Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Você está por dentro dos temas de atualidades?

13 de agosto de 2015 0

Todos nós sabemos que ficar por dentro das notícias atuais é essencial para quem vai enfrentar o vestibular e principalmente o Enem. Separamos alguns temas que vêm sendo discutidos há alguns anos, mas que ainda são atuais. Tente ficar por dentro dos assuntos e se atualize sempre que puder.

Qual país anunciou que vai impor uma censura prévia para jornalismo digital?

Na china, as autoridades responsáveis pela imprensa, anunciaram um projeto de lei que vai proibir que as páginas na internet que produzam notícias próprias, além de impor a censura prévia a esses conteúdos.

Os serviços informativos na internet deverão contratar “supervisores profissionais”, encarregados de rever o conteúdo das notícias antes que sejam publicadas. A multa para quem não cumprir as regulações pode chegar a 30 mil Yuan, equivalente a 4.303 euros.

Depois da Arábia Saudita que país mais vem sofrendo com o surto MERS?

O segundo país mais atingido foi a Coreia do Sul, ao todo, a doença foi identificada em 25 países da Ásia, África, Europa e América. Mas a grande maioria dos casos até o momento, mais de 85%, são da Arábia Saudita, totalizando com mais de 400 mortes. A Mers é uma síndrome respiratória provocada por um tipo de coronavírus identificado pela primeira vez na Arábia Saudita em 2012. Os coronavírus são uma família de vírus que podem levar a diversas infecções respiratórias, desde um resfriado comum até doenças mais graves.

Em que região no Brasil em que tem a maior percentual de crianças?

O maior percentual de crianças e adolescentes do país está concentrado na Região Norte do país, que tem a pior cobertura de saneamento básico e de acesso à água tratada do país. Cerca de 40% da população que vive na Região Norte é de crianças e jovens até 18 anos, sendo que 67% dos domicílios não têm rede de esgoto ou fossas sépticas e 45% não têm rede de água.

Nosso país recebe vários refugiados, de onde vem a maior parte deles?

Cerca de 7.700 refugiados de 81 nacionalidades vivem no Brasil. Entre os refugiados reconhecidos pelo país, os sírios são o maior grupo, com 23% do total, seguidos pela Colômbia, Angola e a República Democrática do Congo. Não entram nessa conta os haitianos, que recebem o visto de permanência humanitário ao chegar ao Brasil.

Você sabe quais países fazem parte do Mercosul?

Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai assinaram, em 26 de março de 1991, o Tratado de Assunção, com vistas a criar o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL). Em 2012 a Venezuela entrou para essa integração. O Tratado de Assunção é a integração dos Estados Partes por meio da livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos, do estabelecimento de uma Tarifa Externa Comum (TEC), da adesão de uma política comercial comum, da coordenação de políticas macroeconômicas e setoriais, e da harmonização de legislações nas áreas pertencentes.

enem-atualidades

Bookmark and Share

Envie seu Comentário