
Reprodução
Sessão “efemérides por atacado”… Como esta semana não fiz ainda nenhum post falando dos acontecimentos literários de cada data, seguem abaixo os de ontem e de hoje.
Ontem:
Dia 29 de janeiro, foi dia de lembrar o dramaturgo e escritor russo Anton Tchecov, nascido nessa data em 1860 e considerado um dos maiores contistas da história. Entre suas principais características estão inovações formais que influenciaram na evolução do gênero conto – foi,por exemplo, um dos primeiros a usar o fluxo de consciência, além de rejeitar o própósito moral da literatura tradicional.
Outro ponto a destacar é que, para Tchecov, não era papel do escritor fazer um texto fácil, que desse todas as respostas ao leitor, mas sim o de fazer perguntas que pudessem instigá-lo.
Hoje:
Dia 30 de janeiro, seria aniversário de um grande poeta gaúcho, o “pajador” Jayme Caetano Braun, nascido em 1924 em Timbaúva, hoje município de Bossoroca e na época interior de São Luiz Gonzaga. Morto em 1999, ele foi co-fundador da Academia Nativista Estância da Poesia Crioula , grupo de poetas tradicionalistas que se reuniu no final dos anos 1950 em Porto Alegre.
Entre outros trabalhos, publicou poemas em jornais do interior e da Capital, além de lançar vários livros de poesia tradicionalista, como Galpão de Estância (1954 ), De Fogão em Fogão (1958 ), Potreiro de Guaxos (1965 ), Bota de Garrão (1966 ), Brasil Grande do Sul (1966), Passagens Perdidas (1966), Pendão Farrapo (1978 ), Payador e Troveiro (1990) e 50 Anos de Poesia (1996).

Luiz Ávila, banco de dados