Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de outubro 2012

Hoje tem Feira em Farroupilha!

31 de outubro de 2012 0

Reprodução

A cidade de Farroupilha entra hoje no clima da literatura, com o início da sua 27ª Feira do Livro. A programação, que segue até o dia 11 junto à Rua Angelo Antonello e à Praça da Bandeira, tem como patrono o frei e escritor Jaime Bettega, e como tema, Ler: Conhecer, Imaginar, Acreditar!

As sete bancas ficarão abertas de segunda a sexta, das 9h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 19h. Haverá a presença de cerca de 15 escritores, contações de histórias, troca-troca de livros, palestras e programações artísticas. Os autores também visitam diversas escolas, para conversar com os estudantes que trabalharam previamente suas obras.

Embora a abertura oficial seja apenas às 19h de hoje, a programação já está rolando desde a manhã. Confira as atrações de hoje à tarde:

14h: peça teatral Na Magia dos Sonhos…Tudo Pode Acontecer!, no Teatro Luz e Cena
14h: escritor Armando Wartha visita a E.M.E.F Escola Eugênio Ziero
15h30min: escritor Armando Wartha visita a E.M.E.F Escola Luiz Busetti
19h: abertura oficial
19h30min: palestra Ampliando Horizontes, Confirmando Esperança, com o patrono, Frei Jaime Bettega

Novos livros em breve

25 de outubro de 2012 0

Acabo de ter uma grata notícia ao verificar no site da prefeitura de Caxias do Sul: o projeto de meu novo livro, Os Deliciosos Biscoitos de Oma Guerta, voltado ao público infantil, foi contemplado no Financiarte. Portanto, terá livro novo em breve nas livrarias, com lindas ilustrações da talentosíssima Karen Basso.

Além do meu, vários outros projetos de livros foram aprovados, entre eles Os Meninos do Burgo e Outras Crônicas, do colega Ciro Fabres Neto.  Confira os outros contemplados em Literatura neste segundo edital do ano do Financiarte:

- Plim, de Edilene Santos

- Insanidade, de Fernando Bins Sandi

- Urberlin: Haicais & Outros Poemas, de João Carlos Arendt

- Amores, Balões e Outras Coisas Breves, de Natália Borges Polesso

- Leque que Traz o Mundo, de Paulo Roberto Molardi

Biblioteca Nacional vai distribuir 2,7 milhões de livros

23 de outubro de 2012 2

Coleção homenageia Darcy Ribeiro (foto divulgação)

Na quinta-feira, a Biblioteca Nacional vai lançar a Coleção Biblioteca Básica Brasileira (BBB), que homenageia os 90 anos de nascimento do antropólogo, educador, escritor e imortal da Academia Brasileira de Letras Darcy Ribeiro. Essa coleção, apenas agora concretizada mas que já havia sido idealizada nos anos 1960 pelo próprio homenageado, será destinada às bibliotecas públicas brasileiras, numa parceria entre Fundação Biblioteca Nacional (FBN), Fundação Darcy Ribeiro e Editora UnB.

O livro América Latina: A Pátria Grande, escrito por Ribeiro, terá um relançamento especial para marcar o inicio do projeto e homenagear o seu autor. Ele abre a série dessa primeira coleção que contará com nomes como Rui Barbosa, Euclides da Cunha e Machado de Assis, entre outros. Serão levados em conta os temas O Brasil e os Brasileiros, Os Cronistas da Edificação, Cultura Popular e Cultura Erudita, Estudos Brasileiros e A Criação Literária.

Ao todo a Coleção Biblioteca Básica Brasileira contará com 150 títulos, divididos em três partes com 50 obras em cada. A previsão é que a cada bimestre, a partir de janeiro de 2013, 10 novos títulos cheguem às prateleiras das bibliotecas públicas brasileiras ao longo dos próximos três anos, com o auxílio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, da Fundação Biblioteca Nacional (SNBP/FBN). Essa é a primeira das quatro fases do projeto.

A segunda fase é a criação do site Cultive um Livro, no qual qualquer usuário poderá se cadastrar e escolher um dos 50 títulos da lista inicial da BBB e sugerir seu envio gratuito a uma escola, ponto de cultura ou pessoa física cadastrados no site.

