Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Aprenda a fazer o autoexame

30 de outubro de 2012 1

A enfermeira obstetra e coordenadora do Centro Obstétrico e do Núcleo de Atendimento à Mulher do Hospital Dona Helena, Melissa Perozin, explica como fazer o autoexame das mamas.
Ela lembra que a palpação deve ser feita após o quinto dia da menstruação e, para aquelas que entraram na menopausa, recomenda elegerem sempre um dia por mês para fazerem o exame.

“Vale destacar que só o autoexame não é suficiente. Ele deve ser aliado a exames de imagem, como mamografia e ultrassonografia. O autoexame é importante para as mulheres conhecerem o próprio corpo e saberem identificar quando algo estiver errado”, acrescentou.

Aproximadamente 80% dos tumores são descobertos pela própria mulher ao apalpar suas mama, porém, geralmente estão em estágio avançado, por isso, as chances de cura são menores.
Por isso, todas as mulheres devem seguir algumas recomendações desde cedo, a partir da adolescência. Hábitos simples como fazer visitas anuais ao ginecologista, fazer o autoexame uma vez por mês e submeter-se à mamografia a partir dos 40 anos ajudam a combater a doença.

1º Observação em frente ao espelho:

- Antes do banho, posicione-se em frente ao espelho. Observe os dois seios, primeiro com os braços caídos, depois com as mãos na cintura fazendo força nas mãos e, por fim, com elas atrás da cabeça. Observe tamanho, posição, forma da pele, aréola e mamilo. Faça o mesmo controle com os braços levantados e mantidos atrás da cabeça.
Qualquer alteração na superfície (depressão ou saliência) ou rugosidade é importante.

- Pressione o mamilo suavemente e veja se dá saída a qualquer líquido. Se o mamilo estiver umbilicado (invertido para dentro como o umbigo) e não era assim antes, essa é uma alteração importante também.

2°- Palpação de pé:

- Durante o banho, com as mamas ensaboadas, deslize as mãos sobre elas. Com os dedos unidos, use a mão direita para apalpar a mama esquerda e a mão esquerda para a direita. Procure caroços, alterações de consistência, secreções ou saliências.

- Palpe também a axila e o pescoço.

3° – Palpação deitada:

- Deitada, coloque uma toalha dobrada sob o ombro direito para examinar a mama direita. Inverta o procedimento para examinar o outro lado.
Apalpe toda a mama fazendo suave pressão sobre a pele com movimentos circulares.

- Apalpe a metade externa da mama que, em geral, é mais consistente e as axilas

Lembre-se que o autoexame da mama deve ser realizado regularmente.
Caso note alguma alteração antes da menstruação, não se precipite e volte a repetir o exame depois do período menstrual. Se a alteração persistir, procure o seu médico.

Comentários (1)

  • Manuella diz: 16 de janeiro de 2013

    Muito boa a reportagem, aconteceu comigo, hoje não descuido mais da minha saúde.

Envie seu Comentário