Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Paradesporto Escolar vai oferecer terapia com cavalos para deficientes de Blumenau

23 de agosto de 2017 0
Foto: Gabriel Haesbaer, BD,  8/5/2017

Foto: Gabriel Haesbaer, BD,
8/5/2017

O belo programa Paradesporto Escolar em Blumenau terá uma novidade no próximo mês.  É a Equoterapia, prática em que as crianças, adolescentes e adultos portadores de deficiências poderão montar em um cavalo para desenvolver equilíbrio, controle postural e tantos outros benefícios que a atividade pode oferecer.

Curta Pancho no Facebook
Siga Pancho no Twitter

O animal será cedido por um cidadão blumenauense por meio de um convênio com a Associação Paradesporto Escolar de Blumenau (Apesblu), que ficará responsável pela manutenção do cavalo. As práticas ocorrerão em um terreno no bairro Itoupava Central. A Secretaria Municipal de Educação entra com os profissionais em pedagogia, fisioterapia e educação física que comandarão as sessões gratuitas.

Inicialmente 25 crianças, adolescentes e adultos devem ser atendidos a partir do dia 12 de setembro, quando ocorrerá o lançamento da novidade. Os critérios de seleção ainda estão sendo definidos. A secretária municipal de Educação, Patrícia Lueders, comemora. Ela desconhece a oferta dessa modalidade gratuitamente na região.

Comente abaixo

comentários

Grupo discute a relação de Blumenau com a bicicleta

23 de agosto de 2017 0
Foto: reprodução

Foto: reprodução

 

Partiu do curso de Jornalismo da Universidade Regional de Blumenau (Furb) a ideia de criar um grupo no Facebook para discutir a relação do blumenauense com a bicicleta. Para participar basta procurar por Bike em Pauta – Blumenau, clicar em “Participar do Grupo” e aguardar a liberação.

Curta Pancho no Facebook
Siga Pancho no Twitter

A ideia é que as pessoas discutam os prós e contras de pedalar em Blumenau. As melhores discussões, no bom sentido da palavra, servirão de base para reportagens que serão veiculadas em um caderno especial a ser produzido pelos alunos e professores. Que chegue ao poder público, aos motoristas e aos ciclistas que insistem em não respeitar os demais.

Comente abaixo

comentários

Paraná terá Oktoberfest itinerante

23 de agosto de 2017 1
Foto: reprodução

Foto: reprodução

O estado vizinho vai ter uma espécie de Oktoberfest itinerante neste ano. A festa vai passar por Londrina, Ponta Grossa, Curitiba, Maringá e Cascavel entre o fim de agosto e setembro. As festas têm três ou quatro dias cada e estão sendo organizadas pela Alô Eventos, mesma empresa que promoveu a Oktoberfest de Curitiba no ano passado.

Curta o Blog do Pancho no Facebook
Siga o Blog do Pancho no Twitter

No Paraná a Oktober mescla folclore alemão com italiano, polonês, ucraniano e japonês. Além disso haverá shows nacionais. Pode servir de esquenta para a nossa Oktober, não?

Clique aqui para acessar o site oficial da festa

Assista ao vídeo de divulgação da festa

Comente abaixo

comentários

Esperaremos pelos governos para diminuir a violência?

22 de agosto de 2017 1

zprisoap

 

Ninguém precisa ser um pHD em segurança pública para saber que temos muita coisa errada e que consertar os erros de anos a fio leva mais tempo do que gostaríamos. Infelizmente aumentar o efetivo de policiais civis e militares, dar melhores condições de recuperação aos detentos em presídios e penitenciárias, rever o Código Penal e consolidar a educação como importante base para a reestruturação de uma sociedade são ações que dependem diretamente do sistema político vigente. Sim, este mesmo sistema que cada vez mais tem as falcatruas expostas como atos de violência explícita nas páginas da imprensa e nem assim parece ser capaz de mudar. Como vislumbrar dias melhores com esse cenário?

Curta o Blog do Pancho no Facebook
Siga o Blog do Pancho no Twitter

Pelo visto teremos que esperar pela renovação na política nacional para enfim ver a falta de segurança sendo combatida como há anos deveria ter sido, sem violência, com muita educação e leis que valham tanto para um quanto para o outro, sejam eles de que etnia, classe econômica e gênero for. Vai demorar demais? Façamos com nossas próprias mãos. Não empunhando armas, mas avaliando como cada um de nós pode ajudar no dia a dia, em especial os educadores, os policiais, os agentes penitenciários e legisladores bem intencionados. De uma das pontas a mudança tem que começar.

