Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Concurso de jardins anima mais Pomerode que Blumenau

19 de outubro de 2017 0
Foto: Lucas Amorelli, BD, 4/1/2013

Foto: Lucas Amorelli, BD, 4/1/2013

Os pomerodenses estão mais empolgados que os blumenauenses na hora de participar dos concursos de jardins que cada cidade promove. Em Blumenau foram cinco os inscritos e na cidade mais alemã do Brasil, 22.

Curta Pancho no Facebook
Siga Pancho no Twitter

Ambas as cidades já têm comissão julgadora formada. Em Pomerode a divulgação do ganhador será no dia 30 de novembro e o prêmio é de R$ 300 para os vencedores em cada região. Já em Blumenau a divulgação será feita em dezembro e o prêmio corresponde ao valor do IPTU que o imóvel deve pagar no próximo ano.

Comente abaixo

comentários

Quatro dias para quem não foi à Oktober

19 de outubro de 2017 0
Foto: Leo Laps, divulgação

Foto: Leo Laps, divulgação

Quinta, sexta, sábado e domingo. É o que nos resta de Oktoberfest 2017. Aos que ainda não foram fica a indicação deste que viu na festa deste ano uma das mais organizadas edições entre as 34 que já tivemos.

Curta Pancho no Facebook
Siga Pancho no Twitter

Vale a pena passar pelo menos duas horinhas na Vila para comer, beber e dançar. Se for ao som do espetáculo Encontro dos Velhos Camaradas (foto), melhor ainda.

O coral masculino do Centro Cultural 25 de Julho encerra a festa domingo, às 22h, logo depois da escolha da nova rainha e princesas da Oktoberfest.

Confira aqui para conferir a programação completa da festa

Comente abaixo

comentários

Blumenau quer uma escola para formar agentes da Defesa Civil

19 de outubro de 2017 0
Foto: Jaime Batista da Silva, BD, arquivo pessoal

Foto: Jaime Batista da Silva, BD, arquivo pessoal

É bem possível que Blumenau tenha em breve uma escola para formação de futuros agentes da Defesa Civil. Pelo menos é o que diz um protocolo de intenção que deve ser assinado em novembro. O documento seria assinado amanhã, dia 20, durante o encerramento do Projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos em Desastres Naturais (Gides), na prefeitura, mas a assinatura foi adiada porque envolve outras instituições, como a Udesc, cujo reitor não conseguirá estar em Blumenau na sexta-feira.

Curta Pancho no Facebook
Siga Pancho no Twitter

A ideia é implantar a novidade na Universidade Regional de Blumenau (Furb), com curso técnico, superior e de pós-graduação. O diretor da Defesa Civil de Blumenau, Adriano Cunha, diz que o assunto foi discutido durante o projeto e que sente falta da criação de profissionais da área.

O Gides trabalhou em quatro importantes eixos: avaliação e mapeamento de áreas de risco, planejamento da expansão urbana em áreas com suscetibilidade a movimentos de massa, monitoramento e alerta (sistemas de alerta antecipado de risco e planos de contingências) e obras de prevenção e reabilitação (critérios para definição e para projeto). Os manuais gerados durante o projeto serão apresentados no evento.

Comente abaixo

comentários

Hemosc troca plantão 24 horas por sobreaviso

19 de outubro de 2017 0
Foto: divulgação

Foto: divulgação

Há uma certa apreensão entre profissionais da saúde de alguns hospitais de Blumenau em relação a uma mudança que ocorreu nesta semana no Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemosc) da cidade. Desde segunda-feira não há mais plantão 24 horas para entrega de sangue aos hospitais. O Hemosc optou por se adequar ao modelo adotado pelos demais centros do Estado, com um profissional de sobreaviso à noite e nos finais de semana.

Curta Pancho no Facebook
Siga Pancho no Twitter

A coordenadora técnica do Hemosc de Blumenau, Paula Roberta de Cezaro de Souza, explica que desde 2010 o centro trabalha com plantão porque assim funcionava o antecessor Centro Hemoterápico de Blumenau (CHB). Em sete anos, os hospitais puderam se adequar providenciando estrutura para estocar a quantidade de sangue suficiente para, por exemplo, atender a demanda de um fim de semana.

Paula reforça que Blumenau era a única cidade que atendia fora dos padrões dos demais centros, o que implicava em maiores despesas na unidade daqui. Desde segunda-feira, se faltar sangue em algum hospital, o profissional de sobreaviso é acionado.

