Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts de abril 2016

5 dicas para ser um campeão nos Vestibulares e ENEM 2016!

25 de abril de 2016 0

05 dicas para ser um campeão nos Vestibulares e ENEM

Fala meu povo :)

Com alguns anos de experiência na formação de alunos vencedores em vestibulares e ENEM, fico a vontade para ajudar  vocês estudantes que sonham com uma vaga na universidade, particularmente fui responsável pela aprovação de 12 mil alunos em universidades nos últimos  13 anos, através do Curso Preparatório presencial e online que criei, e com o dia a dia e a relação com esses alunos percebi alguns fatores que tornam este aluno campeão, abaixo algumas dicas para contribuir com os sonhos de muitos;

1. Tenha foco na escolha do seu curso, não procure o mais fácil, sempre  decida por aquele que você realmente sonha, e que tenha talento para a profissão;

2. Escolha a universidade ou faculdades que você quer cursar,  imagine o local, se conseguir faça uma visita, descubra a concorrência, e notas corte do curso escolhido por você nesta instituição;

3. Tenha disciplina, organize seus horários como se fosse um emprego,  escolha um local adequado para estudos e procure sempre incentivo da família;

4. Se organize pelo método “Aula dada, aula estudada”, ou seja, tenha a aula na escola, cursinho presencial ou online, e depois revise a aula em casa, e faça os exercícios relacionados com a disciplina;

5. Descubra seus pontos fortes e fracos, e comece a trabalhar os pontos fracos e melhorar os fortes, não esqueça de usar as provas anteriores do exame escolhidos para descobrir suas deficiências;

Em breve estarei postando outras dicas;

vestibulando

Bookmark and Share

O que vai cair no Enem 2016?

25 de abril de 2016 0

Não é novidade que o Enem é uma prova que aborda diversos assuntos atuais, além de incluir todas as matérias. Uma boa tática, utilizadas por muitos estudantes para estudar o que vai cair no ENEM é se basear nas provas passadas. Talvez você esteja confuso sem saber por onde começar a estudar, então segue as dicas!

Língua estrangeira e português – interpretação de texto, escrita culta e gramática;

Matemática – Estude equações, álgebra e frações ;

Em Física – Foque em pressão, movimento, termodinâmica e acústica;

Em História  Concentre-se na História Geral, do Brasil;

Química – Lembre-se da tabela periódica, reações químicas e substâncias;

Biologia – Estude os seres vivos, plantas, organismos e células;

Geografia – Analise as matérias de meio físico, recursos naturais e  população;

Filosofia – Leia sobre pensamento e ética;

Sociologia – Reflita mais sobre comportamento e sociedade na atualidade.

Fonte: Sarah Laís

estudar-por-apostilas

Bookmark and Share

Universidade envia por engano 5 mil mensagens de aprovação nos EUA

19 de abril de 2016 0

Mais de 5 mil candidatos receberam por engano um e-mail dizendo que haviam sido aceitos em uma universidade de Nova York.

 O porta-voz da University at Buffalo, John DellaContrada, disse que os e-mails errados foram enviados na quarta a estudantes cujos pedidos ainda não tinham sido completamente analisados. Ele disse que a universidade mandou um segundo e-mail cerca de três a quatro horas depois, avisando os candidatos do engano e pedindo desculpas.

 A universidade publicou um comunicado em seu site oficial, dizendo que “um mal entendido ocorreu quando uma lista incorreta de e-mails foi gerada a partir da lista de candidatos”.

 O comunicado diz ainda que é importante notar que os estudantes que receberam o e-mail por engano ainda estão sendo analisados e poderão ser aceitos pela universidade.

 Fonte: G1 Educação

University at Buffalo

Bookmark and Share

Saiba driblar o sono quando estiver estudando

19 de abril de 2016 0

Bom, é normal que muitos estudantes no momento em que vão estudar sentirem um terrível sono. Sabemos que isso faz parte da ansiedade dos vestibulandos. Uma pesquisa apresentou que 56% dos alunos de terceiro ano apresentavam sintomas de ansiedade. Os que mais sofriam disto eram candidatos de cursos da área da saúde, engenharia e comunicação.

