Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

UFSC já tem prédio para sede do campus Blumenau

10 de dezembro de 2013 52

W_UFSC_p
Faixa no topo do prédio anuncia novas instalações da UFSC em Blumenau
Foto: Jandyr Nascimento

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) já escolheu o imóvel que vai abrigar a sede administrativa do campus do Vale do Itajaí, em Blumenau. O prédio fica na Rua Pomerode, no Bairro Salto do Norte, e ao mesmo tempo que está sendo finalizado, está sendo adaptado para as atividades da instituição de ensino.

A previsão do pró-reitor adjunto de graduação da UFSC e presidente da comissão de implantação do campus, Rogério Luiz de Souza, é de que tudo esteja pronto em fevereiro.

Além da sede administrativa, o prédio de três andares vai abrigar também biblioteca, refeitório, algumas salas de aula e pequenos laboratórios. As aulas de licenciatura de Química e Matemática, por exemplo, serão na sede administrativa.

A UFSC também vai usar salas de aula do Instituto Federal Catarinense (IFC), no Bairro Badenfurt, e laboratórios do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), no Bairro Bela Vista, em Gaspar.

Apesar da faixa na fachada do imóvel anunciando as novas instalações da UFSC em Blumenau, o contrato de aluguel ainda não foi assinado. Está na Procuradoria Federal da universidade, onde passa por uma avaliação jurídica.

Comente abaixo

comentários

Comentários (52)

  • Morador do Garcia diz: 10 de dezembro de 2013

    Falam, falam..

    Tanto falam em descentralizar e os moradores do Garcia e da Velha ficam novamente sem NENHUMA FACULDADE.

    Agora um morador do Garcia ou da Velha terão que passar pelo centro afogando mais ainda o trânsito,

    Levaremos aproximadamente 1:30 só para chegar na faculdade….

    Que cidade é esta que tanto falam em descentralizar.

    Até parece que instalando no Salto do Norte, aliviarão o trânsito no centro, eu por exemplo vou ajudar a congestionar o trânsito do SUL, do CENTRO e ainda do NORTE.

  • Rodrigo diz: 10 de dezembro de 2013

    o Morador do Garcia, bom mesmo seria colocar uma faculdade la no fim do garcia né? assim teria que a cidade inteira ir pro garcia, entupir mais a rua amazonas do q ja é…. sendo que.. iriam fazer aonde la? na Nova Russia?
    problema que todo mundo quer uma faculdade do lado de casa…….. e nos grandes centros, Sao Paulo, vc acha que as pessoas não tem que atravessar a cidade para fazerem suas coisas? acho que voce deveria pensar no crescimento e evolução da cidade, pois se voce não sabe, as coisas estao se direcionando para as itoupavas, o UNICO lugar de blumenau que ainda suporta crescimento

  • IK diz: 10 de dezembro de 2013

    Nós temos que começar a votar em GESTORES. Não advogados para Prefeito. E Analfabetos para vereadores. (Pelo menos alguns). Ou falei alguma bobagem????
    Essa politicagem NA~ENTENDE absolutamente de nada. NADA OUVIRAM?
    Eu ja falei tanto, que tem que tirar os COLEGIOS particulares tambem do CENTRO.
    Vejam a ZONA que é ir ao centro: Las pelas 7:30 / 11:30 e 17:30. Da só RIQUINHOS em fila dupla na rua 7. CADE A GUARDA?????????????????????????????????

  • Cidade retrógrada diz: 10 de dezembro de 2013

    kkkkkkkk.. é engraçado ver como as pessoas reclamam… se não tinha federal era por que era ruim, agora que tem reclamam da localização!! é coloquem a federal la na gloria ou melhor no parque das nascentes… kkkkk que piada esses “burromenauenses”. Façam como todos fazem e se mudem para uma região que lhes facilitem a vida! Façam como o resto do mundo faz , ao invés de ficar reclamando!! Saiam da zona de conforto. Se seu trabalho é longe ou faculdade e etc, se mude!! simples assim!! Ou todos tem raízes com uma árvore?? E pra quem não sabe muito de geografia, a região onde a federal está se mudando é mais central que o garcia…

  • Morador do Garcia diz: 10 de dezembro de 2013

    Não estou falando para colocar a FEDERAL no Garcia, mas estou falando que a federal está fora de mão, só ficou na mão para quem mora na região NORTE e Blumenau tem LESTE, OESTE e SUL.

    Outra coisa o trânsito da região NORTE é excelente mesmo, é só olharmos para a região da UNIASSELVI, isso fluí que é uma maravilha.

    NÃO MAIS COMODO e sim MAIS DESCENTRALIZADO, se na região NORTE já tem uma instituição superior, então deveriam pensar em outras regiões que não tem nenhuma como a VELHA, o GARCIA, ou mesmo a região LESTE,

    Isso sim é descentralizar. O que estão fazendo é centralizar no CANTO NORTE, é pior que CENTRALIZAR no CENTRO.

