Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Especialista alerta para a importância da qualidade da mamografia para a detecção precoce do câncer de mama

29 de outubro de 2013 0

Movimento popular que busca conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, a edição do Outubro Rosa 2013 coloca a doença, neste período do ano, no centro das atividades desenvolvidas por entidades médicas, da sociedade civil e de empresas.

Médica radiologista e coordenadora da Comissão Nacional de Qualidade em Mamografia do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), a dra. Linei Urban lembra da importância dos exames de mamografia para as mulheres, como forma de prevenção e diagnóstico precoce, que pode reduzir o número de mortes por câncer de mama que, segundo estudo do Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2010, foram 12.852 mortes, sendo 147 homens e 12.705 mulheres.

Ela ressalta ainda, que a mamografia deve ter qualidade.

— Caso contrário, pode até ser prejudicial, pois passa a falsa impressão de segurança. É fundamental as pacientes questionarem se o local onde realizam a mamografia participa de Programa de Controle de Qualidade, pois isso assegura que o aparelho, a imagem clínica e a qualificação dos médicos interpretadores estão adequados. Essa tem sido a luta da Comissão Nacional de Mamografia do CBR por mais de 20 anos —, finaliza Linei Urban.

Envie seu Comentário