Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts do dia 8 maio 2013

Lançamento: 'A Guerra'

08 de maio de 2013 0

Reprodução

Já falei por aqui, numa resenha dupla, sobre os livros O Motivo e A Missão, de Patrick Ness, os dois primeiros volumes da ótima trilogia Mundo em Caos. Pois acabo de saber que está chegando às livrarias, neste mês, o terceiro e último volume da série, A Guerra (editora Pandorga, 544 páginas, R$ 39,90).

Para relembrar a história: no primeiro livro, o menino Todd Hewitt está prestes a completar 13 anos, quando se tornará oficialmente um homem. Ele é o último garoto de Prentissburgo, uma cidade onde também não existem mulheres. Mas essa não é a única diferença do lugar: ali, todos escutam os pensamentos de todos, vivendo num constante ruído, sem possibilidade de segredos.

Entretanto, durante um passeio na mata, Todd vai encontrar algo que ele nunca conheceu: um silêncio, um buraco no ruído. E vai descobrir que, ao contrário do que sempre acreditara, Prentissburgo guarda, sim, seus segredos. Acompanhado de Viola, a primeira menina que ele já conheceu, ele parte numa aventura de vida ou morte, que se estende pelo segundo livro, sempre com novas surpresas para Todd e para o leitor. Afinal, nada nunca é o que parece.

Agora, em A Guerra, Todd e Viola vão ter de lidar com diferenças de opinião, agravamento nas questões políticas, armas químicas e de fogo e também escassez de alimentos. Isso porque uma nova guerra com os spackles começou, e nem sempre é fácil distiguir o bem e o mal. É possível uma amizade — ou algo mais — resisitir quando se está em lados opostos da batalha? E quem, afinal, está certo? É correto matar alguns para salva muitos? Há redenção após tantos erros?

Enfim, o livro promete ser denso (e tenso) como os anteriores, provocando questionamentos e prendendo o leitor até o fim, mesmo com suas mais de 500 páginas. Vale lembrar que a série é voltada ao público juvenil, mas é também ótima leitura para adultos.

Só senti falta, na capa, dos rostos que caracterizaram os dois primeiros volumes. Mesmo assim, já vou procurar pelo meu exemplar nas livrarias…



Conversa com escritor

08 de maio de 2013 0

Hoje à noite, a Associação dos Amigos da Casa da Cultura, em parceria com o Departamento do Livro e da Leitura, a Biblioteca Municipal Dr.Demetrio Niederauer e a Galeria de Arte Gerd Bornheim, promove a palestra Contos de Amores Vãos, com o escritor Uili Bergamin, autor de livro homônimo.

O encontro, com início 19h30min, será no 3º andar da biblioteca (Rua Dr. Montaury, 1.333), no centro de Caxias do Sul. A entrada é franca.