Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Estações inteligentes monitoram clima, poluição, ruas e abastecem veículos elétricos

13 de novembro de 2017 1
Foto: Cristiano Olinger, divulgação

Foto: Cristiano Olinger, divulgação

Brusque vai inaugurar nesta semana três estações inteligentes que foram instaladas no Centro e em frente à Unifebe. O equipamento é parecido com um poste de iluminação pública, mas além de iluminar com lâmpada LED mais econômica tem outras funções.

Curta Pancho no Facebook
Siga Pancho no Twitter

Sensores nele instalados são capazes de medir umidade, temperatura, pressão atmosférica, poluição do ar, poluição sonora e luminosidade. Esses dados são exibidos em um painel e armazenados em um servidor para que sejam usados no monitoramento do clima.

A estação também fornece conexão à internet para quem passa pelo local e tem tomadas para carregamento de carros e bicicletas elétricas. Em breve uma câmera também será instalada para monitorar o tráfego no local, além de um botão de emergência que, ao ser acionado, faz uma ligação direta com a Polícia Militar.

Os equipamentos são fruto de um intercâmbio que a cidade estabeleceu com o distrito de Karlsruhe, na Alemanha, por meio do programa 50 Parcerias Pelo Clima. Em conjunto, os envolvidos desenvolvem projeto para tentar diminuir os impactos das mudanças de clima provocadas pelo aquecimento global, por exemplo.

O projeto está orçado em 332 mil euros e será bancado pelo governo alemão. Nessa primeira fase foram investidos 60 mil euros. O próximo passo deve ser a implantação de um sistema de aluguel de bicicletas elétrica junto às estações.

Comente abaixo

comentários

Comentários (1)

  • Miguel José Teixeira diz: 13 de novembro de 2017

    Da série perguntar não ofende:
    Como será paga a energia elétrica à ser utilizada pelos usuários?

Envie seu Comentário