Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts de janeiro 2013

Vitória do Leão no aperto

31 de janeiro de 2013 0

O Avaí foi superior tecnicamente ao Juventus, que até tentou contra atacar e aproveitar falhas na saída de bola do Leão. O nosso volume de jogo era grande e o gol até demorou a sair. Danilo abriu o placar, depois de já ter perdido uma chance clara. No lance, ele primeiro se atrapalhou e depois mandou a bola para as redes.

Drama desnecessário

Na etapa final, os ataques velozes continuaram e a conclusão de Rodriguinho no belo cruzamento de Arlan garantiram destaque para ambos. Ainda ficou dramático com o tento do moleque Travesso, que teve gol polêmico anulado. M10 e Aélson também foram bem.

Definição em breve

Ouve-se que Cléber Santana e Avaí têm um acerto firmado, mas o jogador tem contrato em vigor com o Flamengo até hoje, e um pré para continuar no clube. O técnico Dorival Junior quer sua permanência, apesar de o próprio treinador não ter a segurança que irá ficar. Uma secadinha no Mengão pode ajudar para que a conclusão dessa história termine com mais um ídolo azurra desembarcando na Ressacada.

Igualou

Chegamos à igualdade de pontos com o time do vizinho. A disputa do turno está em aberto e o alvinegro do estreito mostrou que adora tropeçar no Metrô.

Rasteira na zebra

30 de janeiro de 2013 1

O Juventus, ao lado de Camboriú e Guarani de Palhoça, é um dos principais candidatos ao rebaixamento. O Moleque Travesso deu uma desgarrada desse grupo após duas vitórias. Lógico que pelo investimento, tradição e ainda mais depois de uma boa atuação em Criciúma, a confiança é grande. Com ela, entraremos na briga pelo turno. Boa chance para o setor ofensivo do time fazer as pazes com o gol e a equipe repetir, ou melhorar, seu padrão de jogo.

Despiste

Dava a entender que seria o Moretto, mas quem voltará a defender a meta azurra é Diego, de grande atuação na derrota de 1 a 0 do Mirassol para o Corinthians, no domingo. No Avaí, sempre jogou com muita raça e competência, além de ajudar a levantar o caneco ano passado. Não deveria ter saído, mas ainda bem que voltou.

Cautela

As boas atuações de Marrone e Thiesen dão tranquilidade para preparar a estreia de Eduardo Costa. Nesse contexto, ele deve aparecer contra o JEC. Depois, já é clássico!

Tropeço

Artilheiro do Metrô, Rafa Costa ficou devendo na rodada passada. No Sul da Ilha, já se comenta que ele deixou para pagar a dívida, com juros e correção, contra o time do vizinho.

A briga está esquentando no Catarinense 2013

29 de janeiro de 2013 1

Em hipótese alguma me agrada uma vitória do time do vizinho. Mas é bem verdade que, para o contexto do campeonato, ela fez bem, principalmente se pensarmos no Avaí disputando o turno. A próxima rodada pode ser a da aproximação, sendo que o jogo contra o Juventus ganha uma conotação especial, somando ao empate do fim de semana em Criciúma.
Tropeços dos concorrentes diretos podem acontecer. Conquistar os três pontos na Ressacada deixará o Leão vivo na briga para garantir sua vaga nas semifinais de maneira antecipada.

Repercussão

O resultado animou a torcida pelo poderio do adversário e pela reação feita com a catástrofe de Xanxerê. Porém, mais do que isso, a atuação da equipe deixou a impressão de que tudo pode melhorar, embora o alerta de Marquinhos Santos sobre reforços não é nada mais que a verdade dos fatos. Todos têm ciência da necessidade.
A garotada ganhou um voto de confiança na boa participação de Marrone e na esplêndida partida realizada por Alef.

Esse joga muito

Leandro Silva renovou até o fim do ano. Ainda está se recuperando de uma cirurgia no joelho, mas é reforço garantido na cozinha azurra, que tem Alef e Alex Lima aprovados até aqui.

Fomos "outro time" contra o Criciúma

28 de janeiro de 2013 1


As mudanças impostas por Sérgio Soares surtiram efeito. Numa boa apresentação, o Avaí não só arrancou o empate diante de um forte candidato ao título, como esteve muito perto de vencer. O início foi complicado e o Tigre abriu o placar mandando na partida por 15 minutos. Depois disso só deu Leão, com posse de bola e preciso na marcação, faltava a conclusão para o gol, velho problema desde a temporada passada. Ainda que Rodriguinho e Danilo participassem bastante do jogo, não conseguiam finalizar da maneira correta.

