Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de outubro 2009

Os autógrafos deste sábado

31 de outubro de 2009 0

A 55ª Feira do Livro de Porto Alegre terá diversas sessões de autógrafos neste sábado, incluindo do autor ijuiense radicado em Caxias do Sul Marcos Fernando Kirst.

Às 18h30min, no Pavilhão de Autógrafos, ele autografa seu romance Dois passos antes da esquina (editora AGE).

Confira a relação completa de autógrafos do dia:

MEMORIAL DO RS

14h _ Francisco Pereira Rodrigues e Moacir Flores (org.) _ Revista da Academia Rio-grandense de Letras (n. 22)

PÓRTICO CENTRAL DO CAIS DO PORTO

16h _ Fernanda Pedrazzi _ Lara e o Caleidoscópio

17h _ Luiz Coronel e Pedro Lopes _ Ave Fauna

20h _ Cesar Augusto Barcellos Guazzelli, Charles Domingos, José Orestes Beck e Rafael Quinsani (org.) _ A Prova dos Nove: A História Contemporânea do Cinema

SALA O ARQUIPÉLAGO _ CCCEV

21h _ Carla Guelfenbein _ Mulher da Minha Vida

PRAÇA DE AUTÓGRAFOS

16h30min _ Renan Machado Guimarães _ Em Busca de Ancamung

16h30min _ Leandro Rosa _ Muito é Sempre Pouco

16h30min _ João Antonio da Silva Rosa _ Cinco Livros de Poesias

16h30min _ Elza Moraes Rosa _ Relembrando

17h30min _ Odacir Klein _ Conversando com os Netos

17h30min _ Valter de Almeida Freitas _ A Circulação do Trabalho no Mercosul e na União Europeia

17h30min _ Iran da Costa Pas _ A Ação Sindical em Tempos de Crise

17h30min _ Édison Hüttner _ Rosário: Orações de Outubro

17h30min _ Patrícia Garcia Vilar Torres e Miguel Ângelo Peixoto Torres _ Guia do Horticultor _ Faça Você Mesmo sua Horta para Grandes ou Pequenos Espaços

17h30min _ Jahn Brasil _ Tarot Cigano

17h30min _ Luiz Carlos Jr. _ Saint German e a Nova Era

17h30min _ Lourenço Cazarré _ A Misteriosa Morte de MIguela de Alcaraz

18h30min _ Antonio Paim Falcetta e Ligia Mothes _ Escola: Muito Prazer

18h30min _ Isaac Ziegelman _ Livro Quântico: Ciência da Imaginação e Voleibol

18h30min _ Adriana da Silva Thoma, Madalena Klein (org.) e Márcia Lise Lunardi-Lazzarin _ Currículo e Avaliação: A Diferença Surda na Escola

18h30min _ Paula Dip _ Para Sempre Teu, Caio F.

18h30min _ Valdo Barcelos e Maria Hoff Barcelos _ Gangorra Mágica

18h30min _ Marcos Fernando Kirst _ Dois Passos Antes da Esquina

18h30min _ Rafael Guimaraens _ A Enchente de 1941

18h30min _ Rogério Lessa Horta, Giselda Faes Kichler, Viviane Samoel Rodrigues, Daiane Lodi e Ana Maria Ribeiro _ Drogas e Internet

18h30min _ Luiz Coronel _ Palmas para o Teatro

19h30min _ Adilson Rodrigueiro _ Palavras que Espantam Males

19h30min _ Paulo Betancur _ O Morto que não Encontrava o Céu

19h30min _ Danielle Guglieri Lima _ Bases da Comunicação Empresarial

19h30min _ Terezinha Rossarola _ Sutileza

19h30min _ Dora Zambon Corá _ Experiências Psíquicas

19h30min _ Paulo Monti _ Poema no Ar/Poesía en el Aire

19h30min _ Marco de Curtis _ O Girassol na Ventania e Outras Histórias

19h30min _ Gladis Falavina _ Inovações Centradas na Multimídia

19h30min _ Sérgio Luiz Gallina _ O Cavaleiro do Templo II

20h30min _ Beto Pandiani _ O Mar É Minha Terra: Relato de uma Aventura

20h30min _ Guillermo Arriaga _ Esquadrão Guilhotina

20h30min _ João Guilherme Barone _ Comunicação e Indústria Audiovisual

20h30min _ Manuel Ramalho Campello e Paulo Antonio Dutra Duha _ Navegação: História do Transporte Hidroviário no Interior do Rio Grande do Sul

