Que o hábito de ler vem da infância e que o exemplo dos pais incentiva os filhos a conviver com os livros é algo sabido e comprovado por numerosas pesquisas. Sabendo disso, o Instituto Pró-Livro (IPL) lançou a campanha Mãe, lê pra mim?
Numa parceria com a Rede Globo, estão sendo exibidos na TV depoimentos de artistas, formadores de opinião e pessoas comuns, testemunhando como o incentivo à leitura dentro de casa influencia no processo de ler por prazer. O destaque é o ator Tony Ramos falando sobre a importância da leitura em sua vida.
— A campanha nasceu a partir da análise dos dados da segunda edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, a qual indica que 73% das crianças têm em suas mães a maior influência no hábito da leitura — comenta Zoara Failla, gerente de projetos do Instituto Pró-Livro.
O projeto do vídeo foi concebido durante a Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, em 2009. Durante os dez dias do evento foram recolhidos depoimentos dos visitantes falando sobre quais foram seus principais incentivadores da leitura.
— Gostaríamos que as mães soubessem, de forma consciente, o quanto seu papel no incentivo à ler por prazer, pode render frutos pelo resto da vida de seus filhos e netos — comenta Sônia Jardim, presidente do IPL, acrescentando que a pesquisa e o vídeo vêm reiterar e fortalecer esse conceito.
Para ampliar a área de abrangência do Mãe, lê pra mim?, o IPL, com os apoios do Ministério da Cultura (MinC) e do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), distribuirá os vídeos da campanha nos pontos de leitura do Programa Mais Cultura do Minc, juntamente com mais de 4 mil obras de literatura infantil e juvenil, que beneficiarão 600 famílias.
