Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts de agosto 2012

Chega de chinelinhos no Figueirense

31 de agosto de 2012 5

Túlio, Guilherme e Loco Abreu serão as peças que Márcio Goiano poderá contar para o próximo jogo. Botti esta retornando, mas é muito dodói para meu gosto. Chega de chinelinhos!

“Pódi não, pódi não”

Aqui em Florianópolis, os árbitros auxiliares perseguem nossos treinadores. Lá nos Aflitos, Abel reclamou com seus jogadores e o juiz reserva gritou com sotaque nordestino: “Pódi não, pódi não”.

Chega de sofrimento

Alguém pode pensar: esse cara diz que tem paixão alvinegra e está malhando seu clube. Sempre que o clube mereceu elogios, não poupei linhas. A atual fase, ninguém merece. Não é uma. São 12 derrotas e só três vitórias.

DNA alvinegro

Márcio Goiano foi apresentado como novo técnico do Figueirense e Benevan como seu auxiliar. Eles foram anunciados pelo vice de futebol Vanderlei Silva e Chico Lins. Esse quarteto tem identidade alvinegra.

Estamos na UTI

Se olharmos os resultados, chega a ser desesperador. Eu sou teimoso, sei que é muito difícil, mas não impossível. Da UTI sairemos para o quarto e, depois, teremos alta.

Deixa de brincadeira, honra a camisa do Figueira

30 de agosto de 2012 8

O que é preciso fazer?  Chamar um padre ou um pai de santo para benzer esses jogadores? Será que ainda podemos ter esperança de uma permanência na elite? São perguntas que a nação alvinegra faz e não obtém respostas. A síndrome do dois a zero. Diversas vezes saímos na frente e permitimos a virada, sem contar a necessidade de um empate em zero a zero, saímos na frente e acabamos no um a um.

Disputa em pênaltis, o goleiro pega o primeiro e os jogadores perdem dois. Pensávamos ter resolvido um dos problemas da zaga, Edson da uma “pichotada” e entrega o ouro. Trocamos o Pablo aparece outra coisa ruim Hélder. O goleiro Wilson, Elsinho, Caio, Aloísio se salvaram. Fernandes e Claudinei que muito se esperava também não aconteceram.

Os torcedores não conseguem dormir, os jogadores conseguem? Será que as figuras que estão prejudicando o clube conseguem? Acabamos o primeiro turno na lanterna e continuamos nela. São vinte jogos dose derrotas, e eu pergunto estou exagerando? Depois do jogo massagens, banhos de imersão, os melhores hotéis, alimentação balanceada, psicólogos, autos salários. Muitos clubes por esse Brasil a fora não dão a seus atletas a mordomias e as condições que o Figueirense oferece. Mesmo assim não jogo a toalha, é difícil, não impossível é só ter vergonha.

Figueirense perdeu por incompetência de nossos jogadores

30 de agosto de 2012 8

Perdemos por incompetência de nossos jogadores. Não vou tapar o sol com a peneira. Não jogamos o segundo tempo. O árbitro ajudou os donos da casa, mas, se não ajudasse, perderíamos de qualquer jeito.

Que a barca leve essas coisas ruins

Se existir uma lista de dispensas, Helder tem que fazer parte dela. Nosso time tem uma defesa de terceira divisão. Se não fosse o Wilson, teríamos tomado uma goleada do medíocre Náutico. Jogamos o primeiro tempo e não entramos em campo no segundo. Diogo, Edson, e Hélder foram parte negativa. Wilson e Aloísio, os melhores da partida.

Santa incompetência

Até quando vamos ter que aguentar essa vergonha? Como será que Goiano vai fazer para mudar essa situação? Um bom ataque, um meio meia-boca, zagueiros horríveis. Para consertar, só trazendo dois zagueiros e um meia de ligação. Acho que só a Rô, da torcida “Elas”, acredita nesta mediocridade.

Seja bem vindo, Capitão

Unanimidade entre os torcedores, o Capitão Marcio Goiano já está na Ilha. Assistiu ao jogo com o Náutico e já deve ter feito algumas avaliações.
Foi esse o treinador que implantou aquele toque de bola que encantou o Brasil em 2010. Seus sucessores só deram continuidade ao trabalho realizado por ele.

Sadi Lima está de volta

29 de agosto de 2012 2

Presidente do Figueirense em 1983 e 1984, Sadi Lima estava afastado do Figueirense. Hoje, mesmo com dificuldade no andar (por causa de um problema no joelho) ele voltou ao Conselho. Sabe do mau momento
na administração e diz não concordar com certas coisas que estão acontecendo. Ele promete agir.