20h30min _ Gabriela Leite _ Filha, Mãe, Avó e Puta

Postado por Maristela Scheuer Deves, Caxias do Sul

Começa a Feira do Livro de Porto Alegre

30 de outubro de 2009 0

E os livros estão novamente na praça. Desta vez, na Praça da Alfândega, na Capital, na 55ª Feira do Livro de Porto Alegre, aberta nesta sexta.

Tendo como patrono Carlos Urbim, a festa dos livros ocupa não só a praça, mas também o Cais do Porto e centros culturais dos arredores, com grande programação.

A área infantil e juvenil, que reúne 34 bancas, fica aberta a partir das 9h30min, e os demais espaços – 135 bancas na área adulta, sendo 17 dessas na área internacional – abrem às 12h30min, fechando às 21h ou 22h, dependendo do andamento das atividades.

São milhares de livros esperando pelos leitores. Lembrando que, para quem mora em Caxias, são apenas duas horas de carro ou ônibus até a Capital. Vale a pena!

Postado por Maristela Scheuer Deves, Caxias do Sul

Drácula está de volta

27 de outubro de 2009 2

Reprodução

Um dos maiores clássicos do terror de todos os tempos, o romance Drácula, do irlandês Bram Stoker, acaba de ganhar uma nova edição pela Madras Editora, com tradução de Sandra Guerreiro. O lançamento não poderia ter vindo em melhor hora: com o sucesso de novos títulos e séries que giram em torno do vampirismo, como Crepúsculo, de Stephenie Meyer, e os livros do brasileiro André Vianco, nada mais natural que crescer também o interesse por essa que é uma das primeiras e mais famosas histórias do gênero.

Ficção inspirada pela figura real de Vlad, o Empalador, Drácula foi publicado em 1897, sete anos após Bram Stoker começar a escrevê-lo. Essa obra-prima conduz o leitor a uma atmosfera gótica de terror e mistério, sendo um marco da literatura mundial. Stoker consegue levar o leitor às distantes paisagens da Transilvânia, descrevendo suas escuras florestas, onde os lobos se reúnem para caçar ao luar.

O livro, de 328 páginas, tem ainda um amor que resiste aos séculos, a tradicional luta do bem contra o mal (nesse caso, representado por Drácula) e a busca da redenção.

Para novos e antigos fãs do tema, uma leitura imprescindível.

Postado por Maristela Scheuer Deves, Caxias do Sul

Um mistério e três detetives

26 de outubro de 2009 0

Reprodução

Todo enredo policial tem uma solução no final, certo? Nem sempre. No livro Um caso para três detetives (editora Francisco Alves, 231 páginas), de Leo Bruce, três soluções são apresentadas – uma para cada investigador.

Os investigadores, aliás, são uma atração à parte na trama, escrita em 1936 (a edição que ilustra esse post é de 1982). Um deles é um homenzinho de cabeça oval, vaidoso ao extremo. Reconheu? Não, leitor, ele não é Hercule Poirot, a célebre criação de Agatha Christie, mas Amer Picon, que poderia ser sua cópia quase exata. As semelhanças com outros famosos detetives da ficção não para por aí: os outros dois detetives são o Monsenhor Smith, inspirado no Padre Brown de Chesterton, e Lorde Simon Plimsoll, um aristocrata que guarda semelhanças com Lorde Peter Wimsey, de Doroty Sayers.

Voltando ao livro em si: a trama gira em torno de um crime ocorrido em uma mansão no interior da Inglaterra. A dona da casa é assassinada certa noite, no quarto, enquanto estão na casa o marido, empregados e alguns hóspedes. O quarto (mais uma vez, como em várias outras histórias policiais), estava trancado, à exceção de uma janela. Como alguém poderia ter entrado ali e atacado a vítima? O leitor vai descobrir, com surpresa, que cada uma das soluções apresentadas faz sentido.

