Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Cerca de 12 mil imóveis passam por revisão de cadastro

27 de janeiro de 2015 0

Por Daniela Matthes

Cerca de 12 mil imóveis foram reavaliados pela Secretaria de Planejamento de Blumenau no ano passado. Houve um reajuste além do equivalente ao 6,33% do INPC nos casos em que a construção estava diferente do que constava no sistema da prefeitura. Quem ficar em dúvida poderá consultar a Central do IPTU, que atende a partir de amanhã no Parque Vila Germânica. Hoje serão entregues os últimos carnês.

César Poltronieri, diretor de Receita da Secretaria da Fazenda, explica que a revisão acontece a cada ano para manter o cadastro atualizado. O objetivo, explica, é que todos paguem um valor justo de imposto conforme o que prevê a lei.

Desta vez mais técnicos da Secretaria de Planejamento estarão na linha de frente da Central do IPTU. Serão oito, ao todo. A intenção é que os processos sejam acelerados. Antes, em boa parte dos casos, era preciso que um técnico visitasse o imóvel do contribuinte que foi à Central com um questionamento. A ideia é que eles possam responder às dúvidas na hora. Em alguns casos a ida será indispensável.

* O titular do blog, o Pancho, está em merecidas férias e volta em 10 de fevereiro.

Ônibus alugados não pesaram na conta da tarifa

25 de janeiro de 2015 2

Por Daniela Matthes

Os 10 ônibus alugados da empresa Nossa Senhora da Glória não entraram na conta do valor da tarifa que entrou em vigor no sábado. É o que explica o assessor jurídico do Seterb Aurélio Miguel Bowens da Silva.

Os ônibus têm contrato de leasing e ao final do contrato serão de propriedade da Glória. Por ainda efetivamente não pertencerem à empresa, eles não foram inclusos na depreciação (valor pago equivalente à desvalorização dos ônibus). O mesmo valeu para a remuneração, que, em síntese, é o retorno dos investimentos.

A dúvida sobre como estes ônibus pesariam na tarifa vinha sendo levantada desde o ano passado pelo Sindicato dos Empregados nas Empresas Permissionárias do Transporte Coletivo Urbano de Blumenau e Gaspar. Esta foi a primeira vez que este tipo de situação aconteceu desde que foi feita a concessão do transporte coletivo em Blumenau.

Estes veículos tem outra diferença: a placa. Silva diz que eles foram emplacados nas cidades onde foram negociados, mas que Blumenau não tem nenhum prejuízo com isso.

* O titular do blog, o Pancho, está em merecidas férias e volta em 10 de fevereiro.

Cássio Quadros (PSD) assume Secretaria de Desenvolvimento Regional

25 de janeiro de 2015 0

Por Daniela Matthes

Sexta-feira Cássio Quadros ( PSD), o novo secretário da Secretaria de Desenvolvimento Regional, já estava se inteirando da situação dos projetos locais.

A volta de Quadros a Blumenau foi confirmada na quinta-feira em reunião com o governador Raimundo Colombo.
A formalização do advogado – e que foi membro do primeiro escalão de Kleinübing na prefeitura – na gestão da SDR deve sair até o início da semana, com a publicação no Diário Oficial.

Até maio do ano passado Quadros foi secretário adjunto de comunicação do governo do Estado.
Em fevereiro deve ir para a Assembleia de SC o projeto de lei que vai repaginar as SDRs.
Especula-se que deixarão de ter secretários para ter coordenadores e serão agências com estruturas mais enxutas.


* O titular do blog, o Pancho, está em merecidas férias e volta em 10 de fevereiro.

Senac terá três pontos de venda na Oktoberfest

22 de janeiro de 2015 0

Por Daniela Matthes*

O Senac, que usou tanto a experiência na gastronomia alemã que vem acumulando quanto o know-how em turismo (leia-se Fecomércio) nessa parceria com o Parque Vila Germânica, terá desta vez três pontos de venda.

Além de repetir a venda de salsichas especiais, que foi sucesso no ano passado, será responsável também pela casa de waffle e também a de cucas, que servirá ainda apfelstrudel, torta alemã e café.

Férias estratégicas

Uma questão importante na hora de fazer entregas com mais qualidade é a mão de obra. Para atender a necessidade dos fornecedores, que precisam de pessoas para trabalhar, e dos alunos, que têm a chance de conseguir renda extra ou mesmo cumprir o currículo de estágio obrigatório, o Senac vai remanejar para outubro as férias dos alunos de gastronomia.

