Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Começa a obra de adequação da Rua General Osório

22 de setembro de 2017 7
Foto: divulgação

Foto: divulgação

A adequação da Rua General Osório, obra que faz parte do Programa de Mobilidade Sustentável de Blumenau – financiado pelo BID –, entrou ontem na fase de execução. No trecho perto da Rua Bahia já há máquinas trabalhando no alargamento e na construção de novas calçadas.

Curta Pancho no Facebook
Siga Pancho no Twitter

A via vai ganhar uma pista reversível, que vai atender o fluxo nos dois sentidos. Semáforos indicarão em qual direção a faixa estará funcionando.A obra está sendo executada pela Compasa do Brasil e vai custar R$ 14,1 milhões. O trecho contemplado vai da Rua Tóquio – onde chegará o prolongamento da Via Expressa – até a Rua Bahia. A obra tem que ser concluída até outubro do ano que vem.

Comente abaixo

comentários

Polícia Militar vai criar cavalos em Indaial

22 de setembro de 2017 1
Polícia Militar de SC tem 270 animais. Foto: Leo Munhoz, BD, 22/05/2013

Polícia Militar de SC tem 270 animais. Foto: Leo Munhoz, BD, 22/05/2013

Em breve todos os cavalos usados pela Polícia Militar de Santa Catarina sairão de Indaial. Na cidade será instalado um criatório com laboratório de melhoria genética, fruto de uma parceria a ser oficializada entre o governo estadual e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Curta Pancho no Facebook
Siga Pancho no Twitter

A estrutura será montada onde já havia anteriormente um laboratório de melhoria genética para bovinos, junto à sede da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de SC (Cidasc) na cidade. A PM está limpando o local para em seguida a UFSC montar o laboratório.

Segundo o tenente-coronel Jefferson Schmidt, comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar em Blumenau, o trabalho deve começar com a chegada de cinco éguas e dois garanhões. Ele prevê que em cinco anos a Polícia Militar será autossuficiente na produção de animais para uso da corporação. Em 10 anos a PM de SC poderá ser fornecedora de matrizes para outros estados.

Estrutura em Indaial passa por limpeza. Foto: Pancho

Estrutura em Indaial passa por limpeza. Foto: Pancho

A novidade também pode ser o embrião para a criação de um pelotão da cavalaria no Médio Vale, uma das metas do comandante desde que assumiu a corporação no ano passado.

Animais sob medida

O comandante do Regimento da Polícia Militar Montada, tenente-coronel Marcos José Besen, esteve ontem no local. Ele acompanhou de perto a limpeza feita pelos alunos do curso de soldados e diz que o projeto é único no Brasil. Hoje a PM de Santa Catarina tem 270 animais e todos são comprados por licitação. Na maioria das vezes eles vêm do Rio Grande do Sul e nem sempre são adequados ao serviço, apesar de todas as exigências feitas na licitação.

– Com a novidade poderemos criar cavalos “sob medida” para a patrulha montada.

 

Comente abaixo

comentários

Indaial é a capital do ecoturismo e do turismo de aventura no fim de semana

21 de setembro de 2017 0
Foto: divulgação

Foto: divulgação

A partir de sexta-feira quem gosta de uma adrenalina a mais no organismo tem uma excelente oportunidade de passeio em Indaial. Até domingo a cidade será a sede da 1ª Feira de Ecoturismo e Turismo de Aventura do Vale Europeu, evento que celebra os 10 anos do Circuito do Caminhante, o primeiro planejado e programado do Brasil.

Curta Pancho no Facebook
Siga Pancho no Twitter

Além da exposição de materiais de aventura durante todo o final de semana, quem passar pelo Parque Municipal Jorge Hardt vai encontrar opções como caminhada, pedal noturno, prova de cross country, escalada, bungee jump e voo panorâmico. Os participantes também poderão aproveitar o bar nas alturas, a Feira Gastronômica, a Feira de Artesanato e as apresentações artísticas. A entrada é gratuita.

A programação completa e mais informações da Feira do Ecoturismo e Turismo de Aventura do Vale Europeu estão no site www.cimvi.sc.gov.br.

Confira abaixo a programação:

Sexta (22/9)
19 até 23h: exposição de materiais de aventura
19h: apresentações culturais e artísticas no Pavilhão Mario Holetz

Sábado (23/9)
10h até 22h: exposição de materiais de aventura
13h30min: provas gratuitas de Cross Country Escolares, na pista do Parque Municipal Ribeirão das Pedras.
18h: Pedal noturno em percursos de 19 ou 30 quilômetros. Inscrições no site www.riscozeroadventure.com.br
19h até 24h: shows de rock no Pavilhão Mario Holetz

