Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Projeto do Frohsinn está preservado

20 de agosto de 2014 1

w_frohsinn_p
Foto: acervo de Paulo Herwig/Especial

Emocionante o texto postado no Facebook pelo arquiteto Paulo Herwig, da HS Arquitetos, logo depois de testemunhar o incêndio que destruiu parcialmente o imóvel onde funcionava o restaurante Frohsinn, no Morro do Aipim, em Blumenau.

Paulo é neto de Henrique Herwig, carinhosamente chamado de Heini, mentor do projeto que faleceu no início dos anos 1990. Com autorização dele, reproduzo abaixo o texto em que pede desculpas ao avô por não conseguir impedir a destruição do imóvel.

Pois então Heini! Desculpa! Não sei o que te dizer… foi mal! Desculpa por eu não conseguir preservar a sua Obra! Tristeza também sinto, mas vergonha muito mais! Fui incapaz de me mexer… fiquei inerte, esperando tudo ser esquecido… ser reduzido a cinzas! Mas me comprometo a ir até lá amanhã cedo, buscar um pedaço da sua Obra, que deixarei na minha mesa de trabalho: para lembrar da incapacidade minha de poder preservar a sua História.

Muitas histórias de um projeto de 46 anos! Um desafio na época a ser construído, muito maior que o desafio de hoje a preserva-lo! Mas não adianta lamentar, apenas um pedido: me desculpa meu avô! Henrique Herwig, o Heine, foi mentor do Projeto e esteve a frente do Gerenciamento da Obra na década de 60!

PS: mas não precisa ficar irritado! Tenho o Projeto inteiro comigo, detalhe a detalhe! Quem sabe possamos algum dia, fazer uma réplica!

Paulo Henrique Herwig, arquiteto

Incêndio do Frohsinn poderia ser evitado?

20 de agosto de 2014 12

w_frohsinn_p
Foto: Sandra Nebelung/Especial

Sobre o fogo no Frohsinn, tenho uma coisa a dizer. O Corpo de Bombeiros foi chamado pelo menos uma vez no fim de semana  para apagar um foco de incêndio no local.  Pergunto: o dono do imóvel, leia-se poder público, tomou providências para evitar novas ocorrências semelhantes?

O fato é que um dos entraves para a desejada venda do imóvel pelo poder público era a vontade dos quatro conselhos consultados (Patrimônio Edificado, Cultura, Planejamento Urbano e Turismo) de preservar a casa que abrigou por mais de 40 anos o restaurante do Morro do Aipim.

A casa não existe mais.

Natel não terá adversários na eleição da Furb

20 de agosto de 2014 0

O atual reitor da Universidade Regional de Blumenau (Furb), João Natel Pollonio Machado, aparentemente terá uma campanha tranquila para a reeleição. Apenas a chapa encabeçada por ele se inscreveu para a eleição de reitor, marcada para outubro.

A comissão eleitoral vai agora analisar a documentação e na sexta-feira da próxima semana, dia 29, será divulgada e homologada oficialmente a chapa inscrita.

O prazo para inscrição de chapas terminou na tarde desta quarta-feira. Na chapa de Natel o vice-reitor é Udo Schroeder, atual pró-reitor de Administração. A eleição está agendada para o dia 16 de outubro. A posse do vencedor será dia 31 de janeiro de 2015.

Os outros mortos da BR-470

20 de agosto de 2014 8

w_gato_p
Foto: Luciano Siqueira/Especial

Se o Santa fizesse a contagem dos animais silvestres atropelados na BR-470, certamente teríamos um número mais assustador que o de humanos que morrem em acidentes. Ontem foi a vez do gato-do-mato-pequeno, em Gaspar, registrado pelo empresário Luciano Siqueira, mas na semana passada nosso repórter fotográfico Patrick Rodrigues fotografou uma coruja e o que parece ser um graxaim (imagens abaixo).

No caso do gato-do-mato-pequeno (Leopardus tigrinus), a bióloga Cintia Gruener diz que se trata de uma espécie ameaçada de extinção. Segundo ela, os animais se deslocam entre os fragmentos de florestas que restaram atrás de comida para garantir a sobrevivência. Trágica ironia.

w_coruja_p
Fotos: Patrick Rodrigues
w_graxaim_p

Estado vai suspender inscrição estadual de quem vender produtos piratas

20 de agosto de 2014 2

w_ie_p
Reunião ocorreu em Florianópolis. Foto: : Heraldo Carnieri/Divulgação

Empresas que forem flagradas vendendo produtos piratas terão suspensa a inscrição estadual. O anúncio do secretário de Estado da Fazenda, Antônio Gavazonni, foi feito na tarde desta terça-feira em Florianópolis durante reunião da Câmara de Desenvolvimento da Indústria da Moda, ligada à Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc). Um decreto vai providenciar, na próxima semana, a alteração necessária no estatuto do ICMS.

