Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Parque das Itoupavas será Parque Egon Belz

26 de março de 2015 2

w_parque_p
Foto: Terra Arquitetura, divulgação

A prefeitura de Blumenau deu um jeito de contentar os que questionaram a escolha do nome do empresário Alcantaro Corrêa para batizar o Parque das Itoupavas, na Rua 1º de Janeiro. Como a área a ser ocupada é a primeira de três que já estão disponíveis e serão ocupadas futuramente, decidiu-se batizar todo o complexo com o nome do arquiteto Egon Belz, idealizador do Parque das Itoupavas.

Então ficará assim: o Parque Egon Belz será composto por três áreas. A primeira batizada de Alcantaro Corrêa e as demais ainda terão os nomes definidos.

No fundo, uma clara demonstração da necessidade que políticos têm de fazer média com quem pode ajudá-los no futuro, no caso, a classe empresarial.

Para o povo vai ser sempre Parque das Itoupavas.

Bunge vai reocupar antiga sede em Gaspar

26 de março de 2015 3

w_bunge_p
Foto: Prefeitura de Gaspar, divulgação

O prédio que abrigou a sede administrativa da Bunge em Gaspar será novamente ocupado pela empresa. Oficialmente a Bunge diz que não trará a sede para cá de novo, mas confirmou que algumas áreas de atuação e projetos terão como base o imóvel que fica na Rodovia Jorge Lacerda (SC-412). Extraoficialmente corre a informação de um projeto na área de agronegócio, um dos três pilares de atuação da empresa.

O prédio chegou a ser negociado com a prefeitura, que transferiria a sede executiva da cidade. Com a mudança de comando da empresa, no ano passado, mudaram também os planos e a Bunge recuou na decisão de vender o imóvel. O prefeito Celso Zuchi diz que o importante é fazer com que a maior recolhedora de impostos da cidade cresça.

Mais espaço

Para contornar os problemas com a falta de espaço, o Executivo gasparense alugou um prédio que está em fase de conclusão praticamente ao lado da prefeitura. Tem 2,1 mil metros quadrados, pertence aos mantenedores da Igreja Matriz e vai abrigar as secretarias de Planejamento, Educação e outros órgãos. O valor do aluguel é de R$ 22 mil mensais.

Thapyoka de Blumenau abre dia 6 de abril

26 de março de 2015 31

w_thapyoka_p
Foto: Francisco Fresard

A Thapyoka, no nosso Biergarten (Praça Hercílio Luz), será inaugurada dia 6 de abril às 19h30min. A nova atração gastronômica da cidade vai funcionar sete dias por semana. De segunda a sexta, das 11h às 14h30min e das 17h às 24h. Nos finais de semana, das 11h à meia-noite.

Para o almoço vai servir à la carte e bufê (executivo nos dias úteis, de feijoada no sábado e típico no domingo). Para o jantar, pratos à la carte e petiscos.

O espaço está sendo finalizado e terá lugar para 500 pessoas sentadas. O deque será reativado bem como o espaço ao ar livre que fica de frente para a Rua XV de Novembro.

Vida longa aos novos investidores.

Coplan aprova condomínio industrial em Blumenau

25 de março de 2015 2

w_ci_p
Foto: reprodução EIV

Foi aprovado pelo Conselho Municipal de Planejamento (Coplan) o projeto de construção de um condomínio industrial no bairro Salto Weissbach.

O Blumenau Park Industrial será erguido em terreno na Rua Rudolf Roeder – transversal da Rua Bahia – e terá cerca de 37 mil metros quadrados. O investimento aproximado será de R$ 50 milhões, capitaneados pela Martins Empreendimentos Imobiliários.

A expectativa agora fica pela liberação da licença ambiental e do alvará de construção. Depois de iniciada, a obra deve durar três anos. Abaixo, um mapa com a localização do empreendimento, circulado em preto.

w_mapa

Autor de livro mais vendido é blumenauense

25 de março de 2015 2

w_christian_p

Foto: André Kopsch , divulgação

Poucos sabem, mas o autor do livro da categoria não ficção mais vendido da semana no Brasil, de acordo com o ranking da revista Veja, é blumenauense.