    Agora vamos para a realidade, já está instalada, e vejamos nos próximos anos o movimento de veículos indo da região SUL, LESTE e OESTE para o NORTE.

  • Celso diz: 10 de dezembro de 2013

    Bom pelo menos a UFSC não chamou o nosso campus de VALE DO ITAJAI.
    provavelmente em respeito a história que Blumenau tem para com a região.
    O que infelizmente alguns insistem em nos chamar de Vale do Itajai.

  • Sergio diz: 10 de dezembro de 2013

    Entendo que está correto o local escolhido. Sempre haverá quem tenha que se deslocar mais… Outra, a localização da UFEDERALSC não tem qualquer relação com prefeito ou vereador… É FEDERAL, da União, e estas decisões são tomadas, no caso da UFSC, em Florianópolis, pela reitoria. O máximo que prefeito e vereador podem fazer, é exercer pressão política…

  • marcos diz: 10 de dezembro de 2013

    70% da população votam no advogado e nos analfabetos e depois ficam reclamando que não tem gestores na administração..!!! na hora de votar, votam em sorrizinho amarelo e depois ficam 4 anos reclamando…

  • Vânia diz: 10 de dezembro de 2013

    INFELIZMENTE vivemos em uma cidade de MUITOS INTERESSES e de poucos INTERESSANTES.

    Concluíndo:
    O novo presídio estará a 4km do CENTRO.
    A UFSC estará a 20km do CENTRO.

    E o povo aplaude….

    Fico mais espantada com os comentários, “entendo que está correto o local escolhido”

  • WALDIR diz: 10 de dezembro de 2013

    ALELUIA ,ALELUIA FINALMENTE UMA BOA NOTICIA UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA EM BLUMENAU E O QUE É MELHOR DE GRACA NÓS MERECEMOS NOSSOS FILHOS E NETOS MERECEMOS AGORA É SÓ BOTAR A INTELEGENCIA E A CAPACIDADE NOSSA E PRONTO CENTENAS DE ALUNOS COM O FUTURO GARANTIDO

  • Alan diz: 10 de dezembro de 2013

    É fácil só criticar. Quando não tinha, reclamavam, agora que tem, reclamam. Tem pessoas que vivem pra achar defeito em tudo. Defendo a localização do câmpus, pois em breve teremos a ponte do badenfurt sendo concluída, o que irá facilitar o acesso, além do mais, gente que só conhece um caminho pra chegar em determinado ponto, não merece nem a oportunidade de comentar aqui.

  • Meio tonta com tanta bobagem diz: 10 de dezembro de 2013

    Tava aqui pensando como o povo é egoísta…todo mundo quer as coisas do seu ladinho, mas não dá pra por tudo do lado de todo mundo, não é mesmo? Bom, tinha que ter uma sede, pois bem, agora temos uma sede. Perto de alguns, longe de outros e muito mais longe pra outros ainda. É a vida, isso é o crescimento urbano, não podemos fugir dessa realidade de Blumenau.
    Em relação a questão do trânsito, apontem um lugar nesta cidade onde não há filas nos horários de pico!! Não há, em maior ou menor proporção, mas em todas as regiões há problemas, isso é fato. A cidade tem crescido muito nos últimos anos, a população vem aumentando desproporcionalmente, com isso a frota de veículos aumenta numa proporção gigantesca já que o poder aquisitivo também aumenta. Aqui o dinheiro gira e o povo compra de tudo, inclusive veículos, tendo em vista que o transporte público, apesar de não ser ruim, mas é insuficiente, o que gera a ambição de andar motorizado para o maior conforto e comodidade. O que nos resta é lutar, ao votar, por melhores condições de tráfego em veículos particulares, mas principalmente, por um transporte público mais eficiente. É aquela velha histórinha no Brasil, pobre anda de carro, enquanto os ricos, nos países desenvolvidos, andam de transporte público. Diferença interessante, não é mesmo?!
    Outra coisa interessante que observei, foi que um cidadão que se diz entendido de geografia, criticou um outro que falava sobre o Garcia: bom pessoa entendida de geografia blumenauense, Nova Rússia não é no Garcia criatura, o bairro Garcia vai até o terminal Garcia, depois dali tem bairro Glória, Progresso, Jordão, etc, etc, etc. Quantos minutos dá desse terminal até o centro da cidade, pra ser mais exato a rua XV? E quanto daria do Salto do Norte até essa mesma rua?
    Sem defender ninguém, mais antes de criticar a inteligência de alguém certifique-se do que você fala, pelo menos.
    Uma coisa é certa, daqui pra frente o futuro da cidade é incerto, a única certeza é que é muita gente pra pouco espaço. O que se tem que fazer é mudar esse nosso pensamentozinho besta e pobre de achar que tudo tem que ser ao nosso bem próprio e investir, investir e investir em mobilidade urbana. É o que nos resta!

