Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts do dia 16 julho 2010

Livro digital pauta fórum na Bienal do Livro de SP

16 de julho de 2010 2

Carlos Edler, banco de dadosO livro digital ameaça o livro de papel? Qual o futuro do livro como hoje o conhecemos? Em que as novas plataformas estão modificando a indústria editorial? Essa discussão não poderia ficar de fora do maior evento literário das Américas, a 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Assim, a Câmara Brasileira do Livro, promotora da Bienal, realiza nos dias 10 e 11 de agosto o Fórum Internacional do Livro Digital, integrando a programação oficial da Bienal, que abre no dia seguinte, 12 de agosto. O fórum terá três palestras, ministradas por especialistas na área.

Um deles é o americano Mike Shatzkin, fundador e CEO da The Idea Logical Company, que presta consultoria com vasta experiência em toda cadeia produtiva do livro e que mantém o blog The Shatzkin Files (http://idealog.com/blog) – um dos mais consultados do mundo sobre o impacto da mudança digital no mercado de livros.

Outro palestrante é o inglês John B. Thompson, autor de Books in the Digital Age (Livros na Era Digital, ainda não traduzido para o português), professor de sociologia da Universidade de Cambridge e que há duas décadas analisa a transformação da indústria editorial do livro.

O terceiro participante do fórum é Jean Paul Jacob, engenheiro eletrônico brasileiro considerado guru do mundo digital e que profetizou o fim do livro. Na década de 1980, ele já havia decretou o fim do vinil diante do CD e do DVD.