Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts do dia 3 maio 2013

'O Grande Gatsby' em edição bilíngue

03 de maio de 2013 1

Reprodução

É fato que quando um livro vira filme — seja ele um clássico ou a febre do momento — a venda da versão impressa ganha um (bom) impulso nas livrarias. Atenta a esse fenômeno, a editora Landmark acaba de lançar uma nova e primorosa edição da obra-prima de F. Scott Fitzgerald, O Grande Gatsby, em versão bilíngue português-inglês e, claro, com a capa remetendo ao filme, que tem estreia prevista para junho nos cinemas brasileiros.


Considerado um dos melhore romances de língua inglesa do século 20 e o “grande romance americano”, O Grande Gatsby descreve a vida da alta sociedade, ambientado em Nova York e no litoral de Long Island, durante o verão de 1922, com uma aguda reflexão crítica. Além de destacar uma sociedade obcecada por riqueza e status, o romance também apresenta os problemas da economia durante a Primeira Guerra Mundial, a proibição de bebidas alcoólicas, o aumento do crime organizado com o contrabando de bebidas, surgimento de novos milionários e a história de amor entre Jay Gatsby e Daisy.

Gatsby e Daisy se conhecem cinco anos antes do começo da história. Ela é uma bela jovem da Louisiana e Gatsby, um jovem oficial da marinha sem qualquer riqueza, e ambos se apaixonam. Porém, enquanto Gatsby cumpre seu dever como oficial na Primeira Guerra, Daisy se casa com o bruto, intolerante, mas milionário Tom Buchanan. Após o término da guerra, Gatsby se dedica inteiramente a reconquistar o amor de Daisy. Para isso, busca fazer fortuna a qualquer preço e promove muitas festas, na esperança de que ela compareça. A história é contada através dos olhos do amigo e vizinho onipresente de Gatsby, Nick Carraway, que mora em uma casa humilde próxima a mansão e se indaga sobre a exuberância, prepotência e falta de cultura das demais personagens.

A obra teve seis adaptações para o cinema, sendo a primeira de 1926 e a mais recente, em vias de estrear por aqui, a de Baz Luhrmann, com os atores Leonardo Dicaprio (Jay Gatsby), Carey Mulligan (Daisy Buchanan), Tobey Maguire (Nick Carraway) e Joel Edgerton (Tom Buchanan) no elenco.

A edição da Landmark vem com 224 páginas e preço de capa de R$ 30. Há ainda uma versão em e-book, por R$ 9,80.