É mais uma ação do governo para atender antiga reivindicação da indústria catarinense, em especial a indústria têxtil do Vale do Itajaí que tanto sofre com a falsificação de produtos. Na semana passada a Polícia Civil anunciou a intenção de criar uma delegacia especializada no crime.

Segundo o delegado da Polícia Civil Akira Sato a estrutura completa da nova delegacia ficará pronta em abril do próximo ano. No entanto, já há policiais trabalhando.

Célio Dias volta à Câmara de Blumenau

19 de agosto de 2014 22

w_dias_p
Foto: Lucas Amorelli – 27/6/2013

Uma decisão liminar expedida ontem à tarde pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) devolve a Célio Dias (PR) o cargo de vereador na Câmara de Blumenau. Ele e outros dois vereadores foram cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em janeiro por crimes eleitorais cometidos nas eleições de 2012.

A liminar concedida pela ministra Laurita Vaz permite que o vereador aguarde no exercício do cargo o julgamento do recurso que ele encaminhou ao TSE questionando a decisão do TRE.

A advogada do vereador, Sandra Krieger, diz que a Câmara de Vereadores deve receber a notificação do TSE nos próximos dias. A expectativa é que Dias retorne na próxima sessão ordinária, quinta-feira.

Indaial vai rastrear veículos públicos

19 de agosto de 2014 0

A prefeitura de Indaial vai testar um sistema de rastreamento de veículos a partir desta semana. Segundo o secretário de Administração, Márcio Ferrari, o equipamento será instalado em 13 veículos da Saúde, Educação e Administração para acompanhamento até fim do ano. Se funcionar, uma licitação deve ser lançada para equipar a maior parte dos cerca de 150 veículos da frota municipal.

Ferrari diz que a adoção do sistema já estava sendo avaliada pela prefeitura, mas admite que o episódio com os servidores da Vigilância Sanitária que foram flagrados usando os veículos públicos para fins particulares contribuiu para a decisão.

Conheça a nova atração dos desfiles da Oktober

19 de agosto de 2014 22

w_carro2_p
Fotos: Leonardo de Souza/Especial

Já está pronta uma das novas atrações dos desfiles da Oktoberfest deste ano. O Schweinewagen, ou Carro do Porco, foi montado sobre a carroceria de uma Kombi e vai homenagear um dos animais mais usados na culinária típica da região.

O grupo foi um dos classificados no concurso promovido pelo Parque Vila Germânica. O carro vai distribuir ao público delícias derivadas do porco e chope. Além disso, os 40 integrantes desfilarão pela Rua XV de Novembro com trajes típicos personalizados.

Uma coreografia será apresentada ao som de música composta pela dupla França e Mac especialmente para o Schweinewagen. Os compositores são responsáveis por boa parte das canções que fazem sucesso na festa alemã de Blumenau.

A apresentação oficial da atração será nesta quarta-feira, às 19h (e não 20h como publicado equivocadamente na coluna desta terça-feira), no Neumarkt Shopping, em frente à Livraria Catarinense. O Schweinewagen tem patrocínio da Ipom Defumados e Schornstein.

w_carro1_p w_caroo3_p w_carro4_p

 

Plastique - White Noise

15 de agosto de 2014 2

Nascida e criada em Gaspar (SC), Anelise Kunz montou uma banda em Londres (Inglaterra) da qual eu não me canso de falar bem. Ouça alto! e coloque fones de ouvido, se for o caso.

Bierland e Eisenbahn trazem medalhas de ouro

15 de agosto de 2014 2

w_beer_pAs cervejarias de Blumenau trouxeram duas medalhas de ouro do International Beer Challenge 2014, em Londres (Inglaterra). A Bierland Belgian Blond Ale (Bruxa) conquistou o topo da avaliação na categoria Ales e a Eisenbahn Dunkel, na categoria Lagers.

A Bierland trouxe outras quatro medalhas: prata para a Vienna, na categoria Vienna, e bronze para a American Red Ale (Strong Ales), Imperial Stout (Imperial Russian Stout and Baltic Porter) e Oceânica (Witbier and Blanche).

Já a Eisenbahn trouxe na mala outras cinco medalhas: prata com a Weinzenbock, na categoria Wheat Beers, e bronze para a Kölsch, Strong Golden Ale (Ales), 5 Anos (Lagers) e Weizenbier (Wheat Beers).