Fábio Ricci, diretor do Restaurante Escola, conta que nos pontos de vendas do Senac os alunos terão prioridade na hora da contratação.

* O titular do blog, o Pancho, está em merecidas férias e volta em 10 de fevereiro.

Comida de Oma na Oktoberfest

22 de janeiro de 2015 0


Por Daniela Matthes*

Quem for à Oktoberfest deste ano terá uma nova experiência gastronômica. Essa é a intenção do conceito planejado pelo Parque Vila Germânica e o Senac para os pontos de alimentação da festa. A ideia é que durante a Oktoberfest turistas e visitantes possam experimentar a nossa identidade gastronômica regional com descendência alemã e mais o que é habitual hoje na Alemanha.

Tudo isso aproveitando o que Santa Catarina tem excelência em produzir, como, por exemplo, produtos à base de frango e carne suína, além dos peixes _ até então esquecidos na festa. A pitada de sabor extra é que os pratos terão conceito de comfort food, com a comida tendo mais jeito de casa da Oma. Algo carregado de boas experiências e lembranças. O desafio vai ser repassar esse conceito aos vencedores da licitação. Nada vai adiantar se eles não bancarem a ideia.

Esse novo conceito é resultado de uma pesquisa intensa feita pelo Senac e o Parque. Para passar o espírito das mudanças, o chef do Senac Heiko Gabrolle — um alemão mais apaixonado pelo Brasil que muita gente nascida aqui — vai fazer um trabalho junto aos fornecedores para que todos absorvam o novo espírito gastronômico.

Agilidade no atendimento

Não será mais possível comprar num mesmo local duas comidas totalmente diferentes, como batata recheada e linguiça, por exemplo. A ideia é ganhar agilidade tanto em produção e atendimento. Por isso, que for à Fisch Haus, por exemplo, poderá comprar apenas produtos à base de peixe e eventualmente algum acompanhamento, como no fish and chips (peixe empanado com batata frita).

O sistema é o que o Senac testou na última Oktoberfest. Com um ponto apenas de salsichas, conseguiu entregar uma unidade, em média, a cada 14 segundos.

* O titular do blog, o Pancho, está em merecidas férias e volta em 10 de fevereiro.

Área da Rua 7 de Setembro era alagada, lembra moradora antiga da área

19 de janeiro de 2015 4

tunelok

Por Daniela Matthes, interina*

A região onde está hoje o Teatro Carlos Gomes, parte do Neumarkt Shopping e quase até o cruzamento com a Rua Dr. Amadeu da Luz era uma área de banhado, lembra-se uma moradora do Bom Retiro que sempre viveu naquela região. Hoje com 84 anos, acha graça das lendas sobre os túneis.

Ela, que prefere permanecer no anonimato, conta que na época das comemorações do centenário de Blumenau tudo aquilo foi aterrado, oferecendo mais espaço “habitável” no Centro. Tanto que, recorda, a festa aconteceu na área recém aterrada. Os veios d’água que brotavam na região foram canalizados para viabilizar a obra e as posteriores construções, acredita.
Perseguições e lendas

A moradora do Bom Retiro supõe como surgiram os boatos sobre os túneis. Ela lembra que a Rua 7 de Setembro era estreita, escura e sinuosa. Volta e meio algum padre era chamado de madrugada para dar a extrema-unção a algum paciente em leito de morte no Hospital Santa Isabel. Daí já teriam surgido boatos sobre o que os clérigos faziam nas úmidas noites de Blumenau.

Outro fator, supõe ela, foi a repressão às culturas de imigrantes nas décadas de 1930 e 1940, período do Estado Novo. Muitos de fato foram presos apenas por ter em casa livros em alemão ou conversar na língua estrangeira. Desde então, lembra, muitos boatos e histórias surgiram.

Verdade ou não, vale acompanhar o trabalho da comissão. Sendo um túnel de encontros amorosos, de fuga ou uma simples canalização, certamente ganharemos ao (re)descobrir a nossa própria história.

* O titular do blog, o Pancho, está em merecidas férias e volta em 10 de fevereiro.

Túnel da curiosidade

19 de janeiro de 2015 10

Por Daniela Matthes, interina*

Ontem não houve quem passasse pela rua do Teatro Carlos Gomes e não esticasse o pescoço em direção ao buraco com mais ou menos três metros de profundidade. Ele foi aberto no fim de semana para que a comissão criada para investigar o tal túnel encontrado na rua durante a obra de implantação de esgoto possa documentar o local. Ontem, os operários que trabalhavam no buraco de vez em quando eram interpelados por algum transeunte.