A narrativa é conduzida por Townsed, um dos hóspedes, que narra apenas os lances dos quais toma parte ou que alguém lhe conta.  As “coincidências” com outras histórias clássicas do gênero são propositais, e dão um tom de humor ao livro – que, apesar da paródia dos personagens como uma forma de ironizar a ficção policial inglesa, é um bom romance policial.

 

Postado por Maristela Scheuer Deves, Caxias do Sul

Troca-troca na UCS

24 de outubro de 2009 1

O projeto Livro Livre desembarca segunda-feira em mais um endereço: o Bloco E da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Numa parceria da Biblioteca Pública Muncipal Dr. Demetrio Niederauer e do Laboratório de Pedagogia da UCS, a proposta de troca de livros vai ocorrer até sexta-feira, dia 30, na sala 311 desse bloco.

Para participar, basta levar um livro e trocá-lo por uma das cerca de 180 obras que estarão disponíveis, em diversos gêneros literários. O atendimento será das 8h às 22h.

Vai perder essa?

Postado por Maristela Scheuer Deves, Caxias do Sul

Falta pouco para a Feira de Porto Alegre

22 de outubro de 2009 0

Atenção, amantes da leitura: falta apenas uma semana para o início da maior feira do livro ao ar livre da América Latina, a Feira do Livro de Porto Alegre.

Em sua 55ª edição, a Feira terá como patrono o escritor e jornalista Carlos Urbim. O palco será o entorno da Praça da Alfândega, incluindo o Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, o Memorial do Rio Grande do Sul, o Santander Cultural e o Cais do Porto. Neste último, funcionará mais uma vez a área infantil e juvenil.

Como a Capital é “logo ali” – cerca de duas horas de carro ou de ônibus a partir de Caxias -, vale a pena dar um pulinho e conferir as novidades. Para quem perdeu a Feira do Livro de Caxias, é a oportunidade de ficar em dia com o que há de novo no mundo dos livros. Para quem aproveitou a nossa Feira, vale também, pois com certeza haverá novidades na programação porto-alegrense, até pelo seu tamanho maior.

Ao todo, a 55ª Feira do Livro de Porto alegre terá 170 expositores, sendo 34 deles na área infantil e juvenil e 17 na internacional. Simplesmente imperdível.

Postado por Maristela Scheuer Deves, Caxias do Sul

Suspense dos bons em `Jane precisa de ajuda`

22 de outubro de 2009 1

Reprodução

“Certa tarde, no fim da primavera, Jane Whittaker saiu para comprar ovos e leite e esqueceu completamente quem era. (…)Tinha certeza de que ia comprar ovos e leite. Precisava desses ingredientes para fazer um bolo de chocolate, mas não sabia por que, nem para quem. Sabia exatamente a medida de pudim instantâneo de choocolate exigida pela receita, mas não podia lembrar o próprio nome, nem se era casada, solteira, viúva ou divorciada, se não tinha filhos ou tinha filhos gêmeos. (…) Sabia para onde estava indo, mas não lembrava de onde vinha.”

 

Com essas palavras, começa o romance Jane precisa de ajuda (editora Rocco, 375 páginas), de Joy Fielding. O livro conta a envolvente história de Jane, uma jovem mulher que repentinamente perde a memória, esquecendo tudo o que tem a ver com si mesma e com sua vida até então. Está no meio da rua, caminhando, e percebe que não sabe quem é.

A partir de então, a trama se desenvolve num ritmo alucinante. Ela descobre que os bolsos do casaco que usa estão cheios de maços de notas de cem dólares, e, por baixo do casaco, o vestido está banhado em sangue. Estaria ferida? Ou teria ferido alguém?

Quando por fim consegue se acalmar e procurar ajuda, vai parar em um hospital. Para sua surpresa, acaba reconhecida como a mulher de um respeitado pediatra, e parece que tudo vai melhorar. O marido é lindo e carinhoso, mas, simplesmente, ela não consegue reconhecê-lo. Não se lembra dele em absoluto, e não sente nada, também.