  • Rubens Horst diz: 10 de dezembro de 2013

    Muito inteligente o comentário da pessoa que se apresenta como “Meio tonta com tanta bobagem”. concordo.

    Não dá pra agradar a todos…..

    Para a pessoa que se apresenta como “cidade retrógrada”, se você vive ou trabalha em Blumenau, CAI FORA……. não precisamos de pessoas como você… se você não é daqui….. NÃO TE METE……..

    Blumenau como toda cidade tem problemas, sim e muitos, temos problemas de mobilidade urbana, nas áreas de Educação, Saúde, Segurança, problemas com políticos…. mas temos obrigação de ajudar……não basta apenas criticar…. vamos trabalhar para melhorar……

    Nunca tivemos uma universidade pública, agora que temos, e eu acredito, que está bem localizada…….e lembremos…. esse prédio ainda não é o definitívo, pois o prédio, tomara que seja nas Itoupavas, de preferencia na Itoupava Rega para o “Morador do Garcia” perder 5 horas para poder via e estudar……

    Oras bolas, vamos parar de apenas criticar……….

    Vou lançar o slogam, “BLUMENAU, AME OU DEIXE-O”.

  • Augustinho diz: 10 de dezembro de 2013

    Estão todos tão bem informados com relação a instalação da UFSC em Blumenau que os inscritos no vestibular de 500 vagas oferecidas são 347.

  • Diogo diz: 10 de dezembro de 2013

    Distância não é problema pra quem quer estudar. Que bom que o negócio começou a andar.

  • só olhar no mapa Meio tonta com tanta bobagem diz diz: 10 de dezembro de 2013

    pra quem ainda acha que salto do norte é no norte da cidade e que o centro é exatamente no centro, basta olhar o mapa no link abaixo
    https://maps.google.com.br/maps?hl=pt-BR&tab=wl

    Se traçarmos uma linha imaginaria exatamente cortando a cidade ao meio, veremos que o centro fica na região da itoupava norte, salto do norte, que de norte não tem anda apenas o nome. E todos verão que o centro hj chamado, fica mais deslocado ao para o sul da cidade. Mas muitos aqui nunca se quer devem ter parado pra ver um fato tão corriqueiro e postam um monte de asneiras dizendo que o salto do norte é região norte da cidade.

  • Dieter diz: 10 de dezembro de 2013

    Concorda com a Vânia.

    NÃO está certo o presídio vir para a Ponta Aguda, bem próximo do centro, até porque o nome do presídio será COMPLEXO PRISIONAL DO VALE DO ITAJAI.

    E a UFSC ir para longe do centro da cidade e leva o nome de CAMPUS DE BLUMENAU.

    Então agora o centro será o CENTRO DO VALE DO ITAJAÍ e o NORTE será o CENTRO DE BLUMENAU.

    Cadê o plano diretor desta cidade ??????????

  • Marcelo Linhares diz: 10 de dezembro de 2013

    Será que estão achando que esse campus da UFSC é só pra moradores de Blumenau ? claro que NÃO, é muita falta de informação acreditar nisso, ela sera instalada em uma região que possa atender a cidades vizinhas, ou quem mora em outra cidade aqui da região não poderá se matricular? “Naturalidade” sera critério de avaliação ? A mesma distancia percorrida pelo morador do Garcia, sera percorrida pelos moradores de GASPAR, INDAIAL, TIMBÓ e outras mais distantes, então a ideia é termos mais uma opção de estudo na região, além das Instituições de Ensino Superior já existentes.

  • Morador do Garcia diz: 10 de dezembro de 2013

    OK, concordo com a explicação do Marcelo Linhares,

    A distância percorrida por um morador do GARCIA é a mesma que um morador de INDAIAL, TIMBÓ …

    Mas quero lembrar um fato importante:

    - O Campus da UFSC é o campus de BLUMENAU e não do VALE DO ITAJAÍ, então a prioridade seriam os bairros de Blumenau e depois as cidades vizinhas.

  • André diz: 10 de dezembro de 2013

    OK, então se a distância do GARCIA é a mesma de INDAIAL, TIMBÓ …, então vamos municipalizar o GARCIA.
    Se o GARCIA for municipio será muito melhor para o GARCIA, e pior para BLUMENAU, pois muita gente esquece o valor total arrecadado de impostos somente pelo GARCIA.

    NO GARCIA TEM A SOUZA CRUZ, sabem quanto gera de impostos, principalmente falando de impostos FEDERAIS, já que a UFSC é FEDERAL.

    Muito, mas muito mais do que o bairro recebe de investimentos,

    O Garcia só toma investimentos do tipo minha casa, minha vida, não tem nenhum campo universitário instalado em seu bairro, parece formiga trabalhando para sustentar os investimentos no NORTE da cidade de Blumenau.