Comente abaixo

comentários

A nova cara da Acib

22 de agosto de 2017 0

 

Avelino Lombardi (E) é presidente da Associação Empresarial de Blumenau (Acib). Foto: Lucas Correia

Avelino Lombardi (E) assumiu a presidência da Acib em abril. Foto: Lucas Correia

O presidente da Associação Empresarial de Blumenau (Acib), Avelino Lombardi (E), deixou sua marca na reunião de segunda-feira entre as entidades empresariais e nossos representantes políticos. Sem “trololó”, como ele mesmo disse, o evento não teve mesa de autoridades e nem citação de quem estava presente. Mesmo porque só havia autoridade e seguir algum tipo de protocolo seria extremamente maçante.

Curta o Blog do Pancho no Facebook
Siga o Blog do Pancho no Twitter

Lombardi pediu objetividade e não se viu intimidado para cortar as falas quando necessário. Disse, nas entrelinhas, a que veio. Cobrou resultado e, principalmente, prazos.

Comente abaixo

comentários

Concessão da BR-470 com ou sem duplicação?

22 de agosto de 2017 2

 

Foto: Lucas Correia

Foto: Lucas Correia

Na reunião de ontem entre representantes de 12 associações empresariais do Vale do Itajaí e representantes do Fórum Parlamentar Catarinense, grupo formado por deputados e senadores de SC no Congresso Nacional, uma sugestão preocupante foi colocada em pauta e recebeu apoio de alguns dos presentes.

Curta o Blog do Pancho no Facebook
Siga o Blog do Pancho no Twitter

O deputado estadual Jean Kuhlmann (PSD) sugeriu que a concessão da BR-470 à iniciativa privada deveria prever apenas a manutenção da BR-470 no trecho cuja duplicação já foi licitada. Com isso, o governo federal finalizaria a obra.

Seria, de fato, o cenário dos sonhos, já que o pedágio não custaria os R$ 15 por 100 quilômetros recalculados recentemente (esse valor já foi de R$ 25). A dúvida é: estaríamos dispostos a esperar pelo moroso poder público para concluir obra tão importante?

Foto: Patrick Rodrigues, BD, 13/2/2017

Foto: Patrick Rodrigues, BD, 13/2/2017

A obra que começou em 2013 deveria ter sido concluída, de acordo com a primeira previsão feita, no fim deste ano. O que temos até agora é o lote 1 com 18% de obras concluídas, o 2 com 44%, o 3 com 3% e o 4 ainda não teve obra iniciada. Dá pra confiar em alguma previsão? É claro que não.

Além disso, o próprio diretor responsável pelas concessões no Ministério dos Transportes, Fabio Freitas, alertou que experiências desse tipo foram quase sempre frustrantes e em muitos casos resultaram em pedágios mais caros que o previsto. Freitas também lembrou que duplicar a ligação de áreas de produção com os portos em outros estados resultou no aumento do PIB estadual em níveis bem maiores que o país.

E aí? O que queremos afinal?

Comente abaixo

comentários

Crianças e adolescentes de Blumenau levam exemplos de solidariedade e perseverança ao Brasil

20 de agosto de 2017 1
Gabriela Feller. Foto: reprodução NSC TV

Gabriela Feller. Foto: reprodução NSC TV

A enxadrista Gabriela Feller, de 13 anos, foi destaque e orgulho para os blumenauenses no Esporte Espetacular (NSC TV) deste domingo. Reportagem de quase cinco minutos mostrou a determinação dela e da família para buscar recursos e garantir a participação da estudante do Bom Jesus no campeonato mundial do Uruguai. Entre outras ações eles venderam mais de 3 mil canetas pelas ruas de Blumenau.

Curta o Blog do Pancho no Facebook
Siga o Blog do Pancho no Twitter

O talento de Gabi e a determinação da família são antigas. Ela começou a jogar aos seis anos e por duas vezes foi campeã brasileira. Em 2014 ela produziu e vendeu pulseiras de miçanga para bancar a participação no mundial da África do Sul. Ano passado o pai arrecadou milhares de latinhas de alumínio para vender e garantir a ida da filha ao mundial da Geórgia.

Assista à reportagem clicando aqui

Árvore dos Desejos

O exemplo de Gabi fechou com chave de ouro a exposição da cidade, ou melhor, de crianças e adolescentes da cidade, em rede nacional. No sábado a participação dos alunos da Escola Básica Municipal Visconde de Taunay no quadro Árvore dos Desejos, do Caldeirão do Huck (NSC TV), emocionou os que puderam acompanhar o programa.

Luciano Huck na escola Visconde de Taunay. Foto: reprodução NSC TV

Luciano Huck na escola Visconde de Taunay. Foto: reprodução NSC TV

As crianças, aliás, são de fato a maior esperança que temos para transformar este mundinho de egos e ambição, no pior contexto da palavra, em um lugar melhor para o ser humano. Não tenho dúvidas de que estamos no início de uma revolução do bem e essa nova geração terá papel fundamental neste histórico período.