Domingo (24/9)
8h: 4ª Caminhada Encantos do Vale nas trilhas do Barão. Serão 10,8 quilômetros de percurso. Já são mais de 800 inscritos de vários estados do Brasil. Mais detalhes no site www.ecobooking.com.br.
8h: Provas do Cross Country para Federados e não Federados, valendo classificação para o Ranking Nacional e Estadual, no Parque Municipal Ribeirão das Pedras
8h30min: aulão de Yoga, às 8h30min, no Espaço Celeste.
Durante todo o fim de semana, quem passar pelo Parque Municipal Jorge Hardt também poderá praticar escalada e bungee jumping
10h até 16h: exposição de materiais de aventura

Comente abaixo

comentários

Butiquin Wollstein vai mudar de endereço

21 de setembro de 2017 2
Foto: divulgação

Foto: divulgação

Prestes a completar 10 anos, o tradicional Butiquin Wollstein vai mudar de local. Deixará a servidão da Rua Floriano Peixoto para ocupar o espaço na esquina da Rua 7 de Setembro com a Alameda Rio Branco. No novo ponto o boteco vai adotar o nome Butiquin Wollstein Garten.

Curta Pancho no Facebook
Siga Pancho no Twitter

A principal característica do novo espaço será o jardim. Árvores e um pergolado coberto de verde devem dar um ar de biergarten, segundo o proprietário, Fabio Wollstein.

O cardápio será reformulado pela chef Ana Spengler e o bar também terá a parceria da Cerveja Blumenau e da Cristais Blumenau, que vai desenvolver produtos exclusivos para os drinques da casa.

A novidade será aberta ao público no dia 4 de outubro. Fábio tem como meta ajudar a revitalizar o trecho da Alameda entre as ruas 7 de Setembro e XV de Novembro. Exemplo disso é uma feirinha, nos moldes da que foi criada na servidão, que está sendo planejada para novembro.

Comente abaixo

comentários

Ministério Público Federal também quer suspender licitação da nova ponte

20 de setembro de 2017 0
Imagem: divulgação PMB

Imagem: divulgação PMB

Tem tudo para ser um aperitivo o que ocorreu nesta quarta-feira em relação à licitação que vai escolher a empresa que vai construir a Ponte Norte-Sul, entre as ruas Itajaí e Paraguay, em Blumenau. Além da decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE) de suspender o processo licitatório — revertida no mesmo dia pela prefeitura — há ainda uma ação civil pública na Justiça Federal proposta pelo Ministério Público Federal (MPF) e um inquérito civil aberto no Ministério Público Estadual, que pode dar origem a outra ação na Justiça estadual.

Curta Pancho no Facebook
Siga Pancho no Twitter

Também não se pode descartar a possibilidade de algum outro órgão questionar a construção da ponte. É sempre bom lembrar que a associação que se organizou para lutar contra a estrutura naquele ponto da cidade também encaminhou representações para outros órgãos, como Caixa Econômica Federal — financiadora da obra — e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Licença ambiental

Sobre a ação na Justiça Federal, o procurador do município, Rodrigo Jansen, não tinha conhecimento até ontem à tarde do despacho do juiz, que preferiu ouvir a prefeitura antes de decidir se concede ou não a liminar para suspender a licitação. Ou seja, há a possibilidade de ocorrer uma nova suspensão nos próximos dias, desta vez pela Justiça Federal.

Projeto da cabeceira da Rua Itajaí

Projeto da cabeceira da Rua Itajaí

Um dos pontos que deram base à ação do MPF foi o fato de a obra ter apenas o licenciamento ambiental da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Faema). O representante do Ministério Público entende que a licença deveria ser concedida pelo órgão estadual, no caso a Fundação do Meio Ambiente (Fatma).

O vice-prefeito, Mário Hildebrandt, diz que a prefeitura tem um documento da Fatma delegando o poder de licenciar a obra à Faema. Resta saber se o órgão estadual poderia ter feito isso.

Vapt-vupt

Impressiona a velocidade com que a prefeitura de Blumenau conseguiu reverter a decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE) de suspender a licitação. A denúncia encaminhada ao TCE levou 20 dias para ser avaliada. Já a análise do pedido de anulação da suspensão levou poucas horas.

Os contrários à ponte dizem que predominou a influência política no processo de ontem. Já a prefeitura diz que o TCE decidiu fazer exatamente o que a Justiça Federal fez, ou seja, ouvir a parte afetada.

Comente abaixo

comentários

Centro Regional da Defesa Civil de SC começa a ganhar forma em Blumenau

20 de setembro de 2017 0

zdefesap

Estão sendo instalados nesta quarta-feira os nove módulos que darão origem ao Centro Regional Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd Regional) de Blumenau. A estrutira da Defesa Civil estadual ficará junto ao Sesi na Rua Itajaí.

Curta Pancho no Facebook
Siga Pancho no Twitter

Além de servir de sede para a regional Blumenau do órgão estadual, o Cigerd será a base para as operações de emergência em casos de desastres naturais, como enchentes e deslizamentos. A ideia é que ele atenda principalmente municípios que não têm muito suporte para lidar com esses eventos.

zdefesa1p

O investimento em Blumenau é de R$ 550 mil e a estrutura terá 152 metros quadrados de área. Tudo deve ficar pronto até o final do ano.

