Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Centro de Blumenau é mais associado ao trabalho do que às compras e lazer

15 de agosto de 2017 4
Foto: Patrick Rodrigues, BD, 28/10/2016

Foto: Patrick Rodrigues, BD, 28/10/2016

O Centro de Blumenau é um local mais associado ao trabalho que às compras ou lazer, revela uma pesquisa feita pela Fecomércio a pedido do Sindicato do Comércio Varejista de Blumenau (Sindilojas). A pesquisa feita com 267 pessoas mostra que 42,7% dos entrevistados vão ao Centro porque lá trabalham. Apenas um em cada quatro (26,2%) faz compras e 10,5% vão para o lazer.

Curta o Blog do Pancho no Facebook
Siga o Blog do Pancho no Twitter

O resultado da sondagem sobre o comportamento do blumenauense em relação ao Centro foi apresentado ontem à entidade e os dados vão servir de base para insistir na implementação do projeto Centro Vivo, que busca a humanização da área, e nas ações do grupo de lojistas da Rua XV de Novembro, que quer atrair mais gente ao principal bairro da cidade.

Outro dado interessante é sobre os motivos citados para não ir ou desistir de ir ao Centro da cidade. O trânsito congestionado foi a maior justificativa, dada por 30% dos entrevistados. Em segundo lugar aparece a falta de vagas de estacionamento (12%). A falta de horários de ônibus foi citada por 7,9%.

Congestionamento e falta de vagas podem ser facilmente resolvidos com o uso do transporte público. Por isso sempre insisto na tese de que o poder público deve fazer campanhas de incentivo ao uso do ônibus.

A falta de opções recreativas no Centro é sem dúvida um dos problemas a serem atacados. Mais de um terço (36%) dos entrevistados vão ao Neumarkt Shopping para atividades culturais e de lazer. O cinema é o grande chamariz. O Ramiro Ruediger atrai 19,1% e o Parque Vila Germânica, 16,1%.

Do que mais as pessoas sentem falta em termos de lazer no Centro? Parques infantis foram citados por 23,6% dos entrevistados. Ciclovia aparece em segundo, com 20%. Em terceiro estão empatados bares com música ao vivo e praça, com 17,6% cada.

Comente abaixo

comentários

Comentários (4)

  • Marcelo diz: 15 de agosto de 2017

    Campanhas de incentivo ao uso do transporte público não substituem o ar-condicionado do carro pelo inferno de um ônibus sem climatização no verão de Blumenau.

  • du diz: 16 de agosto de 2017

    por falar em verão,sou novo por aqui
    é verdade que é tão quente assim?

  • Bruna diz: 18 de agosto de 2017

    Eu moro na Itoupava Central e prefiro fazer minhas compras e lazer aqui no bairro mesmo. Pois tem estacionamento, tem lanchonetes e bares maravilhosos e tem pracinha pra dar aquela relaxada de domingo…
    Eu gostava muito de ir até o centro fazer compras, mas infelizmente o trânsito e a falta de lugar para estacionar me desmotivaram… E quanto a usar o transporte público, acho legal a ideia, porém se eu for fazer “aquelas compras” é bem desconfortável entrar num ônibus lotado com diversas sacolas para segurar…

Envie seu Comentário