Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de agosto 2010

São Marcos abre Feira do Livro amanhã

31 de agosto de 2010 0

Os livros vão tomar a Praça Dante Marcucci, em São Marcos, a partir desta quarta-feira. Até domingo, o espaço sedia a 9ª Feira do Livro da cidade.

Além dos estandes de oito livreiros, a programação — que terá abertura oficial às 19h30min desta quarta-feira — terá atrações artísticas, oficinas diversas, encontro com escritores, leituras em voz alta, contação de histórias e uma campanha de doação de livros.

A promoção é do Lions Club, Leo Clube e prefeitura, com apoio das secretarias municipais da Cultura e da Educação.

Cidade Nova ganha biblioteca

27 de agosto de 2010 1

Luiz Chaves, divulgaçãoOs moradores do bairro Cidade Nova, em Caxias do Sul, ganham neste sábado mais uma opção de cultura e lazer, com a inauguração de uma biblioteca comunitária juntao ao centro comunitário do bairro.

Ao todo, serão 500 obras de literatura infantil e juvenil, entre livros nacionais e estrangeiros – um bom acervo à disposição dos moradores, gratuitamente.

A biblioteca é a quinta inaugurada este ano pela Secretaria Municipal da Cultura, por meio do Programa Permanente de Estímulo à Leitura/Livro Meu. Na foto acima, a unidade do bairro Villa Lobos, também inaugurada recentemente.

Paulo Coelho paradidático

26 de agosto de 2010 0

ReproduçõesUm dos escritores brasileiros mais lidos (e também mais polêmicos) do país, publicado em 160 países e com mais de 115 milhões de exemplares vendidos no mundo todo, agora poderá ser adotado também em salas de aula. O selo Benvirá, da Editora Saraiva, está relançando três títulos de Paulo Coelho, que serão acompanhados de um guia didático de leitura voltado a professores e alunos.

Os três livros escolhidos foram O Alquimista, Veronika Decide Morrer e O Demônio e a Srta.Prym. Segundo o material de divulgação da editora, eles permitem trabalhar temas importantes para a educação, como perseverança, o valor da vida e as escolhas, respectivamente.

Scliar em Bento Gonçalves

25 de agosto de 2010 0

Genaro Joner, banco de dadosO escritor gaúcho e imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) Moacyr Scliar estará hoje, a partir das 19h30min, no campus da UCS em Bento Gonçalves, conversando com alunos do curso de Letras.

O evento, que integra as comemorações dos 40 anos do curso, é aberto à comunidade e tem entrada gratuita.

Vale participar.

Acompanhe a Semana do Escritor e do Artista Caxiense

24 de agosto de 2010 1

Adriana Paula Sirena, divulgaçãoComeçou ontem à noite, no anfiteatro da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, a 3ª Semana do Escritor e do Artista Caxiense.

Com organização da Academia Caxiense de Letras (ACL), a programação, que segue até sexta-feira e é aberta ao público, está discutindo como despertar no público a paixão pelos livros e pela arte, e como aumentar o consumo de bens culturais.

Na primeira noite, cerca de 30 pessoas participaram, entre elas o patrono da Feira do Livro deste ano, Marcos Fernando Kirst, e vários membros da ACL. A primeira palestra foi do escritor Uili Bergamin, que falou de como a Biblioteca Municipal pode ajudar na aproximação entre público e literatura. Houve ainda encenação com participação de  Jorge Valmini.

Hoje, a partir das 20h, o palestrante será o francês Emmanuel Gavache, que falará sobre o desejo, a paixão e a conquista do público. As palestras se iniciam sempre às 20h, e não é necessário inscrição prévia.

Apoiam o evento a União Brasileira de Trovadores Seção Caxias do Sul, a Biblioteca Pública Municipal Dr. Demetrio Niederauer, a Cooperatuva dos Artistas da Serra Gaúhca e a Litteris Te Deum.

Mais de 700 mil passaram pela Bienal

23 de agosto de 2010 0

A 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que se encerrou neste final de semana na capital paulista, recebeu um público de mais de 700 mil pessoas — até as 12h de domingo, haviam sido contabilizadas 703 mil, e a expectativa era de que até a noite o número ficasse entre 735 mil e 745 mil.

Nos 11 dias do evento, os visitantes do terceiro maior evento editorial do mundo puderam conhecer as novidades e tendências do mercado livreiro brasileiro e mundial, além de participar de inúmera atividades culturais.

Uma pesquisa do Instituto Datafolha realizada durante a Bienal com visitantes maiores de 14 anos mostrou que 59% das pessoas que estiveram na feira eram mulheres e 41%, homens. Outra informação apurada é que, do público total, 75% têm nível superior de ensino, e 21%, nível médio.

