Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Blumenauense ganha aplicativo para comunicar problemas na cidade à prefeitura

28 de novembro de 2017 2
Foto: Pancho

Foto: Pancho

A partir de quinta-feira o cidadão blumenauense que gosta de ver a cidade em ordem vai contar com uma importante ferramenta para relatar problemas nas ruas e buscar a solução junto ao poder público. Tudo poderá ser feito por meio do aplicativo Blumenau Cidade Jardim, que será lançado pela Secretaria Municipal de Conservação e Manutenção Urbana.

Siga Pancho no FacebookTwitter e Instagram

Pela ferramenta usuário de smartphone vai poder fotografar o problema e encaminha a localização exata do problema. Se durante a caminhada vespertina, por exemplo, ele perceber que um poste está com a lâmpada queimada, ele tira uma foto e a envia pelo aplicativo para a prefeitura.

Outros problemas que podem ser relatados são: falta de macadame, buraco na via ou calçada, problema com boca de lobo, falta de roçada, poda em árvores, iluminação pública e sinalização viária. Também é possível pedir o recolhimento de entulhos que por ventura venham a ser colocados irregularmente em área pública.

Aproximação com o cidadão

O secretário Marcelo Schrubbe diz que o aplicativo é uma evolução do sistema de ouvidoria do município. A vantagem é a agilidade e o fato de o denunciante receber, depois de resolvido o problema, o retorno da prefeitura, como foto, mostrando que o problema foi resolvido. Por outro lado, o sistema também vai ajudar o poder público a controlar melhor o material usado para a solução dos problemas.

A partir de quinta-feira o Blumenau Cidade Jardim estará disponível para os celulares Android. Nos próximos dias ele também poderá ser instalados pelos que usam o sistema iOS, da Apple.

A ferramenta é semelhante ao famoso Colab, que é adotado por algumas prefeituras do país. A diferença é que o aplicativo blumenauense não divulga publicamente os problemas relatados. Fica a sugestão para que evolua nesse sentido. Além de evitar trabalho dobrado para a população, mostraria para um número bem maior de cidadãos que os problemas estão sendo resolvidos.

Comente abaixo

comentários

Comentários (2)

  • Jean Gomes da Cruz diz: 28 de novembro de 2017

    Se resolvesse alguma coisa este aplicativo com a nossa atual de gestão da prefeitura de Blumenau aí sim seria um grande passo, mas infelizmente é só mais um aplicativo qualquer mais um gasto desnecessário da nossa prefeitura montando um deste.
    Porque infelizmente nosso vereador do bairro já pediu inúmeras vezes melhorias ao nosso e mesmo assim não teve êxito quem dira o aplicativo resolver algo, enfim é meu ponto de vista

  • João Tadeu Corrêa diz: 28 de novembro de 2017

    Achei muito interessante a criação desse aplicativo.
    Esperamos ser de muita utilidade pela comunidade.

Envie seu Comentário