  • Pedrinho diz: 10 de dezembro de 2013

    Gostei do mapa do google, gostei mais ainda da tal linha imaginária e reta que ligaria o Garcia ao Salto do Norte.

    Me parece que está faltando um túnel naquela região para poder aproximar o povo de lá.

  • Marcelo Linhares diz: 10 de dezembro de 2013

    Em momento algum quero aqui desmerecer o Bairro GARCIA por seus tributos arrecadados e cito alem da Souza Cruz outra empresa de grande porte, a Coteminas (Antiga ARTEX, e mais antiga ainda Empresa GARCIA), mas, em se tratando de deslocamento sejamos objetivos, o bairro dispõe de somente 2 vias de acesso para entrar e sair do Bairro, que seriam, a Rua Amazonas (com seus buracos) e Hermann Huscher (pois outras vias sem pavimentação, não estou considerando nesse texto (Rua Irapuru conhecida como rua da garuva) que da acesso a Gaspar) então em termos de locomoção iria travar.

  • Morador do Garcia diz: 10 de dezembro de 2013

    Exatamente Marcelo Linhares,

    Por isso que deveria ser no CENTRO DE BLUMENAU, não acho que o morador do Salto do Norte tenha que ir para o Garcia, mas também não concordo que todos os moradores da região SUL de Blumenau tenham que ir ao NORTE.

    As vias da região SUL já são ruins para o pessoal do SUL, as do NORTE para o pessoal do NORTE …

    Então porque encher mais ainda no NORTE?

  • Alysson diz: 10 de dezembro de 2013

    Se pelo menos tiverem um curso de engenharia bom que formem bons engenheiros e que façam um viaduto decente, não aquela aberração da 470, por mim podem fazer federal até na vila itoupava… ou façam como a Uniasselvi, que tem a Pós-Graduação no centro, em horários excelentes (noites)… deixem de mi-mi-mi… quero ver quem tá aqui reclamando e que vai mesmo pra federal… aposto que tanta reclamação é de quem sequer deseja fazer uma faculdade e se tornar um bom profissional…

  • Diego Nasato diz: 10 de dezembro de 2013

    Os lugares escolhidos, mesmo que provisórios, são sim muito bons pois facilitam a vida da população. Indaial, Gaspar, Timbó e Pomerode, possuem juntos quase 200 mil habitantes, e não podemos achar que somos donos desse campus, pois ele é sim para o Vale do Itajaí. E tem mais um detalhe: a população da região “Norte” de Blumenau, que na realidade é mais central do que o atual centro e imediações, possui cerca de 130 mil habitantes, ou quase metade de Blumenau.
    Vale lembrar que os principais imóveis cotados para receber o Campus definitivo também são lá. Não adianta, se querem ver uma cidade crescer, não é colocando algo no “centro” que irá melhorar. Olhando para o contexto de maneira macroeconômica, você estaria prejudicando a cidade e a região. O Norte de Blumenau é sim o futuro, e isso não depende do governo. É lá que a cidade cresce e crescerá, deixar a região de lado agora é condenar a população futura a enfrentar problemas ainda maiores. Sobre os impostos, já que eles dão tanto ego às pessoas e suas regiões: como a maior parte dos produtos da Souza Cruz são para a exportação, eles possuem uma carga tributária bastante reduzida, em alguns casos até isenta. Só pra deixar claro.

  • André Silva diz: 10 de dezembro de 2013

    Parece um puxadinho.

  • Para os resmungões diz: 11 de dezembro de 2013

    Quando não tinha federal reclamavam agora que tem também reclamam!! A verdade é que a maioria do povo dessa cidade não merece uma federal!! Bando de provincianos resmungões que nada mais sabem fazer! Queria eu poder ter uma federal para estudar a 6 anos atrás quando comecei a fazer minha graduação!! Andava 30 km por dia em transporte público da Itoupava Central todo até próximo do centro!! É isso mesmo a região NORTE como muitos dizem precisar andas mais de 15km para chegar do “CENTRO” como alguns chamam, enquanto a chamada “REGIÃO SUL” do Garcia está ao lado do mesmo!! Geograficamente qualquer analfabeto consegue ver que o “CENTRO” é mais perto do Garcia do que do resto dos bairros!! A localização da nova federal está ótima, pois quem quer estudar e tem vontade de crescer, vence qualquer barreira!! Aos resmungões sugiro se mudarem se seu bairro não atendem suas necessidades!!

  • Henrique FM diz: 11 de dezembro de 2013

    é só uma sede provisória (ok, este provisório pode ser relativo), ainda tem muita coisa para acontecer. Acho que mais importante que o campus do IFC e IFSC estejam prontos e estruturados para receber os alunos da UFSC. Inclusive com mais linhas de ônibus.

