Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de março 2011

Anne Rice, de 'Entrevista com o Vampiro', estará na Bienal do Rio

31 de março de 2011 0

 


Reprodução do Facebook da autora


A escritora norte-americana Anne Rice, conhecida principalmente por seus livros da série Crônicas Vampirescas — como o sucesso Entrevista com o Vampiro, que virou filme com Tom Cruise e Brad Pitt —, virá ao Brasil em setembro, para a Bienal do Livro do Rio de Janeiro.


Na Bienal, ela vira a convite da Rocco, que desde 2009 vem reeditando a obra completa da autora. A editora também prepara, para o segundo semestre, o lançamento de De amor e Maldade, continuação do recém-lançado Tempo dos Anjos.


A autora veterana já vendeu mais de 75 milhões de livros vendidos em três décadas de carreira, especialmente no segmento de literatura gótica.



A última batalha de Harry e Voldemort

29 de março de 2011 0

 

Reprodução

Só um deles sobreviverá.
Quem já leu Harry Potter e as Relíquias da Morte, último livro da saga da escritora inglesa J.K. Rowlling, sabe se esse alguém é o bruxinho ou seu inimigo Lord Voldemort. Quem ainda não leu poderá ter a resposta a partir de 15 de julho, data prevista para a estreia nos cinemas da segunda parte do filme homônimo ao livro, já lido por milhões de pessoas ao redor do planeta.
Além da batalha em si, que reúne todo o mundo bruxo em Hogwarts, a trama reserva muitas surpresas.
Ah, sim: essa imagem aí ao lado é o primeiro pôster oficial do filme, divulgado hoje pelo estúdio Warner Bros.

Crianças dormem entre os livros em Nova Petrópolis

27 de março de 2011 0

 

fotos Marco Dieder, divulgação

Incentivar a leitura desde a infância é essencial para criar bons leitores. E, nesse quesito, o município de Nova Petrópolis tem se saído muito bem.

Depois do Dia Municipal de Incentivo à Leitura, realizado no dia 12 e do qual já falei aqui no blog, na semana que passou ocorreu outra atividade interessante, o Dormindo com os Livros, que levou cerca de 10 crianças a pernoitarem na Biblioteca Pública Municipal Prof. Elsa Hofstätter da Silva de quarta para quinta-feira.

A programação incluiu encenação da história O Menino Maluquinho, de Ziraldo , da qual participaram o voluntário Daniel Jung, a diretora da biblioteca Sandra Daniele Artmann, a bibliotecária Susana Carrasco, a monitora Bruna Koech Braun e o diretor de Projetos Especiais Paulo Staudt.

Depois foi a vez da Corrida Maluca, em que os vencedores, Rangel Monteiro e Anderson da Silva, foram intitulados Meninos Maluquinhos e puderam escolher uma história para ser contada antes de todos dormirem. As brincadeiras seguiram até a hora de se acomodar entre os livros para dormir.



Neste sábado, para as crianças

26 de março de 2011 0

Atenção, garotada: em comemoração ao Dia do Circo e do Teatro, terá programação especial na livraria Saraiva do Shopping Iguatemi Caxias.

Das 15h às 17h, a contadora de histórias Marta Pulita vai levar aos pequenos a fábula Cibele do Circo, de Sersi Bardari. Além de ouvir o conto, que trata da superação de barreiras para a realização de um sonho, as crianças que participarem ganham nariz de palhaço e pintura no rosto.

Ah, e tem pipoca para companhar!

A participação é gratuita.

Neste sábado, para adultos

26 de março de 2011 0

Cynthia Vanzella, banco de dados

Literatura, poesia e diversão. Esses são ingredientes garantidos do Sarau Elétrico, que rola no final da tarde de hoje no Teatro do Sesc, em Caxias.

Comandado pela comunicadora Katia Suman, o professor Luís Augusto Fischer e a escritora Claudia Tajes, o evento é aberto ao público e gratuito.

O sarau começa às 18h, mas, como os lugares no teatro são limitados, vale chegar um pouquinho antes para garantir o ingresso — eles podem ser retirados no SAC do Sesc (Rua Moreira César, 2.462, próximo aos bombeiros) a partir das 17h.

Passa lá!

Neste sábado, para os moradores do Rosário II

26 de março de 2011 0

Boa notícia para quem mora no Rosário II, em Caxias do Sul: neste sábado, o bairro ganha sua bibliteca comunitária.

Numa parceria do Programa Permanente de Estímulo à Leitura PPEL/LIVRO MEU com a Secretaria da Municipal da Educação e o progrma Primeira Infância Melhor, a biblioteca será instalada no centro comunitário do Rosário II. A cerimônia de entrega do espaço será às 10h30min.

Uma ótima oportunidade de lazer e diversão para adultos e crianças, neste sábado e também depois.


Mudanças no prêmio Jabuti

22 de março de 2011 0

Em sua 53ª edição, cujas inscrições serão abertas amanhã, o Prêmio Jabuti vai passar por mudanças, anunciou há pouco a Câmara Brasileira do Livro. Uma delas é a ampliação do número de categorias, que passam de 21 a 29. Além disso, será laureado apenas um livro por categoria (antes, eram premiados três livros).

Podem participar do prêmio obras inéditas, editadas no Brasil, entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2010. A participação é aberta a editores, escritores, autores independentes, tradutores, ilustradores, produtores gráficos e designers, e o regulamento pode ser conferido no site www.premiojabuti.org.br. As inscrições estarão abertas desta quarta-feira até 31 de maio.

