Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Impressões iniciais sobre o novo uniforme do Avaí

27 de janeiro de 2017 16

Não gostei. Já deixo claro que essa é a minha impressão final. O que vem depois são os motivos pelo qual isso aconteceu. É a minha opinião sobre esse primeiro uniforme com a Umbro, marca reconhecidamente das melhores e da qual eximo de culpa, afinal, o clube precisa aprovar.

Sou um apaixonado por camisas de futebol. Não coleciono todas por falta de grana, mas quando sobra de vez em quando eu compro uma antiga. A camisa 1, eu sonhava com algo completamente diferente. Um clássico. Assim como a Umbro fez com Bahia, Grêmio, Vasco, Cruzeiro, entre tantos outros times.

Porque A CHAMPS INVENTAVA. A Umbro não.

Desde 2011 o Avaí não tem uma camisa “normal”. O que é normal para um time listrado e bicolor? Nas costas, um quadrado azul com número branco ou um quadrado branco com o número azul.

2011

Última camisa “normal” o Avaí. Isso é o que se espera de um time bicolor de camisas listradas.

Em 2012, número dourado. 2013, número vermelho. 2014, costas branca, 2015 número primeiro dourado, depois dourado com borda azul e depois azul bem escuro pois a camisa já permitia por ser em um tom mais claro do que devia. Bom, 2016 tá na memória de todo mundo e 2017 repetimos o erro.

Por que erro? Muitos dizem que o estatuto do Avaí não determina qual o tom do azul e eu, que já li, concordo. Mas se o estatuto não diz nada, a história do Avaí diz.

E eu não digo a história do Adolfo Konder, pois naquela época o Presidente comprava as camisas e levava pra lavar em casa. Eu falo da história recente, desde que entramos na elite do futebol brasileiro e alternamos entre Série A e Série B.

Oras, para que serve um uniforme de um clube de futebol? Para mim, tem dois itens bem importantes a se alcançar. O primeiro, é o Avaí entrar em campo e ser reconhecido (algo bem complicado quando cada ano se tem uma camisa completamente diferente da outra). O segundo, é agradar a torcida e vender bem. Não conseguiram nenhum dos dois.

Quando sugeri uma camisa que vi na internet, achei que viria algo do gênero, mas não veio. Já de véspera, o Avaí nos chamou à realidade com uma foto da gola azul desbotado. A torcida já chiou. Mas o que vi ontem no lançamento é muito pior. Além da cor errada, é impossível definir se a camisa do Avaí pelo menos é listrada.

20161

Isso sem contar esse slogan ridículo. Um time que tem “O time da raça” no hino não merece um relo “Única paixão possível”. Mas aí a camisa 2 viria pra acabar com o resto.

C3IwJcBW8AIGXaF

No Photoshop da Umbro ela ficou até bonita. Mas vejam as fotos da apresentação. Milhões de tons de azul (algo que tá se tornando corriqueiro), simplesmente não orna com o calção (único item no tom que a gente queria).

Enfim, os uniformes de 2017 foram um desastre. Que o ano seja bem diferente disso, como 2016 acabou sendo.

 Ah, só mais uma coisa: se o jogo Avaí x Londrina fosse em Londrina e não na Ressacada, com que roupa o Avaí iria jogar?

 

UPDATE: A de treino ficou bonita. Todo mundo devia comprar essa.

32544626005-a9912838fe-k

Comentários (16)

  • Flavio Tito diz: 27 de janeiro de 2017

    Filippe, concordo com você totalmente. Eu não sei porque essa obsessão de estragar uma camisa que é originalmente tão legal. Dessa vez, além de descaracterizadas, as camisas são extremamente feias. Eu não sei como aprovaram.
    Pensando bem, eu sei o que se passa na cabeça deles. Eles querem fazer camisas diferentes pra justificar o torcedor a comprar camisas todo ano. Bom, eu prefiro usar uma camisa antiga e bonita do que gastar dinheiro em algo horroroso assim.

