Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Evento promoveu interatividade entre mulheres que superaram o câncer de mama

26 de outubro de 2012 1

As lições de força e fé que levaram Andréia, Cladis, Irma e Roseana a superar o câncer de mama e a desenvolver uma autoestima invejável, estampadas nas páginas da última edição da revista de domingo “Anexo D”, emocionaram o público do evento Outubro Rosa – Anexo D Contra o Câncer de Mama, promovido na noite de ontem no Joinville Garten Shopping.

Além das histórias de superação, as cerca de 200 pessoas que prestigiaram o evento puderam conhecer mais a fundo a doença que até agosto deste ano atingiu 124 joinvilenses e levou oito à morte. Houve um bate-papo com especialistas.

O mastologista Marcelo Cavalcanti, o cirurgião mastologista Fabrício Morales Farias, a oncologista Andrea Santin e a psicóloga Kethe de Oliveira conversaram com o público e esclareceram temas como a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, autoexame, tipos de reconstrução mamária, as formas de tratamento e as diferentes reações psicológicas das mulheres que recebem a notícia de que estão doentes.

O evento teve presenças como a da voluntária da Rede Feminina de Combate ao Câncer Elinor Maria Segata, 55 anos, que foi acompanhar os depoimentos das mulheres, e a conversa com os especialistas para ajudar ainda mais a quem procura a rede. “Essa palestra é muito importante para a gente esclarecer as pessoas que vão à rede fazer exames”, disse.

A estudante de direito Josiane Rodrigues Kreutzfeld, 33 anos, também fez questão de comparecer porque está na fase final da monografia sobre as leis que garantem benefícios às pessoas que têm doenças graves, como o câncer de mama.

Já a dona de casa Úrsula Percike, 59 anos, descobriu a doença há dois meses e teve de retirar a mama direita. Ela foi ao evento acompanhada do marido para tirar dúvidas sobre a doença.

* Por Camila Guerra

Comentários (1)

  • Maria de Lourdes Ficagna diz: 26 de outubro de 2012

    Boa tarde sou voluntaria da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Joinville. Parabéns a todos pelo evento muito importante para a comunidade. Os depoimentos servem como alerta pra outras mulheres se prevenirem. Como trabalhamos diretamente com as mulheres sabemos que ainda existe muita resistência em fazer o preventivo. Elas tem vergonha, mas só até fazer o primeiro. Tudo pela falta de esclarecimento. Numa próxima oportunidade sugiro falarem sobre este assunto. Obrigada por tudo e abraço a todos que colaboraram com evento. Lourdes

Envie seu Comentário