Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Ponte Norte-Sul ainda não tem projeto definido

26 de maio de 2017 1
O primeiro projeto previa pista sob a estrutura. O segundo não. Foto: reprodução.

O primeiro projeto previa pista sob a estrutura. O segundo não. Foto: reprodução.

Faz 56 dias que o prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, assinou o que seria uma autorização para o lançamento do edital de licitação da construção da ponte que vai ligar as ruas Paraguay e Itajaí, junto à mais bela e charmosa curva do rio Itajaí-Açu. Quando se esperava que o edital fosse publicado em questão de dias, passaram-se quase dois meses e nada de licitação da chamada Ponte Norte-Sul.

Curta o Blog do Pancho no Facebook
Siga o Blog do Pancho no Twitter

O secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Régis Evaloir da Silva, esclarece que não há decisão tomada em relação ao formato do entroncamento da estrutura com a rua Itajaí. No projeto apresentado à comunidade na audiência pública realizada em agosto de 2014 havia o rebaixamento de uma das pistas da Rua Itajaí, que passaria por baixo da cabeceira da ponte. Essa solução havia sido abolida no projeto que estava para ser licitado, mas parece que tudo pode mudar.

Régis diz que uma nova simulação está sendo feita considerando o rebaixamento. Um novo software adquirido pela prefeitura está sendo usado nesse trabalho, sob responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Urbano. A expectativa é que o projeto definitivo seja enfim apresentado à comunidade na audiência pública de prognóstico do Plano de Mobilidade, agendada para o dia 30 de maio.

Comente abaixo

comentários

Audiência pública vai discutir Plano de Mobilidade

26 de maio de 2017 0
Patrick Rodrigues, BD, 15/3/2017

Patrick Rodrigues, BD, 15/3/2017

Você sabia que só 7% das calçadas de Blumenau apresentam características que possibilitam o trânsito de pessoas em cadeira de rodas sem a necessidade de outra pessoa para ajudá-las? Sabia que mais de 60 mil veículos entram ou saem diariamente de Blumenau, grande parte em direção a municípios vizinhos onde os ocupantes trabalham ou estudam?

Curta o Blog do Pancho no Facebook
Siga o Blog do Pancho no Twitter

Essas e outras informações estão no documento que será usado como base para a audiência pública de prognóstico do Plano de Mobilidade do Município, agendada para o dia 30 de maio, próxima terça-feira, às 19h, na Câmara Municipal de Blumenau. O documento pode ser baixado no endereço bit.ly/planomobi.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Ivo Bachmann Jr., o encontro é um dos mais importantes no processo de elaboração do plano exigido pela legislação nacional. Será o momento de reunir as informações colhidas nas mais diversas áreas da mobilidade para então definir diretrizes, ações e cronogramas.

Muitos desses milhares de motoristas que vão diariamente de Blumenau para um município vizinho, por exemplo, poderiam usar o transporte público se houvesse integração entre os municípios (há tempo se fala disso). Essas soluções é que devem ser definidas com a elaboração do plano de mobilidade. Importante, portanto, que a comunidade participe. Especialmente os que mais entendem do assunto.

Comente abaixo

comentários

Nana Hamburgueria abre dia 3 em novo endereço

25 de maio de 2017 0
Nana B fica no terraço da nova ala do Offcina. Foto: Patrick Rodrigues

Nana B fica no terraço da nova ala do Offcina. Fotos: Patrick Rodrigues

A segunda unidade da Nana Hamburgueria já tem data de inauguração. O Nana B, como foi batizado, abre as portas no dia 3 de junho junto ao Offcina Café Coworking, na Rua Iguaçu, 209 (perto da Cremer).

Curta o Blog do Pancho no Facebook
Siga o Blog do Pancho no Twitter

A proposta é diferente do conhecido ponto da Rua Antônio da Veiga. A chef Nana Oliveira diz que a ideia no Nana B é aliar bons ingredientes com agilidade no serviço.

znana2p

Vai ter hambúrguer no cardápio, claro, mas no novo endereço eles serão feitos na chapa, e não na grelha como ocorre na matriz. Milk shake e chope Nana IPA também serão vendidos.