Os 10 finalistas serão anunciados no dia 13 de setembro, e os vencedores em cada categoria serão conhecidos no dia 18 de outubro. Já os ganhadores do Livro do Ano de Ficção e do Livro do Ano de Não-Ficção serão anunciados durante a cerimônia de premiação, em 30 de novembro.

Entre as novas categorias estão turismo e hotelaria; ilustração; gastronomia. Outras categorias serão desmembradas, como ciências da saúde e ciências naturais. No entanto, segue havendo um só prêmio para tradução (do espanhol para o português) e livros de contos e crônicas continuam na mesma categoria.

Confira todas as categorias do concurso:

Melhor Tradução

Melhor Livro de Arquitetura e Urbanismo

Melhor Livro de Fotografia

Melhor Livro de Comunicação

Melhor Livro de Artes

Melhor Livro de Teoria/Crítica Literária

Melhor Projeto Gráfico

Melhor Ilustração de Livro Infantil ou Juvenil

Melhor Ilustração

Melhor Livro de Ciências Exatas

Melhor Livro de Tecnologia e Informática

Melhor Livro de Educação

Melhor Livro de Psicologia e Psicanálise

Melhor Livro de Reportagem

Melhor Livro Didático e Paradidático

Melhor Livro de Economia, Administração e Negócios

Melhor Livro de Direito

Melhor Livro de Biografia

Melhor Capa; Melhor Livro de Poesia

Melhor Livro de Ciências Humanas

Melhor Livro de Ciências Naturais

Melhor Livro de Ciências da Saúde

Melhor Livro de Contos e Crônicas

Melhor Livro Infantil

Melhor Livro Juvenil

Melhor Livro de Romance

Melhor Livro de Turismo e Hotelaria

Melhor Livro de Gastronomia

Confira quem ganhou o livro e a camiseta

20 de março de 2011 0

A leitora Mônica de Oliveira foi a primeira a enviar e-mail com o nome dos dois primeiros livros do cantor e escritor Humberto Gessinger, e leva sua nova obra, Mapas do Acaso — 45 Variações Sobre um Mesmo Tema.

A segunda a mandar o e-mail foi Marta Pulita, que fica com a camiseta.

Os presentes podem ser retirados a partir desta segunda-feira, na portaria do jornal Pioneiro (Rua Jacob Luchesi, 2.374, bairro Santa Catarina, Caxias do Sul).

E fique atento porque em breve haverá novos livros de presente aqui no blog.

Ganhe um livro ou uma camiseta de presente

19 de março de 2011 0

Reprodução

Em abril, o líder da Engenheiros do Hawaii, Humberto Gessinger, lança em Caxias seu mais novo livro, Mapas do Acaso — 45 Variações sobre o Mesmo Tema (144 págs, R$ 34,90), que reúne textos e letras de música. A edição é da Belas-Letras.

Mas você não precisa esperar até o lançamento para ler o livro. Ele já está nas livrarias, e você também pode ganhá-lo de presente aqui do blog.

Gostou da ideia? Então, mande já um e-mail com seu nome completo, telefone de contato e o nome dos outros dois livros de Gessinger para maristela.deves@pioneiro.com. O primeiro que enviar o e-mail com essas informações (e com o nome correto das obras) ganha a obra, autografada. O segundo fica com uma camiseta do livro.

O resultado estará aqui no blog neste domingo, e os presentes deverão ser retirados a partir do meio-dia de segunda-feira, na portaria do jornal Pioneiro (Rua Jacob Luchesi, 2.374, bairro Santa Catarina, em Caxias do Sul).

Quem quer ser escritor?

18 de março de 2011 1

Reprodução

Aqueles que escrevem e sonham em ter um livro publicado não podem perder essa oportunidade: foram abertas esta semana as inscrições para o 45º Concurso Anual Literário de Caxias do Sul.

O concurso, que já revelou vários talentos — como o escritor José Clemente Pozenato, que no início dos anos 1980 venceu em crônica, em poesia e duas vezes em obra literária —, tem como premiação a publicação dos trabalhos vencedores. Quem levar o troféu em obra literária terá o livro editado, recebendo 200 exemplares. Já os primeiros colocados em contos, crônicas e poesias serão publicados em antologia com os demais premiados, com direito a 50 exemplares do livro, mais prêmio monetário de três salários mínimos.

Os trabalhos inscritos devem ser inéditos, não podendo ter sido publicados em livro, revista ou qualquer outro meio de divulgação. Para todas as categorias, o participante deve ser maior de 16 anos. No caso de obra literária, podem participar residentes nos municípios da Encosta Superior do Nordeste do Rio Grande do Sul; para conto, crônica e poesia, somente moradores de Caxias do Sul.

Os trabalhos, em três vias e sob pseudônimos, devem ser entregues até 15 de abril na Biblioteca Municipal Dr. Demetrio Niederauer, no 4º andar da Casa da Cultura, na Rua Dr. Montaury, 1.333, no centro de Caxias. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h e nos sábados, das 8h às 12h. Também é possível enviar o material pelo correio.

Os interessados podem conseguir mais detalhes, como as especificações para a formatação do texto, no blog da biblioteca (bibliotecapublica63.blogspot.com), no site da prefeitura (www.caxias.rs.gov.br) ou pelo telefone (54) 3214.5937.