    Durante muito tempo Blumenau teve uma cadeia, na Rua Itajaí ( peto da Sulfabril) nem por isso o centro da cidade se transformou em um lugar horrível.

  • Meio tonta com tanta bobagem diz: 11 de dezembro de 2013

    Pois é né Pedrinho…nós podíamos pegar nosso jatinho e fazer o trajeto imaginário em linha reta que nosso colega Diogo nos disse. Ah tá! Esqueci que não tenho um jatinho e que não andamos em linha reta…báh e agora?
    E Rubens, acho que achei minha alma gêmea, amei seu slogam e concordo plenamente com ele. Ninguém está preso a essa cidade e seus intermináveis problemas. Insatisfeito? Vaza e não enche o saco. Menos um pra atolar o trânsito daqui.
    Moro no Garcia, é no Garcia tão polêmico! Estudei na Uniasselvi. Já trabalhei próximo a Br 470 e no bairro Velha ao mesmo tempo. Todos os trajetos de busão mesmo e horário de pico. Bom? Com certeza não! Mas quando se aceita uma condição, seja trabalho ou estudo, já se conhece prós e contras. É só uma questão de planejamento e organização pessoal.
    Vamos parar de ver só o lado ruim das coisas e nos orgulhar por termos um campo da UFSC aqui pertinho.
    “Quem quer faz, quem não quer, arruma uma desculpa.”
    E vamos aderir a campanha do Rubens Horst!“BLUMENAU, AME OU DEIXE-O”

  • Tanta bobagem, mas… diz: 11 de dezembro de 2013

    Realmente é muita baboseira junta. Mas opiniões como a do Diego Nosato são acertadas. Até a tal da “linha imaginaria” não está errada. Pois se observamos realmente o mapa, veremos que o centro não é na localização hoje conhecida, e sim na região do salto do norte e itoupava norte. Região por sinal, escolhida para receber o novo centro cívico de acordo com o plano BNU 2050. Creio que as pessoas que criticaram nem se quer olharam o mapa ou desconhecem a cidade, ou quem sabe não conseguiram interpretar o que a pessoa quis dizer… mas enfim.. CONCORDO 100% COM O DIEGO NOSATO.

  • Morador do Garcia diz: 11 de dezembro de 2013

    Então é isso.

    Vou pegar o ônibus pela manhã e ir até o Salto do Norte, para assistir a aula, a tarde tenho que ir ao laboratório, então pego mais meia dúzia de ônibus e vou até a cidade de Gaspar no BELA VISTA, depois volto para minha casa.
    ISSO É PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO !!!

  • Vania diz: 11 de dezembro de 2013

    Como disseram acima, todos os terrenos para a instalação da UFSC eram na região NORTE, e porque o do presídio será na região LESTE.

    No meu ponto de vista o terreno onde será instalado o presídio daria um ótimo campus para a UFSC, poderia crescer muito naquela região, não estaria atrapalhando ninguém.

    Para quem diga que o CENTRO é nas imediações da rua Pomerode, então sou franca em afirmar que lá não é o local ideal para instalar o campus da UFSC, pois não podemos instalar uma faculdade no “CENTRO”, pois os centros não comportam tanto veículos e escolas particulares.

    Deveriam mudar o plano diretor já e evitar que estragam o “futuro centro” instalando a UFSC nele, até porque já temos a UNIASSELVI no mesmo CENTRO.

    Já pensou hoje a FURB na XV e a UNIASSELVI na 7 !!!!

  • Meio tonta com tanta bobagem diz: 11 de dezembro de 2013

    O fato não é o cidadão da linha imaginária estar certo ou errado, o fato é que a locomoção não é feita em linha reta. Também porque o “centro” atual foi definido por algum motivo quando foi montado, há mais de um século, provavelmente, por alguma estratégia de mobilidade ou ocupação da época.
    O termo “centro”, não significa centro geográfico somente, mas principalmente comercial. Desconheço cidades que tenham seus “centros” como a região central, de fato, no espaço geográfico.
    E me surgiu uma dúvida: Qual curso você vizinho morador do Garcia vai fazer?
    Acredito que apesar de chato pra caramba usar várias estruturas para os cursos, eles não serão usados ao mesmo tempo, ou melhor, num mesmo dia né. No máximo, alternar dias, mas isso já acontece com instituições particulares.

  • Aurélio diz: 11 de dezembro de 2013

    Gente, vocês estão confundindo BAIRRO CENTRO com PONTO CENTRAL.
    Vejam se Florianópolis fica no ponto central de SC, ou se a pref. de Brusque, Indaial, Gaspar, Timbó, BLUMENAU, e todas as outras estão no PONTO central no mapa

    Definição de BAIRRO CENTRO obtida no Aurélio:

    s.m. o centro da cidade. / Fig. O ponto principal: o centro dos NEGÓCIOS.

