Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Como lidar com a pressão dos pais e os estudos

10 de agosto de 2015 0

Além do estudante se preocupar com a prova de vestibular e Enem, ainda tem que lidar com a pressão dos pais, que muitas vezes, é pior que a tensão da prova. Há casos de alunos que acabam desmaiando na hora do exame de tanto nervosismo. Por que além de tudo isso, o aluno cria uma cobrança interna, causando medo e aumentando a ansiedade.

Tem casos que os pais querem decidir até o curso do filho, pensando apenas na estabilidade financeira. Sabemos que nossos pais sempre querem o nosso bem, mas esta não é uma decisão que cabe a eles. Estudar por anos algo que você não gosta, é como ir todos os dias a uma sala de tortura mental.

Pensando nesse grande problema que muitos alunos sofrem dentro de casa e psicologicamente, preparamos algumas dicas de como você pode contornar essa situação e ser feliz nos estudos!

Siga os seus sonhos

Muitos filhos sofrem a pressão de uma tradição da família, como “meu avô foi engenheiro, meu pai também, meu irmão já esta se formando para isso e eu também tenho que seguir o mesmo caminho”, não pense dessa maneira. Saiba impor seus sonhos e segui-los. Não tente viver os sonhos de outros, viva o seu.

Equilibre a situação

Sua vontade deve prevalecer, mas isso não quer dizer que você não deve ouvir seus pais. Ouça os conselhos deles, análise tudo. Depois mostre os reais motivos que te impulsionam a escolher o curso que você tanto deseja.

Mostre sua organização

É importante que você planeje seu futuro! Seus pais precisam ver que você é organizado e sabe o que quer. Mostre para eles seu cronograma de estudos, isso pode afastar um pouco a pressão. É bom também deixar claro, o que também irá fazer caso não passe no vestibular.

Cuidado com a chantagem

Infelizmente muitos pais fazem chantagens com os filhos na fase do vestibular. É necessário que você se mantenha forte para que não seja influenciado. Não entre em discussão com eles, mostre para eles o quanto é importante o curso que você escolheu e que o vestibular não é o fim da sua vida!

Seja sincero

Mostre a eles que a vida não é apenas o vestibular, e o quanto é importante o companheirismo e o apoio deles.

pressao-familia-vestibular

 

Bookmark and Share

Envie seu Comentário