Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Temas para a Redação do Enem 2015

20 de outubro de 2015 2

Se o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a prova mais esperada do ano, o tema da redação é dos assuntos mais comentados entre os estudantes. Até o dia da prova, ninguém sabe sobre o que vai precisar escrever 30 linhas de texto dissertativo-argumentativo em cerca de uma hora.

Sabe-se que o tema da redação do Enem costuma envolver alguma polêmica, questão social, ecológica ou problema da atualidade. Mas com tanta coisa acontecendo no Brasil e no mundo, como se preparar? Dá para saber exatamente qual das “atualidades” vai cair na redação do Enem 2015?

A resposta, infelizmente, é não. Não dá para “adivinhar” o tema da redação do próximo Enem. Mas a boa notícia é que é possível ter uma ideia aproximada de assuntos com maior probabilidade de aparecer no Exame.

Separamos 10 temas relevantes da atualidade que podem ser cobrados em 2015 e, em seguida, contamos como funciona a escolha do tema para a redação do Enem!

10 temas para a redação do Enem 2015

Confira 10 temas da atualidade que podem cair na redação do Enem em 2015. Todos eles têm aparecido com frequência na mídia como destaques em notícias, editoriais, reportagens e especiais de TV:

1. Crise da Água: A crise hídrica vivida nos últimos meses, principalmente em São Paulo, tem desdobramentos sociais, econômicos, políticos e ecológicos.

2. Intolerância religiosa: Tido até então como um país onde diferentes crenças sempre conviveram pacificamente, recentemente o Brasil passou a vivenciar episódios seguidos de intolerância religiosa.

3. Maioridade Penal: A maioridade penal é a idade mínima pela qual uma pessoa pode ser julgada criminalmente, como adulto, por seus atos. No Brasil, a maioridade penal é de 18 anos. A redução da maioridade penal para 16 anos é um tema polêmico, que divide a opinião de políticos, juristas, defensores dos direitos da criança e do adolescente e da sociedade em geral.

4. Racismo e homofobia: Apesar de alguns avanços da legislação brasileira, que considera crime qualquer manifestação de racismo e permite aos casais do mesmo sexo adotarem filhos, entre outros direitos que lhes foram negados por muito tempo, o Brasil está longe de ser um país livre de racismo e de homofobia. Como podemos combater esses dois problemas?

5. Jogos Olímpicos 2016: O Rio de Janeiro sediará os Jogos Olímpicos de 2016. Quais serão os impactos positivos e negativos para a cidade, o Estado e o País?
6. Descriminalização das drogas: Em Portugal, consumir alguma droga não é crime. A posse (mas não o tráfico) de drogas passou a ser um problema a ser tratado no âmbito da saúde e não da polícia. Um dependente químico que for pego usando drogas não é preso, e sim encaminhado para um programa de tratamento (se o usuário quiser). Desde a descriminalização, há quase 15 anos, o consumo de drogas no país diminuiu. Será que esse modelo funcionaria no Brasil?

7. Corrupção: O escândalo da Federação Nacional de Futebol (FIFA), cujo esquema envolvia executivos do futebol brasileiro, e o “Petrolão”, que investigou irregularidades na Petrobras são dois exemplos de corrupção exaustivamente mostrados na mídia. Mas a corrupção não está apenas em “grandes esquemas”, pode existir em pequenos delitos e gestos do cotidiano, no famoso “jeitinho brasileiro” de querer levar vantagem e burlar as regras.

8. PEC das Domésticas: 
Foi sancionada a lei que garante aos trabalhadores domésticos: adicional noturno, obrigatoriedade do recolhimento do FGTS por parte do empregador, seguro-desemprego, salário-família, auxílio-creche e pré-escola, seguro contra acidentes de trabalho e indenização em caso de demissão sem justa causa. Empregadores reclamaram dos custos, mas os domésticos passaram finalmente a ter direitos que já eram garantidos a outros trabalhadores com carteira assinada no Brasil.

9. Limites do Humor: é permitido fazer graça sobre tudo? Onde acaba o humor e começa o desrespeito? O mundo está ficando “mais chato”, mais conservador, ou mais consciente das diferenças e direitos do outro?

10. Terceira Idade: O Brasil está ficando mais velho, pois a população começa a ter uma expectativa de vida maior. Como estamos nos preparando para cuidar dos nossos idosos?

Dica quente: siga o passo a passo e prepare-se para escrever sobre esses temas na redação do Enem:

  1. Procure saber mais sobre cada um desses temas.
  2. Reflita sobre sua posição a respeito de cada um deles e reúna fatos e argumentos que comprovem ou apoiem o seu ponto de vista (tese).
  3. Reflita também sobre uma possível solução para cada questão: é a chamada “proposta de intervenção social” pedida no modelo dissertativo-argumentativo da redação do Enem. Lembre-se que essa proposta precisa respeitar os direitos humanos.
  4. Faça uma redação para cada um desses temas, seguindo o modelo proposto pela organização do Enem.

Mesmo que nenhum desses temas seja o escolhido para a prova, você terá treinado o modelo e estará muito mais bem informado! Vale lembrar que várias questões objetivas da prova do Enem envolvem atualidades.

Fonte:  www.mundovestibular.com.br

Bookmark and Share

Comentários (2)

  • mariana Cardim Lima Curticeiro diz: 20 de outubro de 2015

    Os temas são bem prováveis eu acrescentaria só mais um que cobre pelo menos 1 dos temas colocaria direitos humanos meu professor ele ajuda a montar a prova do Enem e esse ano ele esta pesando demais em relação de direitos humanos mandou fazer redação passou pesquisas argumentos palestra e entre outros e sobre a imigração de pessoas vindo para o Brasil seria uma boa estudar isso também

  • Amanda diz: 21 de outubro de 2015

    Esse tema já caiu em 2012, Mariana

Envie seu Comentário