As bolsas de sangue agora só podem ser retiradas pelas instituições de saúde conveniadas no Hemosc de segunda a sexta, das 7h às 20h, e aos sábados, das 8h às 11h. Troquei mensagens com um profissional da área de emergência de um hospital da cidade e a sensação que ele tem é a de que vai faltar sangue para atender os pacientes, em especial as vítimas de acidentes de trânsito. “Um paciente de trauma pode morrer sem receber o sangue no tempo necessário”, disse.

Tudo leva a crer, e assim espero, que não passa de uma sensação natural depois do anúncio de que o plantão foi substituído pelo sobreaviso. No Hospital Santo Antônio, por exemplo, a enfermeira da Agência Transfusional Fernanda Bertuol diz que há estrutura para estocar sangue e que está recebendo todo o apoio do Hemosc neste momento de transição. A maior apreensão é em relação às plaquetas, que têm validade pequena e grande demanda pelos pacientes da área de Oncologia:

– Por enquanto não há problemas para relatar. É uma fase de adaptação.

Comente abaixo

comentários

Recuperação do asfalto velho é uma das fases da obra na Jorge Lacerda

18 de outubro de 2017 0
Novo asfalto será colocado depois da recuperação do antigo. Foto: Divulgação

Novo asfalto será colocado depois da recuperação do antigo. Foto: Divulgação

Tem gente preocupada com o trabalho de recuperação da rodovia Jorge Lacerda (SC-412), entre Itajaí e Gaspar. Para muitos, o que ocorre em alguns trechos é apenas uma operação tapa-buracos, ficando longe da prometida nova camada asfáltica.

Curta Pancho no Facebook
Siga Pancho no Twitter

Eu mesmo já via as marcas brancas ao redor de trechos com falhas. Parece mesmo que só vão dar uma tapeada no asfalto velho. Felizmente, não é bem isso

O secretário adjunto da Secretaria de Estado da Infraestrutura, Paulo França, esclarece. Ele diz que em alguns trechos o asfalto velho será retirado para a colocação do novo. Em outros, será feita a recuperação dos pontos mais críticos para que o asfalto antigo sirva de base para o novo.

A nova camada asfáltica terá cinco centímetros de asfalto convencional e mais cinco centímetros de asfalto-borracha.

Que continue a saudável fiscalização do povo.

Comente abaixo

comentários

Comissão vai estudar casos de morte por HIV/Aids em Blumenau

18 de outubro de 2017 0
Foto: divulgação

Foto: divulgação

Enfermeiros, médicos e outros profissionais da saúde fazem parte da recém-criada Comissão Municipal de Óbitos por HIV/Aids da Secretaria de Promoção da Saúde de Blumenau. O grupo vai se reunir semanalmente para esmiuçar e avaliar por que muito pacientes ainda morrem em decorrência do doença.

Curta Pancho no Facebook
Siga Pancho no Twitter

Segundo a secretária municipal de Promoção da Saúde, Maria Regina Soar, a ideia é entender as razões do que ela considera ser um número elevado de mortes. O grupo vai tentar descobrir, por exemplo, se o paciente deixou de tomar os medicamentos e por quais razões. Ou se o tratamento não fez o efeito desejado. Com essas informações, as equipes poderão atuar com mais eficiência para reduzir o número de óbitos.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, no ano passado foram registradas 39 mortes em Blumenau em decorrência da Aids. Neste ano já são 19. Proporcionalmente parece haver uma redução, mas o órgão prefere esperar o ano acabar para fazer uma avaliação mais precisa.

Número de casos aumenta

Outro aspecto que ainda preocupa é o crescente número de pessoas infectadas pelo vírus HIV em Blumenau. De janeiro para cá a cidade registrou 357 novos casos, 5,6% mais que no mesmo período do ano passado. Se continuarmos nesse ritmo terminaremos 2017 com mais 435 pessoas diagnosticadas.

Isso numa época em que certamente não falta informação. Pelo visto falta consciência. Tem muita gente se aventurando com a sensação de que não há mais riscos, já que o tratamento é, de certa forma, eficiente. Se esquecem de outro aspecto. Quanto mais doentes, maior o custo do governo para tratar soropositivos. Dinheiro que poderia estar sendo aplicado em outros males que não dependem tanto do comportamento das pessoas.