 Umas maiores consequências da ansiedade é a insônia. Dormir mal ou por poucas horas atrapalha a concentração. É durante o sono que o cérebro retém e memoriza o que aprendemos.

 Outra pesquisa com 140 estudantes, 44% deles tinha sonolência excessiva. O vestibulando geralmente esta numa idade em que necessita dormir mais, um pouco mais do que a média entre nove e dez horas.

 Mas não basta dormir muito, tem que dormir com qualidade. Para isso, devem evitar-se refeições pesadas durante a noite, assistir filmes, jogos violentos e até mesmo exercícios pesados que possam atrapalhar no relaxamento do corpo. Procure ficar longe de estimulantes, nada de forçar o corpo  ficar acordado.

 Evite estudar na cama, vá para uma mesa. Talvez seja mais desconfortável, mas ajuda não pegar no sono. Seu quarto deve ser arejado e bem escuro, e procure pegar sol durante o dia. O Sol ativa a melatonina, indutor do sono.

 Durma bem e passe no  vestibular e tenha um bom desempenho no ENEM!

Colaboração Sarah Laís

foto sono

Bookmark and Share

Inscrições para o ENEM 2016 começam dia 09/05

15 de abril de 2016 0

Foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (15) o edital com as novas regras do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. As inscrições do exame começam às 10h de 9 de maio e vão até as 23h59 do dia 20 do mesmo mês. As provas serão aplicadas em 5 e 6 de novembro. As datas foram anunciadas na quinta-feira (14) pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em Brasília.

saiba maisenem-logo

A taxa de inscrição subiu de R$ 65 para R$ 68 e poderá ser paga até as 21h59 do dia 25 de maio com uma guia de recolhimento da União (GRU). O pagamento agora pode ser feito em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios.

Uma das novidades deste ano é que como estratégia de segurança, além do uso de porta-objetos lacrados para eletrônicos e detectores de metais, o Inep coletará dados biométricos (impressão digital) em algum momento do exame, ainda não determinado.

O Enem é o principal acesso para as universidades públicas brasileiras. Também serve de seleção para programas do governo como o Prouni, que oferece bolsas para instituições particulares e o Fies, que disponibiliza financiamento com juros baixos a alunos carentes. No ano passado, 5,8 milhões de candidatos fizeram o exame. A expectativa do governo deste ano é chegar aos 8 milhões.

fonte G1

 

Bookmark and Share

Cinco dicas para aproveitar melhor os estudos

14 de abril de 2016 0

Apenas estudar nos horários certos não é o suficiente para estar preparado para o Enem e o vestibular. As condições que você escolhe para estudar podem afetar o seu desempenho, para que isso que não ocorra, separamos cinco dicas que podem te ajudar!

 Lugar tranquilo

Procure estudar num lugar não muito movimentado, prefira por um lugar tranquilo onde não será interrompido;

 Atenção com a postura

Como vai passar um bom tempo sentado, ficar em uma má postura pode lhe causar dores ou lesões em algumas partes do corpo, como a coluna, por exemplo;

 Estude em um lugar iluminado

A falta de iluminação pode causar danos à visão. Se for estudar em um computador, não fique de costas para a janela, pois a luz atrapalha o brilho da tela;

 Não leia deitado

Ler deitado pode sentir sono. Se estiver de barriga para cima, pode forçar a musculatura dos ombros e se for de barrigada para baixo, força muito a musculatura do pescoço;

 Faça atividades físicas

A atividade física ajuda a espantar a ansiedade e o nervosismo, oxigena o cérebro e faz bem a saúde. Faça pelo menos três vezes por semana.

Colaboração Sarah Laís

enem dicas

Bookmark and Share

Projeto que destina Fies para maiores notas no Enem avança em comissão

14 de abril de 2016 0

Foi aprovado pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) a mudança no critério de seleção dos estudantes no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O Projeto de Lei 433/2014 determina que os novos contratos de financiamento sejam firmados com os alunos com maiores notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O projeto de lei vai agora para análise da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

O projeto foi sugestão de participantes do Programa Jovem Senador de 2013, período anterior ao Ministério da Educação (MEC) ter estabelecido a nota da redação do Enem como critério de desempate na busca por financiamentos do Fies.