Olho vivo

Abel Ribeiro está vendo o jogo com os mesmos olhos dos torcedores. Na falta de Túlio e João Paulo, suspensos, acertadamente escolheu Canuto e Diogo. Assim, o time jogará com Wilson; Elsinho, Canuto, Edson Henrique e Hélder; Diogo, Jackson, Claudinei e Fernandes; Caio e Aloisio.

Quem é bom tem que ficar

Para nossa tranquilidade, Chico
Lins vai continuar com suas atividades no clube. No mês de setembro, ele vai se afastar por uma a duas semanas para concluir o tratamento. Temos certeza de que voltará recuperado para exercer as funções. Em suas entrevistas, Chico falou verdades  – coisa que muitos não gostaram.

Vamos levar a coisa a sério

Com Marcio Goiano e o Figueirense, está tudo acertado. Agora, é manter a tranquilidade para conseguir, no mínimo, um pontinho em Recife. Ganhamos dos dois pernambucanos no turno. É hora de começar repetir a dose.

As aparências enganam

28 de agosto de 2012 7

Comemorando hoje os seis anos do Jornal Hora de SC e como titular da coluna Paixão Alvinegra desde o início, recordo com vocês uma velha história.

“Me falaram que no Sul da Ilha tinha um Leão, e eu me transportei para o passado. Era ainda criança e meus pais me levaram ao circo. O que mais me chamou a atenção foi um homem de roupa branca, botões dourados e colete preto, com um chicote em uma das mãos e uma cadeira em outra. Entrou na jaula e eu, ainda pequeno, fiquei surpreso com tal coragem.

No dia seguinte, passando por onde o circo estava montado, vi aquela jaula com o tal Leão. Tinha uma criança com o braço na jaula tentando mexer no bichano. Eu, tentando ajudar, gritei para alguém: ‘Moço, olha que perigo aquela criança ali’. O homem me respondeu: ‘Não se preocupe menino, o Leão é velho e não tem dentes’”.

Uma vitória do Figueirense deixou dúvidas na cabeça do torcedor

28 de agosto de 2012 1

Uma vitória deixou dúvidas na cabeça do torcedor. Se os jogadores abraçaram a causa, mas o mesmo não acontece entre os mandatários. Não me venham dizer que existe entendimento. Tem gente falando uma coisa, outros falando o contrário. Isso não é opinião, é constatação. eu presenciei um fato antes e depois da vitória contra o Coritiba.

Parabéns!!

Nesta terça, meu coração está em festa. São 1.869 colunas escritas com muito amor e carinho para você, leitor amigo. Alvinegros e secadores diariamente dão uma espiadinha. Isso dá responsabilidade o orgulho para este colunista, que está desde a fecundação do óvulo até os dias de hoje.

As finanças do clube

A coisa está meio barro, meio tijolo e eu não entendo o porquê. Temos fortes patrocinadores: Eletrosul, Taschibra, JA, Unimed, MG, Liderança, Unimed, Cotas de televisão, 14 mil associados e, agora, a Caixa. Isso dá uma boa receita, que deveria ser bem administrada. Tem gente interessada nas coisas do Figueirense e não no Figueirense. Estamos de olho!

A maior torcida é Alvinegra

Nosso time, mesmo em mau momento, tem público médio de 5 mil. O do vizinho vizinho  não ultrapassa esses números. Portanto a maior torcida ainda é a nossa “mô quiridju secadô”.

Contagem regressiva

27 de agosto de 2012 15

Faltam nove vitórias para permanecermos na elite. A de ontem não deixou dúvida da superioridade alvinegra demonstrada na partida, com direito a três gols de Aloisio. Um destaque especial para Fernandes, Aloisio, Túlio e Claudinei.

Volta da alegria aos domingos

Dominamos os 90 minutos. Perdemos gols incríveis com Caio, aos 9 minutos, Aloisio, aos 13 e aos 17. Depois foi só alegria: Aloisio fez o primeiro, o segundo e o terceiro.

Não entendi

Vencemos, mas não dá para entender a ausência de Wilson e Guilherme Santos. Wilson me falou, na sexta-feira, que estava recuperado e pronto para o jogo. Guilherme é inegavelmente o melhor na posição. Quanto ao zagueiro Edson, deve ser o novo titular na zaga.