Sobre a variedade de livros expostos nos estandes, 94% apontaram as opções oferecidas como ótimas ou boas. Em relação à idade dos visitantes com mais de 14 anos, 34% tinham até 25 anos; 32%, de 26 a 40 anos; 25%, de 41 a 55 anos; e 9%, mais de 56 anos.

A Bienal do Livro de SP homenageou este ano Monteiro Lobato e Clarice Lispector, além de ter como temas de destaque a Lusofonia e o Livro Digital. O Salão de Ideias, principal evento cultural da Bienal do Livro em 2010, por exemplo, teve lotação total em suas 40 mesas de debates com autores, especialistas e personalidade.

Confira outros números do evento:

- O projeto Cozinhando com Palavras promoveu 40 workshops e debates sobre a boa cozinha e a gastronomia em livros.

- No Território Livre, foram 13 mesas de debates.

- O espaço O Livro é uma Viagem, do Instituto Pró-Livro, atraiu cerca de 50 mil crianças, adolescentes e pais.

- As comunidades sociais da Bienal na Internet tiveram 12 mil seguidores (somente no Twitter foram 8,1 mil).

Mãe, lê pra mim?

22 de agosto de 2010 0

Arte Freddy VarelaO título deste post é também o título de uma campanha do Instituto Pró-Livro que se encerra neste domingo, juntamente com o término da 21ª Bienal do Livro de São Paulo.

Embora a campanha tenha ocorrido lá em São Paulo, sua lição vale também por aqui: afinal, ela partiu dos resultados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, promovida pelo Instituto, que mostraram que 73% das crianças têm na mãe a maior influência para criar o hábito da leitura.

Então, que tal seguirmos essa lição? Leia você também, ensinando esse hábito para os seus filhos.

Ler é uma viagem

21 de agosto de 2010 0

Laureni Fochetto, divulgaçãoAté este domingo, mais de 30 mil pessoas devem passar na instalação Ler é uma Viagem, promovida pelo Instituto Pró-Livro dentro da 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que também se encerra neste final de semana.

Num espaço de 500 metros quadrados, a viagem da leitura inclui um capítulo intitulado Eu sou você no mundo da fantasia, uma mídia social imersiva coloca literalmente a criança dentro da história. Os participantes podem virar personagens como bruxa, princesa, sapo e até a Emília, de Monteiro Lobato.

O Ler é uma Viagem inclui ainda túnel com livros gigantes, personagens vivo e planisfério – um mapa onde é possível jogar o game Descobrindo onde se fala português, no qual quem ganhar finca a bandeira no mapa, pois descobriu o Brasil. O próximo passo será assistir ao espetáculo Mundo Português, do grupo Pia Fraus.

Outra atração é a Voz do Livro. Basta escolher a obra que se quer conhecer, pedir para o Tóten ler o código de barras e um resumo do livro é passado, com o personagem falando em primeira pessoa, tal como: “Eu sou Dom Casmurro, meu pai, Machado de Assis….”

Ficou com vontade? Bom, se você estiver em São Paulo neste final de semana, não perca: a Bienal ocorre no Pavilhão de Exposições do Anhembi. Se não deu para ir desta vez, já dá para ir sonhando e se programando para a próxima edição.

Rainha do Crime em quadrinhos

20 de agosto de 2010 0

ReproduçãoComo fã confessa de Agatha Christie, fiquei muito feliz ao descobrir que algumas histórias da Rainha do Crime agora também podem ser lidas em quadrinhos. A editora gaúcha L&PM está lançando duas luxuosas edições em graphic novel, cada uma delas reunido duas histórias.

A primeira é essa aí ao lado, que inclui Assassinato no Expresso do Oriente e Morte no Nilo. Com 104 páginas, o livro tem preço de R$ 42. A adaptação dos textos foi feita por François Rivière, os desenhos são de Solidor (primeira história) e Jean-François Miniac (segunda História) e a tradução é de Alexandre Boide.

O outro livro reunirá as versões em quadrinhos de Morte na Mesopotâmia e O Caso dos Dez Negrinhos, com desenhos de Chandre e Frank Leclerecq.

Outra novidade: em setembro, mês em que se comemoram os 120 anos de nascimento de Agatha Christie, a L&PM lançará também um hotsite totalmente dedicado à autora inglesa.

Boas novidades para os fãs de histórias policiais.

Nasceu!

19 de agosto de 2010 6

ReproduçãoQuem acompanha o blog já sabe que adoro ler. Em breve, vocês poderão conhecer também o meu outro lado, o de escritora. Meu primeiro livro acaba de “nascer” — eu o recebi hoje pela manhã da editora, e confesso que fiquei emocionada.

O lançamento será no dia 15 de setembro, na Livraria Saraiva do Shopping Iguatemi Caxias, mas antes disso ele já deverá estar nas livrarias.

É um romance policial, intitulado A Culpa é dos Teus Pais (editora AGE, 176 páginas, R$ 34). Em breve, dou mais detalhes.

Espero que gostem!