O projeto de lei também faz uma mudança na distribuição de vagas oferecidas pelo Fies. A ementa declara que a oferta de vagas de financiamentos deverá ser proporcional ao número de vagas em cada curso. O texto não determina qual deve ser o percentual.

O Fies é um programa do MEC financia cursos de ensino superior de estudantes brasileiros em instituições privadas. Ele é diferente do Programa Universidade para Todos (Prouni), que concede bolsas de estudos integrais ou parciais em universidades privadas.

Fonte: G1 Educação

FIES-logo

Bookmark and Share

6 passos para organizar seus estudos para o ENEM

11 de abril de 2016 1

Você esta perdido e não sabe como começar a estudar para o Enem e vestibular? Veja nossas dicas de como organizar os estudos e aproveitar ao máximo este tempo.

 Não deixe conteúdo acumular

Sabemos que aula dada é aula estudada! Estudar a aula que teve no dia ajuda a fixar melhor o conteúdo;

 Não vire a noite estudando

Se você estuda de manhã e faz cursinho a tarde, revise as disciplinas no máximo até às 20h. Sua mente também precisa descansar;

 Estude de segunda a sábado

Monte seu cronograma de estudos de segunda a sexta e deixe seus sábados apenas para revisar os conteúdos que você tem mais dificuldade;

 Faça redações

Não adianta ter preguiça. Redação também se aprende praticando. Faça uma redação por semana e peça para que seu monitor/ professor/ familiar possa corrigir e apontar algumas melhorias;

 Aprenda com os vestibulares passados

Quando entrar no segundo semestre do ano, reserve duas horas por dia para resolver questões de vestibulares antigos da universidade que você pretende cursar;

 Faça simulados

Faça pelo menos um simulado por mês. Além de testarem seus conhecimentos, ajudam a lidar com o horário e situações do dia do vestibular.

Por Sarah Laís

Falou Galera!Dicas ENEM

Bookmark and Share

Projeto INFRAVIAS realiza demonstração técnica da montagem das instalações de redes de infraestrutura subterrânea

06 de abril de 2016 0

 

O Projeto INFRAVIAS realiza demonstração técnica da montagem das instalações de redes de infraestrutura subterrânea Neste 7 de abril, quinta feira, às 9:00 horas, será realizada a montagem dos painéis de plástico reciclado e das redes de infraestrutura do sistema INFRAVIAS. O projeto é uma solução inovadora de redes de infraestrutura urbana e está em construção no Sapiens Parque, em Canasvieiras, com previsão de conclusão para o final de abril. A montagem das estruturas   será aberta ao público e contará com a participação de gestores municipais de prefeituras da Grande Florianópolis, com representantes da Superintendência da Região Metropolitana da Grande Florianópolis – SUDERF e técnicos e especialistas da área de planejamento urbano e construção civil. Segundo o coordenador do projeto, o engenheiro civil Aloisio Pereira da Silva, “o objetivo do evento é proporcionar a comunidade técnica e público em geral a oportunidade de interagir com o projeto, pois além de conhecerem todas as etapas de montagem do sistema “in loco”, estes poderão contribuir de forma a agregar conhecimento ao processo”. O projeto está sendo desenvolvido através de pesquisa de doutorado, envolvendo a Universidade Federal de Santa Catarina e o Texas A&M Transportation Institute, com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, através da SUDERF, da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina ‐ FAPESC, e de parceiros públicos e privados.