Assista ao quadro clicando nos links abaixo
Parte 1
Parte 2
Parte 3

Comente abaixo

comentários

Lojistas querem testar calçadão na XV em setembro

18 de agosto de 2017 3
Calçadão na Rua XV de Novembro há 24 anos. Foto: Jandyr Nascimento, BD, 7/8/1993

Calçadão na Rua XV de Novembro há 24 anos. Foto: Jandyr Nascimento, BD, 7/8/1993

A Rua XV de Novembro pode ser fechada ao trânsito de veículos no sábado 23 de setembro, primeiro dia da primavera. Pelo menos essa é a vontade do Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas), que vai levar a ideia à prefeitura e buscar apoio do poder público.

Curta o Blog do Pancho no Facebook
Siga o Blog do Pancho no Twitter

Se vingar, a principal via da cidade será transformada num calçadão, com atrações para todas as idades. A foto mostra uma iniciativa dessas em 1993. Me lembro bem desse dia. Foi um sucesso.

Comente abaixo

comentários

Equipamentos que medem o nível do rio Itajaí-Açu no Centro de Blumenau estão quebrados

18 de agosto de 2017 0
Gilmar de Souza, BD, 25/9/2015

Gilmar de Souza, BD, 25/9/2015

 

Estamos à deriva. Desde o dia 9 de agosto o blumenauense não tem ideia de qual é o nível oficial do Rio Itajaí-Açu na cidade. Os equipamentos do Centro de Operação do Sistema de Alerta da Bacia do Itajaí (Ceops) e da Agência Nacional de Águas (ANA) estão com problemas. A última medição registrada foi a das 17h do dia 9 de agosto, quando o rio no Centro da cidade estava com 1,45 metro.

Curta o Blog do Pancho no Facebook
Siga o Blog do Pancho no Twitter

Por sorte ou graça divina os defeitos ocorreram em época de estiagem. Fico imaginando o problema que teríamos se a chuva resolvesse dar o ar da graça no inverno.

Só ontem o coordenador do Ceops, Dirceu Severo, confirmou a chegada do dinheiro do governo do Estado para a manutenção das estações e sensores da instituição que atua na Universidade Regional de Blumenau (Furb). A prioridade agora é trocar o sensor da régua eletrônica que funciona na ponte Adolfo Konder (foto) e, com isso, retomar o controle em tempo real do nível do rio.

Depois será necessário trocar as baterias das 17 estações que monitoram a quantidade de chuva em diferentes pontos da bacia do Itajaí-Açu. O problema é que para isso é necessário licitação, e bem sabemos como tudo isso demora.

Esses equipamentos são essenciais para prever o nível que os rios da região podem atingir em caso de enchente. Mais do que isso, com os dados é possível saber quando será atingido determinado nível, ajudando cerca de 1 milhão de habitantes e milhares de empresas a tomar a decisão certa em relação à retirada de pessoas, móveis, equipamentos, utensílios, produtos, máquinas, entre outros.

Que tudo volte ao normal o quanto antes. Entramos no período mais chuvoso do ano e uma enchente seria bem pior sem as informações e previsões dos brilhantes técnicos que nos assistem.

Comente abaixo

comentários

Prefeitura lança licitação para construção de nova ponte sobre o rio Itajaí-Açu em Blumenau

18 de agosto de 2017 27
Foto: reprodução Google Maps

Foto: reprodução Google Maps

Finalmente a prefeitura de Blumenau lança nesta sexta-feira o edital de licitação para escolher a empresa que vai construir a ponte Norte-Sul, entre as ruas Itajaí e Paraguay. As propostas deverão ser apresentadas em 30 dias.

Curta o Blog do Pancho no Facebook
Siga o Blog do Pancho no Twitter

A estrutura terá aproximadamente 200 metros de extensão e terá duas pistas. A do sentido Paraguay-Itajaí será exclusiva para ônibus. Um semáforo vai controlar o fluxo de veículos no entroncamento da ponte com a Rua Itajaí.

A obra será custeada pelo PAC Mobilidade. O custo estimado será conhecido no edital de licitação a ser divulgado nesta sexta-feira.

Polêmicas

A ponte Norte-Sul foi promessa de campanha na primeira eleição do prefeito Napoleão Bernardes. O projeto foi duramente criticado por parte da população e de especialistas, principalmente pelo fato de estar bem perto de uma das mais belas paisagens da cidade, a curva do rio Itajaí-Açu junto ao centro histórico, e por cara para os benefícios que ela trará.

Inicialmente ela faria parte do Programa de Mobilidade Sustentável de Blumenau, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), mas posteriormente foi retirada para ser incluída no PAC Mobilidade do governo federal.

Veja no vídeo abaixo como funcionará o trânsito na nova ponte.

Comente abaixo

comentários