  • Clovis R. Avilan diz: 27 de janeiro de 2017

    Parabéns por seus cometários Filippe, os uniformes ficaram muito pior que o esperado. A camisa número dois parece de futebol amador. Salvou-se realmente a de treino.
    O pior de tudo é que a do vizinho é Adidas que deve ser um show. Aguenta mais um ano sem uniforme decente.

  • Xavi diz: 27 de janeiro de 2017

    A torcida tem que se manifestar nas arquibancadas mostrando que não gostou da camisa. Essa cor azul calcinha é horrível. Vou comprar uma do chlesea e colocar o escudo do Avaí.
    Se tratando de marketing, tenho que admitir que o figueirense é melhor. Eles conseguiram colocar uma bandeira em local publico no estreito e até pouco tempo tinha outdoors deles espalhado por toda a ilha, até na entrada da ponte e quem chegava no aeroporto bem pertinho da ressacada, avistava outdoor deles. O Avaí é o time da ilha, deveria ter outdoors espalhados por toda a ilha e principalmente na entrada da ponte. Se o figueira conseguiu colocar a bandeira lá em local publico porque não colocam uma do Avaí aqui na entrada do túnel ou aqui na via expressa-sul. Lá no estreito tem até placa de transito com o escudo deles indicando onde fica o curral e nós aqui nada. Mandei uma sugestão para a equipe de marketing do Avaí, que solicitem junto ao Detran placas de transito com o escudo do Avaí indicando o acesso a ressacada. Mas se eles não conseguem satisfazer a torcida com uma simples camisa, então o que poderemos esperar desses incompetentes.
    Abçs e aliás, parabéns pelo teu cometário a respeito da camisa.

  • Edinei José Sant Ana diz: 27 de janeiro de 2017

    Será que é uniforme do AVAI?

    Vou voltar usar minhas velhas camisas, de 1988, 1990 aquela que o patròcinio era a Serietatte Imoveis, Portobello…., esta parece qualquer time, menos o nosso “AVAI”, oque deveria acontecer ninguém comrar…

    falei e ponto final

    Parabéns pelo postagem

  • Leonardo diz: 27 de janeiro de 2017

    Perfeito, falasse tudo, penso exatamente assim.
    Acorda diretoria burra e incompetente

  • Leandro diz: 27 de janeiro de 2017

    Como assim o Estatuto não determina qual o tom de azul????? Tá maluco!!
    O Estatuto é bem claro quando diz que nossas cores são azul celeste e branco.

    Na real tu joga muito pra torcida cara. Só escreve o óbvio e aquilo que a torcida quer ler pra manter teu ibope no Blog.

    Faz tempo que não compro uma camisa do Avaí. Essa TALVEZ eu compre. Mas esse mimimi sobre as cores já tá chato. Coisa de quem conhece a história do Avaí somente a partir dos anos 80.

  • Guilherme diz: 27 de janeiro de 2017

    mais uma vez camisas medonha. Esta temporada se salvou a de treino, que se nao estiver a 200 pila vou comprar…

  • aloisio luiz diz: 27 de janeiro de 2017

    voces não sabem nada,a camisa ficou muito bonita sim,não é pra voces jogar,melhor impossivel parabens avai!

  • Luiz diz: 27 de janeiro de 2017

    Única paixão possível ???
    …quer dizer que mulher..nem pensar?…até no slogan a Umbro tá falando besteira (acho que botaram o estagiário prá cuidar da conta do Avaí).
    Brincadeiras a parte, Felipe, eu sou alvinegro mas também achei que esse tom que estão adotando só lembra os times tipo Paysandu, Londrina, etc…
    Este tom de cor adotada não tem personalidade nenhuma. Existem outros tons de azul e também de formato/design da camisa que são muito melhores e que caracterizam melhor o Avaí.
    A Umbro já errou feio também com o uniforme alvinegro, aparecendo com cores que não tinham nada a ver com o time..!