O segundo tempo veio e o desenho do confronto era o mesmo, até Marquinhos Santos mostrar que craque é craque, fazendo um golaço. Naquela pressão natural dos minutos finais do clássico, tivemos a chance de ouro, num contra-ataque bem armado, que Arlan perdeu na frente do goleiro. Na volta, ainda quase perdemos, o que seria um castigo.
Enfim, a decantada evolução apareceu, agora é continuar na crescente e tratar de resolver os problemas das posições carentes no time.

Individualidades ajudaram

Alef anulou Zé Carlos, Marrone deu conta do recado, ainda que no gol do Tigre tivesse sido facilmente batido, e Danilo saiu muito da área. Thiesen fez um jogo como a muito não fazia. Dinelson só não saiu despercebido graças ao chute na trave. O M10 teve o lampejo de craque na hora certa e comandou geral. Vale destacar a garra de Aelson.

Vapt-vupt

Moretto pode estar voltando, vamos ficar atentos. Ontem, Aleks não comprometeu. Porém, o experiente goleiro do ano passado me transmite mais segurança que o atual.

Precisamos fazer frente aos adversários

26 de janeiro de 2013 0

Os pontos que estarão em disputa em jogo nesse grande clássico de “feras” do nosso futebol serão preciosos na disputa pelo turno. Ainda que isso seja o fundamental para o Avaí, a torcida espera uma apresentação muito melhor que a de Xanxerê, para mostrar que a equipe tem potencial para encarar seus grandes rivais, no mínimo, em igualdade de condições. Evidente que precisamos de reparos, reforços e outros que irão estrear, mas a qualidade técnica e a evolução da equipe terão que aparecer.

Em cima da hora

Sérgio Soares fez mistério e não quis adiantar a escalação do time que começa o duelo contra o Criciúma. O goleiro Aleks será mantido, e muito disso se deve a não ter outra opção que inspire confiança. Eduardo Costa teve sua estreia programada somente para o próximo fim de semana, contra o Guarani. Portanto, estou apostando que ele vai retornar Danilo ao time para ter uma referência. Só na hora do jogo o mistério será desvendado.

Trajes

As novas camisas do Avaí estão bem tradicionais, e acho importante esse resgate. Penso que os números 2 e 3 poderiam ser mais estilizados. Espero que haja o lançamento daquela camisa usada em jogos especiais para cobrir esse lacuna do moderno.

Flechada certeira

Pelo que o time do vizinho mostrou, ou deixou de mostrar, e pela fase do Verdão, acho que o time do Oeste acerta uma flechada mortal no Scarpelli. Como tem muito chão para recuperar, vou secar!

Domingo de decisão

25 de janeiro de 2013 0

Sabemos como funciona a fórmula desse campeonato e o que é preciso para chegar ao título. Mas não é porque deu certo aquela arrancada do ano passado que vamos ficar nos fiando nisso sempre. O turno está em jogo e com as vitórias do Verdão e o duríssimo confronto de domingo em Criciúma, o Avaí será obrigado a buscar um resultado positivo.

Um ponto, pelo menos

Para o índice técnico e para apagar a má impressão deixada no jogo de Xanxerê, um empate não é de todo ruim. Uma derrota pode causar um mal estar, embora dificilmente joguemos uma partida tão modesta como essa última. Foi uma lástima.

Os dois lados

Muito se reclama de oportunidades à prata da casa. É salutar que seja dada. Mas tem que agarrar com unhas e dentes. Não foi o que fez o Aleks, que continua no cargo até segunda ordem. A carroça está passando. Ou pega, ou desapega. Goleiro é pura pressão e faz parte da posição. Não perdemos só por causa do número 1, mas contribuiu bastante para ocorrido.

Minimizou

Não me convenceu a mudança de Sérgio Soares na escalação do time. Exclamou que faltou pegada, isso foi claro. E a falta de força ofensiva e criação de jogadas?

Paulada no Oeste

24 de janeiro de 2013 3

Ainda que o Avaí tivesse posse de bola, não criava chances, cruzando bolas de qualquer jeito. O goleiro Nivaldo só agradecia. A Chapecoense era perigosa e aproveitava como ninguém as falhas de marcação azurra. Quase chegamos a tomar gol de Ronaldo Capixaba, que deu a assistência do segundo. Que fase!

Torcida preocupada

A inoperância do Avaí deixa a torcida apreensiva, não só pela goleada, como pelo próximo jogo que também será duríssimo, em Criciúma, contra o Tigre. Não há contestações sobre a vitória do Verdão, que ampliou o placar
com ajuda de Aleks, que falhou e contribui para goleada.

Ninguém se salvou

Não sei o porquê da mudança de Sérgio Soares, colocando o Dinélson, que nada acrescentou em relação aos titulares do primeiro jogo. Foi contra o discurso dele, de velocidade do time. Tá certo que ninguém se destacou individualmente, e isso foi decisivo para a partida. O treinador é bom. Mas, ontem, não foi feliz.