Integração

A estrutura de Blumenau e dos outros municípios estará conectada em tempo real com a central de Florianópolis, que centraliza os dados de monitoramento do clima e outras variáveis importantes, como nível das barragens e dos rios, entre outros.

Fazem parte da regional de Blumenau da Defesa Civil, além da cidade sede, os municípios de Gaspar, Brusque, Guabiruba, Botuverá, Apiúna, Indaial, Ascurra, Rodeio, Timbó, Benedito Novo, Pomerode, Doutor Pedrinho e Rio dos Cedros.

 

Comente abaixo

comentários

Começa a implantação da terceira faixa na Rua Bahia

20 de setembro de 2017 2
Foto: Patrick Rodrigues

Entroncamento com a Rua Gustav Salinger terá rotatória. Foto: Patrick Rodrigues

 

A sinalização horizontal do trecho da Rua Bahia entre a Praça dos Músicos e a Ponte do Salto começou a ser removida nesta noite. A pintura está sendo retirada para a colocação de uma nova sinalização demarcando a novidade: o trecho de 2,2 quilômetros terá duas faixas no sentido Centro-bairro.

Curta Pancho no Facebook
Siga Pancho no Twitter

Tudo deve estar pronto em 45 dias. Segundo o secretário municipal de Conservação e Manutenção Urbana, Marcelo Schrubbe, a retirada da pintura antiga é um serviço demorado. O serviço está sendo executado pelo More Sinalização e Construção e vai custar R$ 250 mil.

Além disso outra mudança começou a sair do papel hoje no local. O trevo que havia no entroncamento das ruas Bahia e Gustav Salinger foi removido para a instalação de uma rotatória. Quem passa por ali diariamente sabe da dificuldade que existia para os veículos que vêm da Vila Nova acessar a Rua Bahia em direção a Indaial.

Comente abaixo

comentários

Pomerode sedia tradicional encontro nacional de Motorhomes

20 de setembro de 2017 0
Foto: Miriam Staskowian, divulgação

Foto: Miriam Staskowian, divulgação

Mais de 500 veículos são esperados até domingo no 8º Encontro Nacional de Motorhomes no Parque de Eventos de Pomerode. Aventureiros de todo o Brasil e até de países vizinhos criaram o hábito de participar do encontro que já é tradição na cidade mais alemã do país.

Curta Pancho no Facebook
Siga Pancho no Twitter

Confraternização e troca de informações marcam o evento que segue até domingo. Qualquer pessoa pode ir ao local para conhecer os participantes e, quem sabe, reunir incentivo para comprar uma casa sobre rodas e viajar o mundo. Quem nunca pensou nessa possibilidade?

Comente abaixo

comentários

Rua XV de Novembro vai virar calçadão neste sábado de primavera

19 de setembro de 2017 4
Em 2014 já tivemos ação semelhante. Foto: Jaime Batista da Silva, BD, arquivo pessoal

Em 2014 já tivemos ação semelhante. Foto: Jaime Batista da Silva, BD, arquivo pessoal

A Rua XV de Novembro vai se transformar num enorme calçadão neste sábado. A principal via do Centro de Blumenau estará fechada ao trânsito de veículos e será exclusivamente dos pedestres.

Curta Pancho no Facebook
Siga Pancho no Twitter

Foi a maneira que o Grupo do Centro e o Sindicato do Comércio Varejista de Blumenau (Sindilojas) encontraram para dar as boas-vindas à nova estação do ano. O evento batizado de Primavera na XV vai reunir atrações gastronômicas, culturais e de lazer, além do próprio comércio do Centro.

A promoção tem programação confirmada das 9h às 17h com food trucks, pontos de artesanato, apresentações musicais, intervenções artísticas, exposição de veículos e atividades culturais.

Boa oportunidade para ir ao Centro de ônibus. Fica a torcida para que a Blumob reforce o transporte coletivo para ajudar a família blumenauense que carece de espaços públicos como o que será improvisado.

 

Comente abaixo

comentários

Evento no Museu Hering é sucesso e terá novas edições

18 de setembro de 2017 0
Foto: Pancho

Fotos: Pancho

O sábado agradável serviu como convite para aproveitar a estrutura que foi montada junto ao Museu Hering na primeira edição do #OcupeoMuseu. Feirinha, oficinas, opções gastronômicas e atrações musicais tornaram o belo entorno da casa enxaimel do Bom Retiro ainda mais aconchegante.

Curta Pancho no Facebook
Siga Pancho no Twitter

zmuseup

Além de aproveitar tudo isso, quem foi até a sede do museu, que fica ao lado do principal acesso à Cia Hering, teve a oportunidade de conhecer o acervo do local e o jardim suspenso da indústria, obra do renomado paisagista Roberto Burle Marx.

Foi tão bom que a Fundação Hermann Hering e a Microponto Produções devem promover a segunda edição em breve. Que venha o quanto antes.

Comente abaixo

comentários