Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

10 dicas para aumentar a produtividade na redação do Enem

16 de outubro de 2015 0

Sempre um grande desafio entre os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a prova de redação exige atenção, calma, conhecimento sobretemas da atualidade e capacidade de expressão e argumentação. Pode parecer difícil contar com essas habilidades dentro do tempo estipulado de 5 horas e 30 minutos para a realização das provas do segundo dia do Exame. Mas, se o estudante se atentar a algumas recomendações, certamente terá um bom desempenho.

Com o objetivo de ajudar os educadores na preparação dos seus alunos, selecionamos 10 dicas para ganhar tempo e produtividade na realização da prova de redação do Enem, agendada para 25 de outubro. Fique por dentro!

1. Fazer a redação antes de responder às questões dos demais cadernos pode ser uma estratégia de sucesso. Assim, o candidato não estará cansado mentalmente para planejar e elaborar o conteúdo solicitado.

2. Ter calma, atenção ao enunciado da prova e ao tempo de realização faz toda a diferença para uma boa redação.

3. Identificar e analisar os dados apresentados como situação-problema faz parte de uma redação mais consistente e objetiva.

4. Iniciar o texto com uma introdução ao tema, seguido por explicações e argumentos para expressar sua opinião sobre o problema apresentado, respeitando sempre os direitos humanos, também são passos que devem ser seguidos na realização da prova.

5. Ter o cuidado de manter coesão e coerência na elaboração do texto, lembrando que se está produzindo um texto dissertativo-argumentativo em prosa, é fundamental.

6. Evitar citações de intelectuais da área do tema em questão, afinal, os avaliadores vão querer saber a opinião do candidato.

7. Estar atento à pontuação, evitando confundir palavras parecidas e o uso de palavras difíceis.

8. Respeitar o mínimo de sete linhas para a elaboração do texto.

9. A solução para o problema ou a opinião do autor devem estar também na conclusão da redação.

10. Terminar a redação mostrando que apresentou um desfecho para a situação-problema, sem escrever “acabou”, “pronto” ou “fim” no final do texto.

Duvidas-sobre-a-redação-do-Enem.-02

Bookmark and Share

Envie seu Comentário