Na fase seguinte, o SNBP e o site Cultive um Livro publicarão e distribuirão 50 obras de direito protegido (que não estão em domínio público), num total de 15 mil coleções. Na quarta e última fase, serão publicadas e distribuídas 50 obras de direito protegido por meio do SNBP e do site Cultive um Livro, perfazendo mais 15 mil coleções. Em todas as fases, também serão distribuídas coleções completas para os patrocinadores e para o Ministério da Cultura.

No total, nas quatro fases do projeto serão publicados e distribuídos gratuitamente 2,7 milhões de exemplare, sendo 900 mil livros para as bibliotecas cadastradas no SNBP. Outros 1,2 milhão de livros terão destinação pelo Site Cultive um Livro, 270 mil serão destinados ao Ministério da Cultura e 270 mil, para os patrocinadores.



Os vencedores do 54º Prêmio Jabuti

19 de outubro de 2012 0

Reprodução

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) anunciou, na noite de ontem, os melhores livros de 2011 nas 29 categorias laureadas pelo 54º Prêmio Jabuti, uma das mais tradicionais premiações literárias do Brasil.


O primeiro lugar na categoria romance ficou com o livro Nihonjin, de Oscar Nakasato. Não estranhe se você não conhecer o autor: esse é o seu romance de estreia, publicado graças ao fato de ele ter conquistado, há dois anos, o Prêmio Benvirá de Literatura, que premia livros inéditos com a publicação.



Ao menos um gaúcho está na lista das principais premiações, Fabrício Carpinejar, cujo livro Votupira o vento doido da esquina ficou em terceiro lugar na categoria infantil.


A última etapa do prêmio será no dia 28 de novembro, durante a cerimônia de premiação dos vencedores, quando também serão conhecidos os vencedores do Livro do Ano Ficção e Livro do Ano Não Ficção, prêmios máximos do Jabuti.


Os finalistas do Livro do Ano Ficção serão os primeiros colocados do Jabuti nas categorias romance; contos e crônicas; poesia; infantil e juvenil.


Confira os vencedores das principais categorias:


 


Categoria: Romance


1º Lugar: Nihonjin, de Oscar Nakasato (Editora Saraiva – Benvirá)


2º Lugar: Naqueles morros, depois da chuva, de Edival Lourenço (Editora Hedra)


3º Lugar: O estranho no corredor, de Chico Lopes (Editora 34)


 


Categoria: Contos e Crônicas


1º Lugar: O Destino das metáforas, de Sidney Rocha (Editora Iluminuras)


2º Lugar: O anão e a ninfeta, de Dalton Trevisan (Editora Record)


3º Lugar: O livro de Praga, de Sérgio Sant’Anna (Companhia das Letras)


 


Categoria: Infantil


1º Lugar: Benjamin: Poemas com desenhos e músicas, de Biágio D’Ángelo (Editora Melhoramentos)


2º Lugar: O herói imóvel, de Rosa Amanda Strausz (Editora Rovelle)


3º Lugar: Votupira o vento doido da esquina, de Fabrício Carpinejar (Editora SM)


 


Categoria: Juvenil


1º Lugar: A mocinha do Mercado Central, de Stella Maris Rezende (Editora Globo)


2º Lugar: A guardiã dos segredos de família, de Stella Maris Rezende (Editora SM)


3º Lugar: As memórias de Eugênia, de Marcos Bagno (Editora Positivo)


 


Categoria: Poesia


1º Lugar: Alumbramentos, de Maria Lúcia Dal Farra (Editora Iluminuras)


2º Lugar: Vesuvio, de Zulmira Ribeiro Tavares (Companhia das Letras)


3º Lugar: Roça Barroca, de Josely Vianna Baptista (Cosac & Naify)



Novo livro de Martha Medeiros

18 de outubro de 2012 0

Reprodução

Depois do sucesso de Feliz por Nada, a escritora gaúcha Martha Medeiros acaba de lançar seu mais novo livro, Um Lugar na Janela: Relatos de Viagem (L&PM, 192 páginas, R$ 32).

Nele, a cronista abre espaço para a viajante, em textos nos quais tudo aconteceu de verdade – as melhores lembranças, as grandes furadas ainda em tempos pré-internet, as paisagens de tirar o fôlego. A autora compartilha com seus leitores as mais afetuosas memórias de viagens feitas em várias épocas da vida, aos vinte e poucos anos e sem dinheiro, depois, já mais estruturada, mas com o mesmo espírito aventureiro, e com diversos acompanhantes: as amigas, o marido, as filhas, o namorado, sozinha.

