Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Autora da página Quimioterapia e Beleza, no Facebook, Flavia Flores lança livro sobre beleza e autoestima

29 de outubro de 2013 0

Foto: Amanda Costa

Digite “Quimioterapia e Beleza” na barra de pesquisa do Facebook. Em um clique, você fica antenada com dicas de moda, beleza, bem-estar, alimentação e muita, mas muita energia pra continuar. Com 36.600 curtidas e cerca de 1.000.000 visualizações mensais, a página é administrada pela ex modelo Flávia Flores, diagnosticada com câncer em outubro de 2012.

Neste mês, Flavia lançou o livro Quimioterapia e Beleza – Dicas de uma ex-modelo para superar o câncer e manter a saúde, a sensualidade e o alto astral, uma obra autobiográfica que promete ganhar o espaço na casa de muita gente.

Além de dicas de moda, beleza, estilo para melhorar o dia a dia até o jeito certo de lavar uma peruca, por exemplo, Flávia também conta um pouco sobre como enfrentou o processo de descoberta do câncer de mama, como driblou os efeitos colaterais, mostra memórias e reúne material fotográfico.

— O primeiro manual de sobrevivência para uma mulher moderna que não pode deixar de viver só por causa do tratamento oncológico — conta.

Nesta quinta-feira, Flavia estará em Joinville, na Livrarias Curitiba do Shopping Mueller, às 19 horas, para o lançamento do livro.  Mais informações, no (47) 3145 2600.

Confira a entrevista exclusiva com Flavia Flores:

 

O que te inspirou para a escrita do livro, já que sua página recebe centenas de acessos diários?
O livro é a materialização do meu projeto. Imagina poder atingir tantas outras pessoas, algumas que nem acesso a internet tem, e que folheando o livro vão se encantar com as fotos e mensagens de coragem e superação. Isso inspira e desmistifica a doença.

O livro é indicado apenas para mulheres que estão ou passaram pelo tratamento ou familiares e amigos de pessoas que estão enfrentando a doença também poderão encontrar informações importantes na obra?
 É muito importante que toda a família, amigos, colegas de trabalho que conheçam as dificuldades e rotina do paciente. É um livro leve e que conforta a todos, mostra que o tratamento não é um bicho de sete cabeças.

Como foi a montagem do livro? Quanto tempo da concepção até a conclusão, escolha das imagens, etc.?
Eu tive ajuda de alguns amigos muito especiais: fotógrafos, designers, maquiadores, produtores, jornalistas. Muita gente me apoiou!
Acho que eu finalizei os textos em dois meses, eu já tinha muita coisa escrita, compilei muito material da fanpage. Mas a finalização deu trabalho, muda aqui e ali… vai e volta, isso deu mais uns três meses. Espero ter o meu exemplar em mãos até amanha! Ainda não vi o livro.

Você sentiu falta de livros, por exemplo, que abordassem o câncer e o tratamento? Recentemente, a publicitária Mirela Janotti lançou seu segundo livro sobre o câncer. O primeiro, sobre como enfrentou o tratamento com bom humor e o segundo, com depoimentos de mulheres que estão em processo de cura. Chegou a ter contato com esses livros antes de escrever o seu?
Eu ganhei os dois livros da Mirela, mas não se parecem com o meu livro. Eu falo mais sobre beleza e estética mesmo, falo sobre acessórios. Senti falta de um livro, blog, portal que falasse sobre maquiagem para pacientes, como disfarçar a cara de minhoca que a gente fica durante o tratamento. Como se fantasiar e arrasar na rua.

Entre os assuntos abordados no “Quimioterapia e beleza – Dicas de uma ex-modelo para superar o câncer e manter a saúde, a sensualidade e o alto astral”, você fala sobre a preservação da fertilidade durante a quimioterapia. Como funciona esse processo? Todas as mulheres podem fazê-lo? É uma informação comum a todas as pacientes que fazem o tratamento ou não?
A importância da preservação de óvulos e esperma antes do início da quimioterapia não é conversado com o paciente antes do tratamento, muitas vezes a gente fica estéril e se o oncologista deixa de conversar com a paciente sobre o assunto pode dificultar e prejudicar a fertilização pós tratamento.

Hoje você é fonte de inspiração para muitas mulheres. Recentemente, participou do programa Super Bonita, no canal pago GNT. Qual dica você dá a mulheres que estão em tratamento e que ainda não descobriram sua “real beleza”? É possível enfrentar o câncer com vaidade?
Você pode perder as pelos, a cor, a forma… tudo isso tem jeito, maquiagem e truques para camuflar esses sintomas, mas se você perder a autoestima você perde tudo! Perde a fé, a imunidade, o humor, os amigos.. Então você deve se produzir pra sair na rua radiante! Chamar a atenção das pessoas pela sua beleza e força e não pela doença. Assim todos vão passar o tratamento mais tranquilos, todos os que estão ao seu lado.

Qual a diferença entre a Flávia antes e após o tratamento, com o sucesso da página e hoje considerada um exemplo de superação?
Para qualquer pessoa que passou pela doença o câncer é um marco na sua vida. A gente não vê mais a vida como antes. Foi muito claro para mim que esse projeto era uma missão e eu trabalhei muito para coloca-lo em prática e ajudar tantas mulheres. É estranho entender isso, mas o câncer veio como um presente para mim. Hoje sou mais bonita, mais interessante, completa.

Atualmente, existem dezenas de páginas no Facebook destinadas ao público feminino, com dicas de beleza, cuidados, saúde e autoestima. Você possui contato com outras administradoras de páginas? Qual a importância que essas páginas podem ter para uma mulher que descobriu recentemente o câncer, na sua opinião?
Eu inspirei muitas meninas a se exporem durante o tratamento, pois isso ajuda tantas outras que, das suas casas nos veem como exemplo e juntas fazemos o tratamento melhor, mais feliz!

capalivroflavia


flaviaflores

Envie seu Comentário