Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Só copiar não adianta, tem que fazer resumo!

31 de julho de 2015 0

O resumo é uma técnica que ajuda em uma melhor compreensão e na interpretação de textos e livros e serve como auxílio no aprendizado. Não se deve copiar apenas os pontos mais interessantes é necessário que você o compreenda.

O resumo é um gênero textual utilizado para a otimização de estudos e pesquisas, permitindo ao estudante reconhecer a importância das técnicas de fichamento – sintetizar aspectos significativos de um texto.  Pesando na grande dificuldade que os alunos têm passado para escrever um resumo, separamos algumas dicas para que você tenha êxito nos estudos.

- Depois te ler um texto ou um livro, se pergunte: O que realmente está sendo dito, explicado e comentado? Qual é o problema levantado pelo autor?

- Se for resumo de um texto: selecione as informações mais importantes e relevantes em cada parágrafo com base nas perguntas acima.

- Se for resumo de um livro: Seleciona as informações mais importantes de cada capitulo com base nas perguntas feitas para si mesmo.

- Após fazer a seleção é hora de interpretar e escrever com suas próprias palavras (nada de cópia) o que você entendeu daquelas ideias relevantes que foram selecionadas.

 Você sabe qual é a diferença entre resumo e resenha?

Como diferença básica entre o resumo e a resenha é opinião. O resumo tem como característica a síntese de um texto, não pode constar sua opinião sobre a obra. Já a resenha tem por característica principal uma avaliação crítica do objeto resenhado. Lembre-se: É um texto opinativo.

 
habitos-estudos-450x299

Bookmark and Share

Envie seu Comentário