  • IK diz: 11 de dezembro de 2013

    Realmente é MUITA BOBAGEM certos comentarios. Alias, nem da para chamar de comentario. Alguem falou, que a muitos anos, o presidio era do lado da SUL FABRIL. Na Austria, tem um PRESIDIO DE RECUPERÇÃO, no centro de uma das Cidades. Portanto, na Rua que está para ser instalado o PRESIDIO DE BLUMENAU, se alguem conhece, fica, atravessando a ponte dos arcos e vai em direção a BR 470.
    O cara palida::::::: Onde o presidio fica hoje, É DIFERENTE???????????????????? Parem com asneiras. Até parece que tem gente que entende alguma coisa. Pelo que leio, pode ser, mas tá dificil.

  • Sylvano Cândido da Silva diz: 11 de dezembro de 2013

    Vou fazer minha manifestação, quero a UFSC na PONTA AGUDA e o PRESÍDIO NO SALTO DO NORTE.
    Vou falar para o Napoleão incluir isto no projeto BLUMENAU 2051

  • Choque de Gestão diz: 11 de dezembro de 2013

    500 alunos cabem em dois buzão da Gloria, não vai atrapalhar tanto o transito assim, e quanto aos mais abastados que possuem carros, esses podem pagar uma universidade particular proximo as suas resiencias. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Gregory diz: 12 de dezembro de 2013

    Para quem acha que o CENTRO da cidade ainda é onde o Bairro Centro esta localizado só digo uma coisa: Manda um beijo pro Dr. Blumenau, porque tu ta vivendo na época da colonização da cidade. A linha imaginaria reta que tanto falam não é para ser feito o trajeto em linha reta –’ é só uma forma de se dizer que vindo de todas as regiões da cidade, NORTE, SUL, LESTE E OESTE em linha reta você encontrará a REGIÃO CENTRAL da cidade. E esta sim fica nas imediações do Bairro It. Norte. Qualquer pessoa que ande por essa cidade, sabe que independente da onde você esta indo o trânsito é caótico, não interessa se é pro NORTE, pro SUL, pro CÉU ou pro INFERNO, o trânsito estará congestionado em todos os sentidos. Então é só parar para refletir um pouco e ver que a melhor opção para TODOS é colocar o Campus da UFSC na REGIÃO CENTRAL da cidade, porque atenderá melhor a todos. O mais engraçado é que vi algumas pessoas falando que o Campus é de BLUMENAU e que deveria ser no Bairro do Centro de Blumenau. Agora vocês me digam uma coisa, só porque a Universidade Federal de São Paulo tem esse nome, apenas que é de la pode estudar nela? A nossa FURB – UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU, tem apenas pessoas da REGIÃO DE BLUMENAU? Acho que todos sabemos que ambas as respostas são NÃO! Assim não é porque o nome é Campus BLUMENAU, que os cursos são somente para nós, acorda minha gente, vão ter alunos vindo de outras cidades, e vocês querem me dizer que realmente fica melhor pra eles entrarem cidade a dentro e ajudarem ainda mais a congestionar nosso trânsito, se podem vir pela BR470 e só entrar na cidade bem próximo ao Campus? A única região da cidade que ainda pode crescer são as Itoupavas, e arredores, então vamos parar um pouco e pensar antes de sair reclamando não é, e mais, acho que na verdade quem esta reclamando aqui, são pessoas que só estão pensando em si mesmas, e duvido que cada pessoa que aqui reclamou da localização, AO MENOS SE INSCREVEU PARA A UFSC! Então por favor, criem vergonha na cara e parem de reclamar, principalmente quando vocês não sabem o que falam!!!

  • IK diz: 12 de dezembro de 2013

    Sabem o que deveriam estar discutindo? NÃO? Pois bem, la vai.
    O grande problema disso tudo UFSC diga-se (DE GRAÇA) só vai ter RICO estudando. Quando deveria ser para quem não pode pagar a FURB, etc… Aposto o que alguem quizer, que só vai dar RICO (pelo menos 90%). Outra coisa: Na grande maioria vai ser de RICOS fora de Blumenau. SABEM PORQUE? Porque o Papaizinho tem grana, paga um AP pra FILHA, como ja conhece MUITAS na FURB, e pronto. Na verdade, quem está discutindo isso daqui, sequer frequenta uma FACULDADE. Pelo menos uns 90%)
    E tenho dito.

  • Junior diz: 12 de dezembro de 2013

    ahahaha, Centro na região NORTE !!!