O Nana B vai funcionar de segunda a sexta, das 11h30min às 15h e das 18h às 22h. Aos sábados o horário é das 11h às 16h.

Comente abaixo

comentários

Câmara aprova lei que exige foto junto com multa

25 de maio de 2017 1
Desde o início de maio a GMT usa o sistema para multar. Foto: Patrick Rodrigues

Desde o início de maio a GMT usa o sistema para multar. Foto: Patrick Rodrigues

Aos que não gostaram do fato de a Guarda Municipal de Trânsito de Blumenau estar multando com a ajuda das câmeras de monitoramento, chega uma notícia animadora. A Câmara Municipal de Blumenau aprovou na sessão de terça-feira um projeto de lei que propõe que as multas aplicadas pelo Seterb através das câmeras venham acompanhadas de fotos que comprovem a infração.

Curta o Blog do Pancho no Facebook
Siga o Blog do Pancho no Twitter

O projeto do vereador Jovino Cardoso Neto (PSD) recebeu parecer contrário de duas comissões e da Procuradoria-Geral da Câmara e mesmo assim foi aprovado pela maioria dos vereadores. Agora o prefeito Napoleão Bernardes tem até dia 14 de junho para sancionar ou vetar a legislação. O presidente do Seterb, Carlos Lange, diz que vai aguardar a análise do prefeito para se pronunciar.

O assunto ainda deve dar o que falar. Apesar do agente de trânsito não precisar, em tese, comprovar a infração testemunhada por ele nas ruas e, por consequência, nas telas, há diversas decisões judiciais Brasil afora que dizem o contrário.

Comente abaixo

comentários

Havan marca data de inauguração da loja de Indaial

24 de maio de 2017 2

imagem_release_952371

A primeira loja da Havan em Indaial já tem data de inauguração: 7 de outubro. A unidade, que ficará em frente à Tashibra, na BR-470, é chamada de Parada Havan e terá sete mil metros quadrados, estacionamento, três salas de cinema, área de alimentação.

O projeto da loja foi apresentado nesta quarta-feira pelo presidente da Havan, Luciano Hang, à imprensa e autoridades do município.

O investimento é de R$ 35 milhões e a previsão é de que o negócio gere 200 empregos diretos na região.

 

Comente abaixo

comentários

Reurbanização será executada em toda a Curt Hering

24 de maio de 2017 3
Foto: Patrick Rodrigues

Foto: Patrick Rodrigues

 

A reurbanização da Rua Curt Hering não ficará restrita à quadra entre as ruas Floriano Peixoto e Caetano Deeke. A prefeitura decidiu fazer estudos e projetos contemplando toda a via. Com isso, os 330 metros entre as ruas Padre Jacobs e Floriano Peixoto terão calçadas mais largas, um novo mobiliário urbano e pista de rolamento no mesmo nível das calçadas.

Curta o Blog do Pancho no Facebook
Siga o Blog do Pancho no Twitter

O trabalho deve sim começar pela última quadra, onde as tratativas com os proprietários dos imóveis estão mais adiantadas. Seguindo o exemplo do Calçadão Brueckheimer, os proprietários dos imóveis da via vão bancar parte da obra. O projeto e o orçamento devem ser apresentados em duas semanas. O poder público tem R$ 500 mil de uma emenda do senador Dalírio Beber (PSDB) e outras emendas ainda podem ser anunciadas. Quanto maior a adesão dos donos de imóveis, menor a parcela que cada um terá que investir.

Um pedido. Note na foto a maravilha que é o conjunto de árvores da pequena e charmosa Curt Hering. Mantenham a arborização. Deixaria de ser charmosa sem elas.

Outras iniciativas

O mais interessante é que essa onda de deixar parte do Centro mais agradável ao passeio e às compras, privilegiando os pedestres e ciclistas que passam pelo local, começa a ganhar aliados em outras ruas. Depois de passar pela Capitão Euclides de Castro (Calçadão Brueckheimer) e Curt Hering, é bem possível que a reurbanização chegue também à Rua Padre Jacobs. Por lá os proprietários, incluindo a Igreja Católica, já conversaram com o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Ivo Bachmann Junior.