Com o mesmo estilo pessoal das crônicas, em  Um Lugar na Janela: Relatos de Viagem Martha Medeiros transmite o que de melhor se leva de uma viagem, as recordações, desde uma mochilagem pela Europa, uma aventura em Machu Picchu, uma temporada no Chile ou poucos dias no Japão.

Veranópolis celebra os livros

18 de outubro de 2012 1

Reprodução

No mesmo dia em que Caxias do Sul encerrava sua 28ª Feira do Livro, no último domingo, a Praça XV de Novembro tornava-se o endereço dos livros na cidade de Veranópolis, com a abertura da 20ª Feira do Livro.

A programação, segue até o próximo domingo, tem como tema uma frase de Drummond, Aprendi novas palavras e tornei outras mais belas, e como patrono, o escritor Uili Bergamin. Entre as atividades, gincana literária, lançamento de livros e visita de escritores a escolas.

Hoje, por exemplo, um dos destaques é a presença do escritor Luís Dill conversando com alunos de várias escolas.

Confira a programação desta quinta na Feira: 

9h às 17h: Contando Histórias: Eu conto, Tu contas… Regina Coeli e a Biblioteca contam… Alunas do Normal e a Biblioteca Mansueto Bernardi contando histórias, na Praça XV de Novembro e Biblioteca Pública

8h: Palestra com o Patrono da Feira do Livro Uili Bergamin: “Minha História Literária”, para alunos de 7ª e 8ª série na EMEF Adriano Farina

8h: Projeto Escritor na Escola: Luís Dill no Colégio Regina Coeli (ensino médio)

8h 30min: Espetáculo Saltimbancos, com o Grupo Máscara, para alunos das Escolas de Educação Infantil, na SOAL

9h 15min: Palestra com o Patrono da Feira do Livro Uili Bergamin: “Minha História Literária”, para alunos de 7ª e 8ª série na EMEF Felipe dos Santos

9h 30min: Projeto Escritor na Escola: Luís Dill na EMEF Irmão Jerônimo (6ª a 8ª série)

10h: Espetáculo Saltimbancos, com o Grupo Máscara, paraalunos de 6º ano e 6ª série, na SOAL

10h 30min: Palestra com o Patrono da Feira do Livro Uili Bergamin: “Minha História Literária”, para alunos de 7ª e 8ª série na EMEF Irmão Jerônimo

10h 45min: Projeto Escritor na Escola: Luís Dill no CETEC

14h: Espetáculo Melancia, coco verde, de Simões Lopes Neto, com o grupo de teatro da EMEF Adriano Farina, na Praça XV de Novembro

18h: Projeto de Danças das Escolas Municipais no Coreto da Praça XV de Novembro

18h: Lançamento do livro Poemas de uma vida, do escritor veranense Darlan Marini, na Casa da Cultura

19h: Grupo Teatral Fratelli de Cuore apresenta Saga Italiana — Vitória Ítalo Brasileira. Participação do grupo Ragazzi Dei Monti, na Casa da Cultura



Livro de J.K. Rowling custará R$ 49,90

09 de outubro de 2012 0

Mais uma notícia para os fãs de J.K. Rowling: Uma Morte Súbita — que, como anunciamos mais cedo em outro post, será o título brasileiro do primeiro romance adulto da autora, The Casual Vacancy — já está em pré-venda em algumas livrarias online, como a Cultura.

Segundo a assessoria da editora Nova Fronteira, obra, que sai no início de dezembro, terá 512 páginas  e custará R$ 49,90 — ou seja, R$ 20 a menos do que a versão em inglês, que está sendo vendida por R$ 69,90.

'Uma Morte Súbita' é o nome em português do novo livro de J.K. Rowling

09 de outubro de 2012 0

The Casual Vacancy, novo livro da britânica J.K. Rowling, será lançado no Brasil com o título Uma Morte Súbita, anunciou agora há pouco a editora Nova Fronteira, detentora dos direitos no país.

A tradução do romance é assinada por Maria Helena Rouanet, responsável pelo texto em português de O Caçador de Pipas, entre outras obras.