    Então quer dizer que o centro é no NORTE,

    Temos que avisar o prefeito para arrumar as placas pois as flechinhas indicam o centro para a rua XV, rua 7 , beira rio e transversais …

    Vejo cada uma mesmo.

    ainda em tempo A capital de Santa Catarina é na SDR de Curitibanos, o Colombo irá fechar todas as demais SDR e manterá apenas a de Curitibanos aberta pois fica no centro do estado…

    CENTRO na linguagem figurativa é o ponto central dos negócios, dos entes administrativos …,

    ou seja o início da Velha é mais CENTRO que o NORTE (depois do centro é claro)
    o início do Garcia é mais CENTRO de saúde que o NORTE

    No início da Velha temos o nosso CENTRO JUDICIÁRIO

    E agora pasmem

    No meio do Garcia temos o nosso CENTRO DE SEGURANÇA (A Policia civil e o 23 BI estão instalados bem próximos a menos de 200m).

    Se o cara mora lá no SALDO DO NORTE e quer fazer um B.O. num domingo, terá que ir lá no Garcia.

    AHAHAHAHAH

    Ainda bem que o ponto central na linha imaginária não deu dentro do rio Itajaí, se não iam jogar tudo lá dentro.

  • Deus abençoe os acéfalos diz: 13 de dezembro de 2013

    Realmente é difícil enfiar algo em uma cabeça que ja se julga estar cheia… O centro na região da itoupava norte e salto do norte, quer dizer apenas que GEOGRAFICAMENTE é a área central da cidade, onde saindo de qualquer ponto da cidade (norte-sul-leste-oeste) até la, será percorrido distância similar para todos. Mas tem gente que realmente é muito cabeça dura… Mas enfim, acho que o melhor mesmo é colocar o UFSC la no morro do spitz, pois é mais perto do Garcia e devido ao dificil acesso, só o pessoal do SUL da cidade poderá ir…

  • Pedrinho diz: 13 de dezembro de 2013

    Caro “Deus abençoe os acéfalos diz”

    Sou obrigado a discordar de você, em apenas dois exemplos vou confirmar que lá não é a área URBANA central.

    Exemplo 1 – Dois cidadãos ambos de ônibus, um sairá do Nova Rússia e Outro da Vila Itoupava, ou divisa Massaranduba, Quem chegará primeiro ?
    O mesmo exemplo de moto ou carro, Quem chegará primeiro?
    Nos dois casos será o indivíduo do Norte.

    Agora vamos exemplificar em LESTE OESTE
    Exemplo 2 – com o mesmo texto acima, um saíndo do Vorstadt e outro do Badenfurt.

    Preciso dizer mais ???

    O Salto do Norte, Não é a REGIÃO CENTRAL URBANA da cidade, COMO TAMBÉM NÃO É O CENTRO DOS NEGÓCIOS…

    Tudo isto é fruto da nossa imaginação que foi “dito” e “sugerido” pelo antigo prefeito.

    Ele estava tão errado que por isso seu sucessor não ganhou as eleições.

    As únicas pessoas que concordam com esta teoria são os moradores do NORTE.

    Pergunte para qualquer um da VELHA ou do GARCIA, ou ainda da região LESTE de Blumenau para se confirmar.

  • ik diz: 13 de dezembro de 2013

    O TRISTE é ter que ler certas e tantas BOBAGENS. Gente parem de discutir essas ABOBRINHAS. Eu começo a ler, mas da um mal estar tão grande que sou obrigado
    a parar de ler. Não dá. Parecem que as pessoas que aqui dão sua opinião, nãoa tem
    assunto. Desculpem. Mas é assim que parece.
    Cada besteira. O centro fica AQUI, ACOLA, MAIS PRA CA, MAS PRA LA. Ta louco.
    O assunto é a UFSC, não LOCAL. Parem com isso. DÓI.

  • Professor Geografia diz: 13 de dezembro de 2013

    Para tirar a dúvida de todos.

    Tracei uma linha imaginária, NORTE x SUL e LESTE x OESTE.
    Cheguei ao ponto central na rua Cel. Feddersen.
    Esta rua sem dúvida é o ponto central da cidade de Blumenau, podem mentalizar de qualquer bairro que os pontos mais remotos tem a mesma distância dela.

    Agora falando em política, não vejo vantagem alguma transferir o centro da onde está para a rua Cel. Feddersen, até porque os moradores de lá não aceitariam.

    Levar o centro para o outro lado do rio, ou seja, Salto do Norte, acho que aí estamos exagerando, pois estamos novamente levando ele para onde NÃO é o Centro.

    Sugestão MUITO BOA POR SINAL,

    Custa caro transferir um centro de um lugar para outro, até porque nem sei se fariam.

    A administração deveria pensar no centro de BLUMENAU como uma área maior, do que é hoje, e pensando em novas alternativas viárias.

    Vamos pensar que o centro começaria lá pelo Hospital Santa Catarina, contemplando a rua das Palmeiras, a Camara de Vereadores, O bairro Bom Retiro também seria área central, e terminando no FORUM, VILA GERMÂNICA e na outra ponta na ALTONA.