Nem o calor e o sol forte foram suficientes coibir a curiosidade de quem via as duas entradas do túnel – uma aberta e outra meio encoberta pelo barro. Quem teve de enfrentar a lentidão no trânsito que tomou conta do Centro ontem aproveitou para dar uma olhada de dentro do carro.

Assista ao vídeo feito pelo fotojornalista Patrick Rodrigues dentro do túnel:

Nesta terça-feira, às 9h, uma reunião aberta no Teatro Carlos Gomes vai definir os próximos passos da comissão formada para investigar o túnel. O presidente da Fundação Cultural de Blumenau, Sylvio João Zimmermann Neto, levará uma proposta de trabalho que, entre outros passos, inclui pesquisa de imagens antigas da área, visitação e entrevista com moradores antigos da região.

A comissão é formada por 16 pessoas, entre elas representantes da Secretaria de Planejamento, Crea, OAB, Furb, Teatro Carlos Gomes, moradores da área e historiadores. A próxima reunião, em que já se deve ter boa parte dos resultados, será em 29 de janeiro. O relatório final deve sair até o começo de fevereiro.

- Vamos investigar, mas tudo indica que é realmente uma canalização de água. Mas mesmo que o relatório aponte isto, as lendas não vão acabar. Elas sempre existirão – acredita Zimmermann.

* O titular do blog, o Pancho, está em merecidas férias e volta em 10 de fevereiro.

Grafite interativo

19 de janeiro de 2015 1

Por Daniela Matthes, interina*

Grafite

No muro do Espaço Plural, na Rua Espanha, há um grafite diferente. O ilustrador Marcelo Camacho – que tem passagem pelo Santa e Diário Catarinense – incluiu um QR Code ao lado do rosto de quatro olhos. Para ver a imagem em movimento, basta aproximar o celular (desde que ele tenha o app para fazer a leitura). Camacho conta que esse tipo de interação acontece com frequência no exterior, mas ainda não viu e nem soube de algum no Brasil.

* O titular do blog, o Pancho, está em merecidas férias e volta em 10 de fevereiro.

Madero em Brusque

19 de janeiro de 2015 1

Por Daniela Matthes, interina*

Madero

Deve abrir ainda no começo de fevereiro a unidade Madero Container em Brusque. A unidade é a quarta do tipo da rede no Estado. Elas estão em Barra Velha, Itapema (foto) e Chapecó. A estrutura contará com sete contêineres e cardápio um pouco diferentes dos restaurantes tradicionais.

Quem for a Brusque poderá escolher entre vários tipos de burger, hot dog, sobremesas e paletas (picolé mexicano). O restaurante fica na Rodovia Antonio Heil, 191, em frente à Havan.

* O titular do blog, o Pancho, está em merecidas férias e volta em 10 de fevereiro.

Do Vale para os EUA

19 de janeiro de 2015 0

Por Daniela Matthes, interina*

Sete empresas do Vale do Itajaí foram selecionadas pelo Sebrae/SC para ter uma sede nos Estados Unidos por meio do programa Exporta SC. Ao todo, 50 empresas de Santa Catarina foram escolhidas. A intenção é ampliar fronteiras comerciais para micro e pequenas empresas. Da Foz do Rio Itajaí foram escolhidas outras sete empresas. Por meio de um sistema de incubadora de negócios, elas terão uma sede em Fort Lauderdale, na Flórida.

A partir de agora as empresas irão receber todo o suporte do Sebrae/SC, incluindo treinamentos, assistência jurídica, administrativa, fiscal, logística e de marketing, além da análise e adaptação do modelo de negócio para o mercado americano. A previsão é de que até o fim de agosto todas elas já estejam com a filial nos Estados Unidos.

Blumenau: 
Eco Blu Confecções (moda)
Fornos Jung (metalmecânico)
Maski indústria e comércio (revestimentos de pré-fabricados)

Ibirama: 
Dolzan E Pisetta (móveis e decoração)
Merkadia Internet (software)

Pomerode: 

Nugali Chocolates (alimentos)

Timbó:
Denusa Demarchi Moda e Artigos em Couro (acessórios)

* O titular do blog, o Pancho, está em merecidas férias e volta em 10 de fevereiro.