Mais sorte do que juízo

Apesar dos quatro gols, a preliminar do Scarpelli foi uma pelada. O JEC entregou o primeiro e fez o segundo gol para o time do vizinho. Só por isso eles não foram derrotados. Escaparam por muito pouco.

Vivendo perigosamente no topo

23 de janeiro de 2013 0

O mesmo Avaí que derrotou o Ibirama vai a campo hoje, em Xanxerê, para o jogão desta noite contra o Verdão. A novidade fica por conta de Dinélson, que deve figurar no banco. A equipe começará a viver os grandes clássicos do Catarinão, com dois adversários diretos na luta pelo turno, já que na sequência teremos também o Criciúma.

Pontos nos dois jogos

Será fundamental pontuar nesses confrontos se quisermos vaga as semifinais sem a dramaticidade da temporada passada, quando fomos obrigados a tirar um leão de dentro da cartola. O resultado é o que me importa, mas será uma grande chance para ver a real evolução do time.

Alçapão caprichado

O jogo de hoje será no Estádio Josué Annoni, que teve melhorias de banheiro, vestiário e pintura. A empolgação da cidade é grande e devemos ter um bom público. Espero que o gramado esteja a contento.

Apenas especulações

O sentimento da volta de Cleber Santana deu uma esfriada com a possibilidade de seu aproveitamento no Flamengo, mas não está descartado. Os nomes de Léo Gago e Wilson também agitaram o mercado. Por enquanto são apenas especulações. Marcão, do Atlético-PR, recebeu boa aceitação da torcida para a camisa 9.

Sabor especial no Oeste

22 de janeiro de 2013 0

Será apenas a segunda rodada do Estadual, mas emoção não vai faltar. Avaí e Chapecoense vão duelar como têm feito nos últimos anos em jogos que foram decisões. Mesmo de maneira precoce, não deixa de ser dessa forma em relação ao turno. Os dois venceram na abertura e estarão de olho na ponta.

Equilíbrio nos confrontos

Em 2009, o Leão venceu a final do Catarinão de maneira avassaladora. Em 2011, o time do Oeste eliminou o azulão interrompendo o que seria o tricampeonato e se tornando o único que conseguiu parar o maior vencedor de SC nas quatro últimas edições. No ano passado, de forma dramática, o Avaí virou o jogo na Arena Condá e bateu seu maior rival, conquistando seu 16º título. Será mais um capítulo marcante desse clássico.

Evolução

No processo natural de evolução que o treinador Sérgio Soares pretende para a equipe, ele vai tentar repetir o mesmo time que enfrentou o Ibirama. Isso vai acontecer caso Alex Lima, que saiu contundido, possa atuar. Eduardo Costa, de olho na parte física, vai aguardar mais um pouco até a estreia.

Dr. Albieri

Célio Amorim, clone de Héber Roberto Lopes, será o “apitador” no oeste Catarinense, amanhã à noite.

Resultado passa tranquilidade para o Avaí

21 de janeiro de 2013 5

O que mais importava nessa estreia aconteceu: vitória azurra. Apesar das dificuldades já esperadas, por todo o contexto de um inicio de trabalho, reformulação da equipe, o tempo de preparação do adversário em relação ao Avaí. O resultado passa tranquilidade para continuar os planos do time que, agora vai enfrentar dois adversários diretos na luta pelo título e fora de casa: Verdão e Tigre.

Jogo truncado

Os três pontos computados vieram em um jogo truncado e de muita marcação do Ibirama e decidido num lance de oportunismo de Rodriguinho. O segundo tempo reservou bons momentos do Leão que, ao não ampliar o placar, acabou escapando de sofrer o empate em determinados lances. Conforme declarou o técnico Sergio Soares, a evolução vai vir ao natural e a velocidade que quer implantar deve ser a característica do seu time. Vamos cobrar na medida certa e dando tempo ao tempo para que isso ocorra.

Individualidades

O Avaí venceu um jogo que quase terminou empatado. A parte tática, dedicação, oportunismo e o fator campo foram decisivos. Na parte individual, destaque para Alex Lima, que ganhou todas e acabou saindo contundido. Os demais mostraram boas credenciais em alguns lances sem terem sido brilhantes. Marquinho Santos foi discreto, com direito a bons passes. Pablo não agradou, ainda tenha subido de produção no final.

Resultado: Pitaco do Fabio: 1ª rodada do Catarinense 2013

::: Avaí 2 x 1 Atlético-Ib. Acertei a vitória, errei o placar: (1 a 0 pra gente).
::: Guarani 0 x 0 Vizinho. Errei. Deu 2 a 1. O melhor deles em campo foi a trave.