Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Pãozinho de Blumenau é regular, diz instituto

29 de julho de 2015 9

w_pao_p
Foto: Ronald Mendes, BD, 25/6/2015

Os pãezinhos vendidos em Blumenau são os melhores entre as 10 cidades brasileiras já avaliadas pelo Instituto Tecnológico ITPC, de Belo Horizonte (MG). Na média, as padarias de Blumenau atingiram 70 de 130 pontos possíveis (54%), o que dá a elas a classificação regular. A pesquisa foi feita em parceria com o Sebrae e o Sindicato das Indústrias de Panificação, Confeitaria e Produtos Alimentícios de Blumenau e Região (Sindipan).

Foram avaliados diversos itens, como crocância, aspecto, textura, sabor e aroma. Cinquenta padarias da cidade, escolhidas por sorteio, foram avaliadas. Os técnicos compravam em dois períodos do dia como se fossem clientes comuns. Os produtos foram avaliados em laboratório montado na sede do Sebrae.

O presidente do sindicato, Ivan Tonn, comemora o resultado em relação às demais cidades que tiveram as padarias avaliadas, mas sabe que os estabelecimentos daqui ainda podem evoluir bastante na qualidade do pãozinho.

O instituto não elaborou um ranking com as melhores e piores padarias da cidade. A única informação divulgada nesse sentido é que a pãozinho melhor avaliado foi o da Confeitaria Portugal, no bairro da Velha, único classificado como excelente. A maior parte foi classificado como bom e regular (veja abaixo).

Cada padaria recebeu um relatório com a avaliação do produto que ela vende. A ideia é fazer com que elas melhorem os aspectos em que a nota não foi muito boa e valorizem o que têm de melhor.

Resultados dos pãezinhos de 50 padarias de Blumenau

Excelente: 1 (2%)
Muito bom: —
Bom: 26 (52%)
Regular: 21 (42%)
Ruim? 2 (4%)

 

 

Comente abaixo

comentários

Comentários (9)

  • Viliam Oto Boehme diz: 29 de julho de 2015

    Parabéns àqueles estabelecimentos que participaram. Achei ótima a ideia. Pra frente gente de Blumenau.

  • Marcio diz: 29 de julho de 2015

    Melhor pão entre 10 cidades brasileiras? O pão daqui é horrível! Bromato puro.

  • Leonardo diz: 29 de julho de 2015

    Só podem levar em conta aspectos técnicos.
    Ou a padaria avaliada como excelente mudou de padeiro. Completamente aerado e com aspecto de pão com bromato. Ainda não encontrei uma padaria com pâo considerado razoável em Blumenau. Se alguem souber de uma me avise

  • Carlos diz: 29 de julho de 2015

    Atenção padarias de Blumenau! Não adianta ter somente a melhor qualidade do pãozinho se o preço ainda é um dos mais caros do Brasil.

  • Becker diz: 29 de julho de 2015

    Maldita liberdade que deram ao povo brasileiro, alguns se acham no direito de escrever absurdos sem mesmo ter conhecimento do assunto…
    Parabéns as nossas padarias e padeiros…

  • Laercio diz: 29 de julho de 2015

    Muito boa essa pesquisa eu fui um dos boys que fez a recolha dos paes para pesquisa, realmente tem muitas padarias em blumenau que sao pessima qualidade, mas tambem a outras d otima qualidade. Concordo com vc Becker no seu comentario. tive o prazer d participar sendo q ja trabalhei em muitas padarias em blumenau, parabens a confeitaria Potugal

  • Charles diz: 29 de julho de 2015

    É sabido por todos do ramo panificador que a referida padaria classificada como excelente pãozinho, compra a massa congelada em Indaial e apenas assa o no local.

  • Isabella diz: 29 de julho de 2015

    Não sei se eles fazem a massa na padaria ou compram pronta. Mas a certeza de que é um dos melhores pãezinhos que eu já comi, isso eu tenho certeza!! Parabéns Confeitaria Portugal!!!!

  • Denise diz: 29 de julho de 2015

    Pao bom tem que ser quentinho, crocante e nao esfarelar quando se morde, tambem nao pode virar uma pedra dia seguinte ou uma borracha.E os precos? Sim, algumas padarias exageram no preco cobrado por kilo.
    Mas que aqui tem o melhor pao do Brasil,,,, isso e exagero.

Envie seu Comentário