Entrevista de Chico Lins

Momento antes da partida, Chico Lins, gente de Futebol, deixou claro que as coisas ainda não estão encaixadas e que nada mudou. Seu amor e seu profissionalismo fazem com que jogadores e torcedores tenham confiança no seu trabalho. Ele e tantos outros não compactuam com algumas coisas que estão acontecendo no clube.
Sua permanência no grupo é necessária e vai contribuir para que os objetivos sejam alcançados.

Grande vitória alvinegra

26 de agosto de 2012 4

Aloisio abrindo o placar. Foto: Jessé Giotti

Finalmente o torcedor saiu do estádio com sorriso estampado no rosto. Uma vitória que não deixou dúvida, fomos superiores os 90 minutos. Além dos gols perdidos, fizemos três ao natural dando ao torcedor um alívio no fardo que estamos carregando.

Abel viu o que os torcedores estavam enxergando há muito tempo. Edson, um zagueiro que tem identidade com o Figueirense. Só não entendo as ausências de Guilherme e Wilson.

Ricardo não comprometeu, nota 8.
Elsinho não desapontou e vem se firmando devagar, nota 8.
João Paulo finalmente não comprometeu no jogo nota 8.
Edson finalmente ganhou sua oportunidade e mostrou que merece ser titular nota 8.
Helder não me passa confiança, mas não cometeu nenhum erro e merece um 7.
Túlio e Jackson, com a garra de sempre, merecem 8.
Claudinei, uma grata surpresa, vem ganhando a confiança da galera nota 9.
Fernandes foi, sem dúvidas, um dos melhores em campo nota 9.
Caio é voluntarioso, veloz, também merece destaque nota 8.
Aloisio, depois dos três gols, não tem como não lhe dar nota 10.
Rony e Diogo também deram suas contribuições mereceram uma nota 7.

Missão cumprida. Agora, o Náutico poderá ser a próxima vitima.

Figueirense faz a pior campanha já realizada pelo clube em toda sua existência

25 de agosto de 2012 3

Perdemos o Catarinense para o rival, estamos nos arrastando no Brasileiro e fora da Sul-Americana. Na Série A, fazemos a pior campanha já realizada pelo clube em toda sua existência. Uma coisa é conhecer um clube no lado de cá do alambrado, outra é conhecer os bastidores. Digo isso para que o torcedor não faça julgamento precipitado. O tempo dirá quem são os culpados.

Agora vai! Será?

Conversei com Abel Ribeiro momentos antes do jogo de quinta-feira e falei: “domingo estarás na área técnica comandando o time”. Ele riu e não me desmentiu, mas acertei. Vem novidade aí. Eu entraria com Wilson; Elsinho, Canuto, Guti e Guilherme; Jackson, Túlio, Claudinei e Ronny. No ataque, Caio e Aloisio.  O Loco, tá louco, tá machucado.

Reconhecimento nacional

O diretor de marketing da Caixa, na assinatura de contrato para patrocínio, falou: “muitos clubes do Rio e São Paulo solicitaram. Escolhemos o Figueirense por conhecer sua história”.

Mania de superioridade

O time do vizinho é abobado. Só porque contratamos Anjos, eles contratam Jesus. Só que o anjo não fez milagres e já bateu as asas. Esse Jesus é genérico e também não vai fazer.

O pior jogo dos últimos anos do Figueirense

24 de agosto de 2012 14

Jogamos três vezes com Atlético-GO  e não vencemos nenhuma. Os titulares não estão bem. Em vez de jogar com time misto, é melhor entregar e perder por WO. Querem prestigiar a base na hora errada. Marquinhos e Lazaroni não estão prontos. Fred, Doriva e João Paulo não têm qualidade. Túlio, Jackson, Roni, Aloísio e Ricardo correram e não tiveram respaldo. Nosso adversário dispensou Hélio e os resultados vieram. Espero que nossa diretoria faça o mesmo.

Abandonando o barco

Além do mau futebol, o incêndio continua. O vice-presidente administrativo Decio Moritz e o vice de finanças, Valmir Pires, entregaram o cargo nesta quinta-feira à tarde por discordarem dos caminhos que o Alvinegro está tomando.

Paixão não tem idade

Cinco netos e sete bisnetos. Seu marido foi treinador do Figueirense em meados dos anos 1950. Dona Dione, 87 anos, conselheira atuante, está sempre presente nas reuniões do alvinegro. Essa sim tem sangue alvinegro nas veias. Não seria a hora de fazer a ela uma homenagem?

Notável Alvinegro

Palavras de Harry Egon Krieger, conselheiro, sobre a parceria. “Precisamos saber em que mar estamos navegando para saber onde estão as bombas”.