Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Dicas de como estudar os livros do vestibular

27 de julho de 2015 0

A leitura obrigatória dos livros ainda é um grande desafio para os alunos que desejam ingressar em uma universidade através do vestibular. Inseridas nas provas de português ou literatura, as questões sobre as obras literárias podem garantir pontos preciosos para o vestibulando.

Como todo ano, as listas dos livros não costumam ser pequenas e a leitura não promete ser fácil. Para te ajudar nessa missão, o Pró Universidade separou algumas dicas importantes para você direcionados ao vestibular da UFSC.

Consulte a lista dos livros

O primeiro passo é rapidamente consultar a lista dos livros. A lista não dá para ser consumida da noite para o dia. É necessário que entre em contato com ela o mais rápido possível e já escolha seu primeiro livro para começar a ler. Não deixe para os últimos três meses para começar a leitura, inicie o quanto antes. Verifique quanto tempo você tem até as provas e encaixe as leituras no seu plano de estudos diários.

Entenda o que a prova cobrar em relação ao livro

O conhecimento dessas obras supõe capacidade de análise e interpretação de textos, bem como o reconhecimento de aspectos próprios aos diferentes gêneros. É necessário conhecer também o contexto histórico, social, cultural e estético de cada obra. Algumas universidades cobram trechos mais pontuais relacionados aos livros e personagens.

Se o estudante for tentar mais de um vestibular, vale estar atento ao tipo de questão cobrado em cada prova.

Compreenda bem o contexto histórico antes de começar a leitura

Para ler as obras procure entender sobre o que cada escola literária representa. Procure saber, também, como era o país na época e como era a linguagem no período em que a obra foi escrita.

Geralmente os livros que são pedidos para o vestibular, representam um período histórico da literatura. Por exemplo, o romantismo foi um período de escrita mais leve. Depois veio o realismo, semelhante aos retratos jornalísticos. Depois, o parnasianismo, com linguagem rebuscada. Pontue no livro, trechos que possam representar essas características.

Leia atentamente

Não faça uma leitura corrida para que não passe nada batido. É necessária uma leitura constante e em ordem cronológica, vai te ajudar a perceber as mudanças e rupturas de cada fase da literatura.

Não caia na tentação de ler apenas resumos dos livros

Um dos maiores erros de ler as literaturas obrigatórias é ler apenas resumos. Você corre o risco de perder detalhes preciosos da obra e definitivamente não sente essência do livro. Sugerimos que você faça o seu próprio resumo do livro. Assim você consegue absorver melhor o conteúdo literário. Isso vai te ajudar quando estiver chegando o vestibular.

Livro X Filme

O filme, nunca substituirá uma obra literária. A leitura do livro é imprescindível para pontuar na prova. Se você gosta de filmes, sugerimos que ele seja apenas um complemento. Às vezes os filmes fogem um pouco do enredo real do livro. Em alguns casos ocorre do filme ser totalmente fiel a obra, mas você só vai saber se conhecer bem o livro. Tome cuidado com essa ferramenta.

Não consegui ler nenhum livro. E agora?

Não se desespere. O ideal seria você chegar um mês antes do vestibular já com todos os livros lidos. Mas nem sempre é possível. Se você não conseguiu ler nenhum ou pouco saber sobre as obras literárias, ainda há uma saída para você não se dar tão mal assim.

Não fique apenas em resumos, leia várias resenhas sobre a mesma obra. Converse com pessoas que já leram o livro e pergunte a opinião dela, quais as impressões, o que gostou mais, quais as dificuldades da obra, etc. Se tiver sorte, vai acertar algumas perguntas sem ler o livro.

 

Consulte a lista de literatura obrigatório do vestibular da UFSC 2016

- Caio Fernando Abreu. Além do Ponto e outros contos. Ed. Ática

- Aluísio Azevedo. O cortiço. www.dominiopublico.gov.br

- Franklin Cascaes. O fantástico na ilha de Santa Catarina. UFSC (Coleção Repertório 2012 ou edição antiga volumes 1 e 2) Disponível no Acervo Digital da Editora UFSC.

- Clarice Lispector. A Hora da Estrela. Ed.Rocco.

- Moacyr Scliar. A Majestade do Xingu. Ed.Companhia das Letras

- Vários autores. Poesia Marginal. Ed. Ática

- Ariano Suassuna. O Santo e a Porca. José Olympio

- Machado de Assis. Várias histórias.

logo UFSC

 

Bookmark and Share

Envie seu Comentário