Comente abaixo

comentários

Cinema mudo com trilha ao vivo em Pomerode

18 de outubro de 2017 0
Foto: Márcio Martins, divulgação

Foto: Márcio Martins, divulgação

Os que tiverem interesse em saber como funcionava o cinema mudo um século atrás terão oportunidade única em Pomerode no dia 26, quinta-feira da próxima semana. O filme Nosferatu, de 1922, será exibido no Teatro Municipal da cidade às 20h com um diferencial especial: a trilha sonora será executada ao vivo pela incrível banda Skrotes, de Florianópolis.

Curta Pancho no Facebook
Siga Pancho no Twitter

A exibição faz parte do projeto Cinema ao Vivo, do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina e será gratuita. Só não se sabe ainda se haverá a distribuição de ingressos antes da apresentação. Informações podem ser obtidas em 3306-6234.

Nosferatu é um clássico do cinema mundial e é uma adaptação do romance Drácula, de Bram Stoker. Já o trio instrumental Skrotes é criativo no mais alto nível e acaba de voltar de uma turnê na Inglaterra.

Assista ao trailer de Nosferatu


Assista a um clip da fantástica banda instrumental Skrotes

Comente abaixo

comentários

O vice que é chamado de prefeito

17 de outubro de 2017 2
Terá Hildebrandt um lugar na galeira de ex-prefeitos de Blumenau? Foto: Pancho

Terá Hildebrandt um lugar na galeria de ex-prefeitos de Blumenau? Foto: Pancho

É comum ouvir o vice-prefeito Mário Hildebrandt (PSB) ser chamado de “prefeito”. Aconteceu ontem no evento que anunciou a instalação do colégio militar na cidade e em outras situações públicas. Até mesmo nas rodas informais de conversa tem gente trocando intencionalmente os cargos. E não é à toa.

Curta Pancho no Facebook
Siga Pancho no Twitter

Hildebrandt ganhou visibilidade desde que acumulou a titularidade de uma secretaria. Também tem aparecido bastante desde que o prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) iniciou articulação política para, quem sabe, ser candidato a governador no próximo ano. Hildebrandt estaria sendo preparado, ou mesmo testado, para o cargo caso a candidatura de Napoleão saia do campo das ideias.

Vontade de assumir em definitivo o cargo maior da cidade Mário certamente tem e garantir um lugar na galeria de ex-prefeitos de Blumenau, no Salão Nobre da prefeitura, depende de apenas um ato do prefeito Napoleão: renunciar até abril para disputar a eleição em outubro. Se isso não ocorrer, o retrato de Hildebrandt só será pendurado na parede se ele disputar e vencer a eleição em 2020, ano que para ele “está muito longe ainda”.

 

Comente abaixo

comentários

Alerta de SMS da Defesa Civil não funciona no Morro do Baú

17 de outubro de 2017 0

defesa civil
O sistema que vai avisar por SMS a população catarinense sobre situações de desastre, emergência ou calamidade pública não funciona em uma das regiões mais atingidas pela tragédia de 2008. No Morro do Baú, em Ilhota, cerca de 6 mil moradores terão que recorrer a outros meios de comunicação porque não há sinal de celular por lá.

Curta Pancho no Facebook
Siga Pancho no Twitter

A péssima notícia foi dada pela repórter Vanessa Moltini, da NSC TV, no Jornal do Almoço desta segunda-feira. A instalação de antenas na região só depende do planejamento das operadoras. Enquanto isso, a população vai depender dos dois servidores da Defesa Civil da cidade. Se houver algum risco, eles deixam a prefeitura e seguem para o Baú para avisar os moradores de porta em porta.

Enquanto a boa vontade das operadoras não prevalecer, um sistema de radioamador deve ser instalado para agilizar a comunicação entre Defesa Civil e comunidade.

Comente abaixo

comentários

Defesa Civil adota alerta via SMS em Santa Catarina

16 de outubro de 2017 2

defesa civil

A partir desta segunda-feira qualquer catarinense vai poder se cadastrar no serviço de notificação de emergência via SMS da Defesa Civil. A ferramenta comunica a população sobre situações iminentes de desastres, emergência e/ou estado de calamidade pública.

Na primeira fase 20 municípios participaram dos testes. Agora todos serão abrangidos pelo sistema. Uma campanha será lançada para incentivar a adesão ao serviço. Para fazer o cadastro, basta mandar uma mensagem SMS com o CEP, com ou sem hífen, para o número 40199. É possível que as pessoas recebam um convite para fazer o cadastro. Nesse caso, bastará responder com o número do CEP.

O trabalho é realizado pelas Defesas Civis Estaduais, em parceria com o Ministério da Integração Nacional, Sinditelebrasil, Anatel e ABR Telecom.

Comente abaixo

comentários