vezes no resultado final. Por meio dessa necessidade, viemos te ajudar a montar um cronograma de estudos para os próximos três meses antes do Enem.

Organize sua rotina

Já é hora de você se dedicar ao Enem, daqui a 100 dias o provão está ai. Então, escreva num papel e crie uma grade de horários do seu dia-a-dia. Coloque o horário de sua escola, do seu cursinho (se for o caso). Se tiver atividades extras como estágio, exercícios físicos, anote tudo.

Cronograma

Seu cronograma deve ser organizado de forma calendário semanal, e deve conter seis dias da semana. Escolha um dia do seu final de semana para descansar. A partir daí, comece a montar seus horários.

Assuntos e matérias

Separe todos os assuntos e matérias que vão cair no Enem, e deixe em destaque aquelas que você mais tem dificuldade. Dê atenção necessária para elas, o Enem, avalia todos as disciplinas por igual, exceto redação que tem peso maior. Organize seu cronograma intercalando as áreas, como história e física, português e biologia. Assim você cansa menos e não irá confundir as coisas.

Horários

Depois de separar as matérias por dia, escolha o melhor horário e veja quanto tempo você tem disponível. Quantas horas você vai se dedicar aos estudos? Que não seja de mais e nem de menos. É muito importante delegar o mesmo tempo de estudo para cada disciplina. A cada hora de estudo, faça um intervalo de 10 a 15 minutos. Cuidado para não passar disso.

Local de estudo

Escolha bem o seu lugar de estudos, às vezes sua casa ou seu quarto não é a melhor opção para estudar, pois pode haver muitas distrações. Porém, não esqueça que você pode precisar de algumas coisas durante as horas de estudo, como ir ao banheiro ou fazer um lanche. Opte por um lugar claro e arejado.

“Aula dada é aula estudada”

Se você ainda cursa o terceiro ano do ensino médio, ou faz algum cursinho, tente conciliar os assuntos do dia ao seu cronograma. Assim você aprende realmente o que foi dado na aula e fixa melhor os estudos. Sendo assim, você evita ter que estudar todos os assuntos na véspera das provas.

Faça simulados

Muito importante que você programe um simulado a cada duas semanas, resolva provas antigas, treine sua redação e resolva tudo dentro do tempo da prova. É bom se preparar de todas as formas possíveis. No momento da prova pode ser muito estressante e se você já estiver acostumado, isso pode fazer a diferença.

Dica: Cole lembretes no seu espelho, na sua porta, no guarda roupa. Assim a informação é assimilada naturalmente pelo seu cérebro.

Após organizar toda sua rotina, mãos a obra! Não adianta ficar só na vontade, tem que por em prática! Vamos lá pessoal, e bons estudos!

enem online

 

 

Bookmark and Share

Envie seu Comentário