  • Hugo Teixeira Da Silva diz: 27 de janeiro de 2017

    Filippe,
    Parabéns pelo comentário!!!
    O estatuto do Avaí realmente não diz qual a tonalidade do azul!
    Mas é certo que esse azul utilizado nos uniformes do ano passado e de 2017 não passa nem perto do tradicional azul do Avaí!! Aquele azul que a nossa tradição já identifica como sendo do Leão da Ilha!
    Estão inventando e estragando a camisa do Avaí.
    Se a Diretoria ouvir a torcida, ainda dá tempo de reparar mais esse equívoco.

  • José Ricardo dá silva diz: 27 de janeiro de 2017

    Amigo, com todo o respeito, sou alvinegro e também um fanático por camisas e marketing esportivo e sem depreciar gratuitamente, um time que tem cores que são muito mais fáceis de acerto do que o alvinegro, pois são muitos os times preto e brancos, mas honestamente as camisas do Avaí há muito são verdadeiros pijamas não se consegue acertar um kit em que o azul fique homogêneo, imagina essa camisa dois GG, a noite, vão causar um efeito visual horrível, cara a simplicidade é a melhor alternativa a melhor camisa de vocês foi a campeã de 88, azul escuro, que lembrava a do Napoli na altura, essas sinceramente ficaram um saco de pijama.

  • Everton – Chapecó diz: 28 de janeiro de 2017

    Cara.. sinceramente não creio que o culpado por isso seja a UMBRO.. acho que devem ter enviado alguns modelos e o pessoal do Avai que carimbou a camisa que deveria ser feita. Será que ninguem do clube se ligou que a camisa 2 está feia de mais?

  • Rodrigo diz: 28 de janeiro de 2017

    Imitaram as camisetas da Juventus da Itália (com pequenas, mas bem pequenas diferenças), e o pior é que a Juventus é feita pela Adidas, ou seja, já que não é Adidas pensaram em copiá-la.
    Só porque o coco-irmão vem de Adidas não precisa copia-los.

  • Camisaria diz: 28 de janeiro de 2017

    Camisas de treino e aquecimento ficaram top, seria possível treinar com as de jogo e jogar com as de treino, imagino que a torcida ficaria muito mais muito mais satisfeita pelo comentários surgidos no dia da apresentação.

  • ronerio diz: 30 de janeiro de 2017

    concordo com teu comentário até ler “E eu não digo a história do Adolfo Konder, pois naquela época o Presidente comprava as camisas e levava pra lavar em casa. Eu falo da história recente…” aqui tu erra, e erra feia, age como esses futebolistas da geração pes e fifa soccer, a tradição de um time tem que ser respeitada sim, e não apenas seus últimos anos, os de série A, pensando assim vc ta querendo dizer que adilson heleno, jacaré, zenon, saul, dentre outros não fazem parte da história pq não são da geração série A, um time de futebol e sua torcida tem de ter uma relação “fora de série”, com perdão do trocadilho. qto a camisa, não gostei tb, feia, pra ser bem direto e objetivo, e na questão de marketing tb, uma camisa de um time (ao menos a primeira) tem que guardar identidade com o clube, então tem que definir um modelo padrão e apenas melhorar a cada ano, e não sair com uma invenção nova a cada temporada só pra vender. por ultimo, se for responder, já que pelo visto vc só se manifesta qdo algm te contraria, não venha com insanidades como pedir fotos de uniformes antigos, pq nao sou pesquisador pra sair atrás de uniformes do Avaí de toda a sua história, o que sei é que em nome da tradição acho válido sim manter as cores que mesmo que acidentalmente, sempre foram as oficias do nosso time, inspiradas no riachuelo, do contrário vc não respeita nem sua historia e acha que o surgimento do time foi um fato qualquer aleatório.

Envie seu Comentário