    Pensando agora isto como centro podemos sim ter um bom centro e bem acessível para todos,

    Basta reformular alguns projetos pensando na mobilidade viária (ônibus,carro e bicicleta neste centro).

    A tão falada ligação Velha Garcia, teria cara de ligação central.

    Acho que é isso que os próximos prefeitos estarão pensando.

    E mais vendo o centro assim, agora entendo porque estão querendo deixar toda a extensão da rua 7 como mão única desde a praça do estudante.

  • Andy diz: 12 de janeiro de 2014

    Bando de blumenauenses egoístas, esse campus vai atender não só blumenau, mas sim toda a região do médio vale e muitas outras pessoas de outras regiões, o que deve-se levar em consideração eh uma posição que facilite o acesso para todos do vale e parem de pensar somente na cidade de voçes que nem sequer é a mais produtiva da região

  • Julio diz: 17 de janeiro de 2014

    Quanto ao comentário do morador do garcia acho totalmente invalido ao que se refere ao bairro da velha.

    Pois a velha tem acesso total ao salto do norte sem passar pelo centro, atraves da rua Gen. Osorio e rua Bahia, inclusive pegarao no horário de ir a faculdade sempre sentido contrário ao fluxo do maior transito.

    Quanto ao Garcia, acho que está na hora dos moradores se juntarem, com e cobrarem juntamente com seus vereadores, da administração pública, a ligação histórica e até então meramente virtual, entre os bairros velha e garcia, ou pelo menos a reconstrução daquela rua de barro que ligava os 2 bairros, assim como sua posterior pavimentação. Pois com essa ligação e a finalização da ponte do Badenfurt teriam os moradores desse bairro uma ligação totalmente alternativa não somente ao salto do norte mas também as Itoupavas e a BR470. A distancia entre Progresso e Vila Itoupava que hoje supera os 40Km seria encurtada em mais de 10Km.

    Saudações,

  • Juliana diz: 23 de janeiro de 2014

    Meu Jesus, quanta bobagem nesses comentários!
    Algum de vcs já pagou R$ 900,00 por mês numa mensalidade da FURB?!
    Ter um campus federal em Blumenau é uma vitória!
    É lógico que se tratando de um ensino público de qualidade vai atrair a população da região e de fora dela, as federais são assim.
    Independente de onde for o campus eu, como estudante, encaro! Pois o meu salário mal dá pra pagar a mensalidade da FURB.

    Algo que está fora das discussões e deveriam ser o centro das mesmas são os cursos que são ofertados. Porque eu não sei se vcs já perceberam mas os campus da UFSC fora da capital tem no máximo 9 cursos. E isso é total e completamente inútil para a região.

    Precisamos de uma universidade COMPLETA no Vale do Itajaí não apenas um puxadinho! Queremos os mesmos cursos que tem na Capital!
    ISSO SIM É DESCENTRALIZAR!

  • Bruna Baumann diz: 7 de fevereiro de 2014

    Olá, tudo bem Pancho? Sou moradora do Garcia. Porém não vou reclamar quanto aonde está instalada a instituição. Para os moradores do Salto do Norte é ótimo, para nós nem tanto. Mas isso ocorreria se fosse vice-versa também. Apenas gostaria de ser informada que ônibus que posso pegar para chegar a esta instalação. Obrigado desde já, abraços a todos!

  • Sandro Elisio Alfarth diz: 5 de março de 2014

    Há muitos anos Blumenau espera pela UFSC em sua região. A distância é a que menos importa para quem realmente quer estudar em uma Universidade.. Sou aluno de Graduação em Física no campus de Florianópolis, moro em São José cidade vizinha. A distância nunca foi motivo para deixar de estudar na UFSC. Para os novos ingressantes da UFSC aproveitem o máximo que puderem pois vocês terão excelentes professores. Um grande abraço

  • Estudante UFSC diz: 12 de março de 2014

    E quem precisa mudar de cidade? Pagar aluguel em Florianópolis não é barato. E mesmo morando perto da faculdade muitas vezes precisamos enfrentar trânsito de FLORIANÓPOLIS (com certeza pior) para irmos até os estágios. Desculpa, mas quem reclama de ter que enfrentar o trânsito de Blumenau para ir a faculdade não está tão interessado assim em estudar…

  • Silvana Lange diz: 14 de março de 2014

    Este será o Campus definitivo? Pelas informações que tenho será provisório e o imóvel para as instalações definitivas ainda será comprado. Correto?

    Quanto a toda a polêmica eu sou da opinião que todo sucesso depende de algum empenho, até sacrifício. E o fato de não termos que pagar uma instituição privada já é muito positivo e literalmente nosso lucro.

    Ver mais o lado positivo das situações faz a vida ficar mais interessante.

Envie seu Comentário