Publicado em inglês no dia 27 de setembro, o romance vendeu 124 mil exemplares no Reino Unido em apenas uma semana.

Uma Morte Súbita chega ao Brasil na primeira semana de dezembro.

Sintonia nos mais vendidos

08 de outubro de 2012 0

Reproduções

A 28ª Feira do Livro de Caxias do Sul ainda não acabou e pode reservar surpresas até o próximo domingo, mas, por enquanto, uma pesquisa extraoficial sobre os livros mais vendidos, feita pelo jornal Pioneiro em 10 das 46 bancas, mostrou que os leitores caxienses seguem  a tendência do restante do país.


O campeão absoluto de referências pelos livreiros foi o romance erótico Cinquenta Tons de Cinza, da inglesa E.L. James, apontado como o mais procurado em sete das 10 bancas pesquisadas. O segundo livro da mesma trilogia, Cinquenta Tons Mais Escuros, vem na sequência, com grande procura em seis das bancas. E esses dois mesmos livros lideram também o ranking de mais vendidos do Brasil segundo o site especializado Publishnews: somente em uma semana, as livrarias consultadas pelo site venderam 33.290 exemplares do primeiro título, e 20.476 do segundo.

A Queda, de Diogo Mainardi, que também aparece na pesquisa do Pioneiro na Feira, é o quarto mais vendido do ranking geral da Publishnews, e outros livros que aparecem em ambas as listas são Inverno do Mundo, de Ken Follett, Um Porto Seguro, de Nicholas Sparks, e o infantil Diário de um Banana, de Jeff Kinney.

E o blog quer saber: o que você já comprou e/ou ainda pretende comprar nesta Feira do Livro? Deixe seu comentário!

Sábado de autógrafos

06 de outubro de 2012 0

A 28ª Feira do Livro, iniciada há mais de uma semana e que segue até o dia 14 na Praça Dante Alighieri, em Caxias do Sul, vem sendo um prato cheio para quem quer conhecer novas obras e autores. E este sábado também está repleto de lançamentos.

Às 11h, começou a sessão de autógrafos do livro infantil O Sumiço do Canário (Belas-Letras, 32 páginas, R$ 24,90), de Alessandra Rech, no Palco Infantil — a autora ainda deve estar lá autografando.

À tarde, às 15h,  Selenir Correa Gonçalves Kronbauer e Margareth Fadanelli Simionato autografam Articulando Saberes: na formação de professores (Paulinas, 144 páginas, R$ 16), no Café Cultural. No mesmo horário, o jovem escritor Pedro Guerra autografa o romance policial Você Pode Guardar um Segredo? (Baraúna, 315 páginas, R$ 14,90), na Sala de Autógrafos.

 

Ainda às 15h, no Café Cultural, o ex-patrono Marcos Fernando Kirst lança o livro de poemas Em Silêncios (Maneco, 144 páginas, R$ 25), e às 16h Delfino Basso estará na Sala de Autógrafos para lançar o romance Seguindo-lhe os Passos (EST, R$ 25). 


O livro infantil Meu Amigo Dick (Quatrilho Editorial , 24 páginas, R$ 19,90), será autografado às 16h no Café Cultural por Alexandro Lima, e no mesmo horário outra obra infantil, Em Nome da Mãe, em Nome do Pai (Paulinas, 32 páginas, R$ 18) estará sendo autografada por Kalunga no Palco Infantil.

Ainda às 16h, o patrono desta Feira do Livro, Gilmar Marcílio, autografa o livro de crônicas Tempos Felizes (Belas-Letras, 144 páginas, R$ 29,90) no Leiturário.

Pequenas Indulgências (352 páginas, R$ 40), de Cláudio Abreu, tem lançamento às 17h, na Sala de Autógrafos, e Ponto de Partilha II (Literaris, 136 páginas, R$ 25), de Ronaldo Lucena e Valesca de Assis (Org.), às 17h, no Café Cultural.

 Às 18h, a escritora Rejane Romani Rech autografa o romance Mulheres e Destinos (Maneco, 224 páginas, R$ 32), na Sala de Autógrafos.

Para encerrar, Alcova dos Anjos (Quatrilho Editorial, 80 páginas, R$ 19,90), de Adriano Moreira, tem sessão de autógrafos às 18h, no Café Cultural.