Comente abaixo

comentários

Assembleia dos servidores de Blumenau rejeita proposta da prefeitura

23 de maio de 2017 1

Os servidores públicos municipais rejeitaram  na tarde desta terça-feira em assembleia a proposta da prefeitura para a campanha salarial deste ano.

Não especificamente em relação ao reajuste salarial de 3,99%, índice da inflação do período, mas a categoria quer que o poder público adiante algo em relação à hora-atividade da educação e aos planos de carreira das demais secretarias e autarquias. Uma nova assembleia será agendada para a mesma data em que for marcada a próxima negociação com a prefeitura.

Comente abaixo

comentários

A difícil tarefa de emplacar a CPI do esgoto

23 de maio de 2017 0
Jovino Cardoso Neto tenta emplacar CPI na Câmara. Foto: Pancho

Jovino Cardoso Neto tenta emplacar CPI na Câmara. Foto: Pancho

 

O vereador Jovino Cardoso Neto (PSD) tenta encaminhar hoje na Câmara Municipal de Blumenau um novo pedido para a formação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com o objetivo de investigar possíveis irregularidades no contrato de concessão da Foz do Brasil – hoje BRK Ambiental – com a prefeitura de Blumenau para instalação e operação do sistema de coleta e tratamento de esgoto da cidade. Resta saber se ele vai conseguir, novamente, assinaturas suficientes para encaminhar o pedido.

Curta o Blog do Pancho no Facebook
Siga o Blog do Pancho no Twitter

Conversei com alguns dos vereadores que subscreveram a primeira solicitação – que foi negada pela Procuradoria da Câmara – e, pelo visto, vai ser mais difícil conseguir as cinco assinaturas necessárias para dar início ao processo. Até mesmo o vereador Adriano Pereira (PT) tem dúvidas em relação à eficiência do processo no Legislativo. Todos com quem conversei disseram que vão avaliar, mas tem gente achando que a CPI tem mais potencial de palanque político que de investigação.

O primeiro pedido teve a assinatura dos 15 vereadores, mas houve problema na formulação do texto. Há duas semanas o procurador da Câmara, Anselmo Lessa, deu parecer contrário ao pedido de abertura de CPI porque o documento não continha “fato determinado”.

Comente abaixo

comentários

Casal e cadelinha vão pedalar 15 mil quilômetros

22 de maio de 2017 0
Foto: arquivo pessoal

Foto: arquivo pessoal

Um casal de Blumenau terá a companhia da cadela vira-lata Frida na maior aventura da vida deles até agora. O engenheiro civil Thiago Gilli Troccoli, 31, e a publicitária Camila Schlichting, 27, vão deixar tudo para trás a partir do próximo mês para pedalar mais de 15 mil quilômetros pela América do Sul. O roteiro inclui Uruguai, Argentina e Chile, além do Brasil.

z-ciclo-p2

 

Eles calculam pedalar mil quilômetros por mês até Ushuaia, no extremo Sul do nosso continente, e no retorno. Com isso a viagem deve durar cerca de um ano e meio.

A aventura pode ser acompanhada no site patasepedais.com.br e nas redes sociais.

Curta o Blog do Pancho no Facebook
Siga o Blog do Pancho no Twitter

Comente abaixo

comentários

Cervejas de Timbó, Blumenau e Itajaí conquistam medalhas de prata em concurso mundial

22 de maio de 2017 0

z-cerve-p

Headspace, da timboense Blauer Berg, 1850 Barley Wine, da Cerveja Blumenau, e Octoporter, da Cervejaria Itajahy são as três cervejas do Vale do Itajaí que conquistaram medalhas de prata no Australian International Beer Awards. Outras duas ganharam bronze: a Frida, da Blumenau, e a Maré Gose, da Itajahy.

A Cerveja Blumenau, que produz as cervejas para a Itajahy,  também comemora as medalhas de prata e bronze conquistadas pela Red Core com a Pumpkinstein e a Ryequeoparta. As bebidas da cervejaria do Paraná são produzidas pela fábrica blumenauense.

Comente abaixo

comentários