Os dias vão passando, e a memória não volta. Aos poucos, coisas estranhas começam a acontecer, e Jane fica cada vez mais preocupada com sua vida e com o que pode tê-la feito perder a memória. Desconfia de si mesma, do marido, da empregada que administra fortes calmantes. Estaria mesmo louca, como começam a dizer?

O suspense e a dúvida permeiam cada página do livro, num crescendo de tensão que vai até o final surpreendente e de certa forma chocante.

O livro não é novo – a edição que ilustra esse post é de 1994, e não consegui descobrir se há edições mais recentes -, mas para quem encontrá-lo, vale a pena ler. Na internet, o preço médio da obra aparece como R$ 32.

Postado por Maristela Scheuer Deves, Caxias do Sul

Sexta tem Café com Letras

20 de outubro de 2009 2

Programa foi gravado durante a Feira do Livro/Adriana Sirena, divulgação

Coloque na agenda: sexta-feira, dia 23, tem programa Café com Letras. Ele vai ao ar às 20h, pela TV Câmara (Canal 16), e a entrevistada desta semana é Jaqueline Pivotto, uma das idealizadoras do fanzine Da Gaveta. A revista alternativa independente possui como proposta divulgar ideias de formas distintas, como poesias, crônicas e contos.

O programa inédito, com apresentação de Uili Bergamin, foi gravado durante a 25ª Feira do Livro (foto). As reprises ocorrem em horários alternativos durante toda a semana.

O Café com Letras é um projeto de incentivo à leitura da Biblioteca Pública Dr. Demetrio Niederauer, em parceria com a TV Câmara Caxias, e teve sua estreia em julho. Entrevistas com escritores e personalidades ligadas à cultura, além de apresentação do acervo literário e dos projetos em andamento na biblioteca estão entre as atrações.

Vale a pena conferir.

Postado por Maristela Scheuer Deves, Caxias do Sul

Romance histórico é o preferido

19 de outubro de 2009 0

Com tramas que giram em torno de personagens reais e reconstruções de cenário de época, os romances históricos são os preferidos dos leitores que votaram até agora na enquete aqui do blog sobre o tipo de livro preferido: foram oito dos 49 votos, ou 16,33%.

Livros de aventura, de autoajuda ou de reportagem/biografia empatam em segundo lugar, com seis votos cada (12,24%). O gênero policial/suspense teve cinco votos (10,2%), seguido do romântico, com quatro (8,16%). O realismo fantástico e o romance psicológico tiveram dois votos cada (4,08%), e o terror, um (2,04%).

Nove leitores (18,37%) disseram preferir outros livros, que não se encaixam em nenhum dos gêneros acima.

E você, o que prefere? Vote na nossa enquete ou deixe seu comentário aqui no post.

Postado por Maristela Scheuer Deves, Caxias do Sul

Mais de 71 mil livros comercializados na Feira

19 de outubro de 2009 2

Luiz Chaves, divulgação

As expectativas dos organizadores foram superadas em relação à 25ª Feira do Livro de Caxias do Sul, encerrada no domingo. O número de livros comercializados, por exemplo, subiu para 71,2 mil, contra 63,3 mil do ano passado. Uma boa marca, considerando-se que Caxias tem atualmente 410 mil habitantes – ou seja, a média é de um livro comercializado para cada 5,75 moradores.

Emocionada, a coordenadora da Feira, Luiza Motta, agradeceu a acolhida da comunidade:

- Foram dias de intensa programação e os números superaram as nossas expectativas. Estima-se que cerca de 300 mil pessoas tenham passado pela Praça Dante.

A Feira, que teve como tema Páginas de uma bela história, foi encerrada com show de Kleiton&Kledir. Antes disso, a patrona Maria Helena Balen e o livreiro homenageado Arcangelo Zorzi Neto, o Maneco, tocaram o sino, simbolizando o fim da programação (foto).

Postado por Maristela Scheuer Deves, Caxias do Sul