O projeto INFRAVIAS propõe a criação de um modelo sustentável de redes para instalações de infraestruturas urbanas, que remove as tradicionais instalações, tanto aéreas quanto aquelas enterradas sob as ruas, concentrado‐as de forma inovadora sob as calçadas de pedestres. Uma das vantagens é evitar a quebra do pavimento e a interrupção do trânsito durante a construção, manutenção, operação e ampliação das redes urbanas. Além de organizar os serviços de gás, água, esgoto, energia elétrica e comunicações de forma sistemática, o projeto traz melhorias ao sistema viário, contribuindo para o bem estar e qualidade de vida da população. Durante a demonstração, serão montados os compartimentos e sistemas que irão abrigar os fios e tubulações que formam as redes subterrâneas. Para o Coordenador do PLAMUS – Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis, Guilherme Medeiros, “a proposta de organização da infraestrutura subterrânea apresentada pelo INFRAVIAS é uma solução que irá facilitar a implantação e a manutenção do cabeamento e tubulações, de forma racional e com baixo custo. Além disso, proporciona a melhoria das condições da infraestrutura na superfície, especialmente para os pedestres e ciclistas. É uma metodologia inovadora, mas ao mesmo tempo bastante simples de ser adotada, que permitirá uma melhoria de qualidade em nossas cidades”, explica. Interesse ambiental e de segurança   Um dos conceitos na área da sustentabilidade utilizados no projeto é o de “lixo zero”. No modelo piloto, a base das valas é coberta com brita reaproveitada de resíduos da construção civil, uma condição que apoia uma política adequada de destinação dos restos de material de obras, demolições e reformas em toda a região metropolitana. Já os painéis que formam o fundo e os compartimentos das valas técnicas são feitos de plástico reciclado, obtido a partir da transformação do lixo urbano, coletado e reprocessado, garantindo sustentabilidade e relevância do projeto.

O modelo propõe ainda o uso de pavers, que são facilmente removidos e reaplicados, evitando o desperdício de material e tornando desnecessária a utilização de ferramentas de corte e equipamentos de escavação, que apresentam riscos tanto para os trabalhadores quanto para as redes. Os compartimentos são assim preenchidos com areia, que pode ser retirada através de aparelhos de sucção e também reaplicada no local, contribuindo para a segurança e proporcionando menos impacto ambiental. Projeto INFRAVIAS – Ruas Completas Sustentáveis | www.infravias.com |} apengenharia@gmail.com Além das calçadas, o projeto propõe que ciclovias possam abrigar sistemas subterrâneos como o esgoto, rede de água reciclada, adutoras e drenagem de água pluvial, encorajando o enfoque em transporte multimodal (pedestre, bicicleta e automóvel). A ciclovia, com separação física da rua através de um jardim, torna o deslocamento mais seguro, além de propiciar um ambiente mais bonito e agradável. Aqui também o projeto prevê uma estrutura que recolhe, armazena e filtra as águas das chuvas, para seu uso ou devolução de água limpa à natureza. O modelo possibilita ainda o ordenamento e cadastro urbano, já que cada rede estará em uma posição definida e as operadoras terão conhecimento preciso de sua localidade. O sistema poderá ser complementado com galerias técnicas em concreto em locais de grande concentração de infraestrutura subterrânea e linhas de distribuição, principalmente em metrópoles.

 

Dada a relevância do tema, a ABNT iniciou, em janeiro de 2016, o projeto de norma brasileira de número 18:600.25‐001 ‐ Galeria Técnica Pré‐Fabricadas em Concreto para Compartilhamento de Infraestrutura e Ordenamento do Subsolo. A norma diz respeito à elaboração de regras para a fabricação de galerias técnicas em concreto para compartilhamento de infraestrutura e ordenamento do subsolo.

Serviço: Demonstração técnica da montagem das instalações de redes de infraestrutura subterrânea Dia 07 de abril, às 9h00 Local: Sapiens Parque – Avenida Luiz Boiteux Piazza, 1.302 – Cachoeira do Bom Jesus  ‐ Florianópolis – SC Evento aberto ao público Conheça os canais do Projeto INFRAVIAS:   infravias.com facebook.com/infravias twitter.com/infravias flickr.com/infravias www.youtube.com/channel/UCqU5JxfaFIJP CusTlgyK_Og   apengenharia@gmail.com Assessoria de Comunicação: ZAPTA – Cidades em Movimento 48 3233‐6415 jornalismo@zapta.com.br

 

infra vias

Bookmark and Share