Christian Figueiredo de Caldas é filho de um casal de São Paulo que veio para Blumenau no início dos anos 1990. O pai, Wanderley Bosquê de Caldas, é publicitário e artista plástico e atuou aqui com a agência W. Bosquê.

Christian voltou com os pais para São Paulo quando tinha três anos de idade e hoje é conhecido pelos adolescentes de todo o Brasil graças ao canal que mantém no YouTube, o Eu Fico Loko, com mais de 1,9 milhão de seguidores.

Eu Fico Loko também é o nome do primeiro livro lançado por ele neste ano e que já pode ser considerado um sucesso. Tanto no vídeo quanto no papel, o blumenauense trata de assuntos relacionados ao universo adolescente.

Abaixo, uma amostra dos vídeos. Lembre-se: é conteúdo para adolescentes.

Taça diferente para cerveja artesanal

24 de março de 2015 0

w_cristal_pA união da cervejaria mineira Wäls com a gigante Bohemia (AmBev) já rende bons frutos. Não só para os apreciadores de cerveja artesanal, mas também para uma empresa de Blumenau.

Coube à Cristal Blumenau produzir a taça que acompanha a Saison d’Alliance, primeira bebida elaborada após a união das cervejarias.

Não é a primeira experiência da empresa blumenauense na área cervejeira. Além de taças, ela produziu os troféus entregues aos vencedores do Concurso Brasileiro de Cervejas.

Moradores criam sistema para evitar poeira

24 de março de 2015 4

w_pipa_p
Foto: Karin Bendheim, arquivo pessoal

No interior da Vila Itoupava, distrito de Blumenau, poucas coisas incomodam. Uma delas é a poeira. Com as ruas sem pavimentação, dois dias sem chuva são suficientes para a nuvem cor de terra se levantar e invadir quintais e casas.

Até então a solução é a “mangueirada” em frente à propriedade, mas tem gente que foi além. A jornalista Karin Bendheim fez questão de registrar a criatividade do povo do distrito, que inventou um reboque para o jipe que vai “regando” a terra seca.

Só faltava me dizer que é água da chuva. Seria perfeito.

Porto Belo recupera parte dos cruzeiros perdidos

24 de março de 2015 6

w_navio_p
Navios ancoram atrás da Ilha de Porto Belo. Foto: Francisco Fresard, BD, 30/1/2010

Aos poucos Porto Belo vai recuperando o movimento de navios de cruzeiro que teve no passado. Chegou a receber mais de 40 escalas em uma temporada e registrar três embarcações chegando no mesmo dia. Na temporada que passou foram apenas 10 escalas. Tudo graças à falta de alfandegamento, que hoje é feito em Imbituba e encarece os custos das operadoras.

De Miami, onde participou de um grande evento do setor, o prefeito Evaldo Guerreiro retornou confiante. Garante que na próxima temporada serão 24 as escalas na cidade, recuperando parte importante do que foi perdido.

Visita técnica

Na quinta-feira, a cidade receberá uma equipe técnica da Receita Federal. Ela vai conhecer de perto o trabalho de atracação do navio e recepção dos turistas que desembarcam em terras catarinenses. É parte do processo de elaboração de uma proposta para que a nacionalização das embarcações vindas do Uruguai e Argentina seja feita em Porto Belo.

No mesmo dia, a cidade vai receber o navio Costa Favolosa, com quase 5 mil pessoas a bordo.

Blumenau tem primeira malteria especial do país

23 de março de 2015 5

w_malteria_pA Malteria Blumenau já trabalha no primeiro lote de malte especial para cerveja fabricado na cidade. Quatrocentos quilos estão sendo preparados para a cervejaria Itajahy, que vai elaborar uma nova receita da bebida.

A Blumenau é a primeira micromalteria especial do país, ou seja, que trabalha exclusivamente com tipos diferentes do pilsen. Foi instalada no bairro Itoupava Central e tem como foco atender cervejarias artesanais de todo o país. Hoje, praticamente 100% do malte usado na produção nacional vem do exterior.

A capacidade inicial de produção da Malteria Blumenau é de cinco toneladas por mês. A matéria-prima é cevada produzida no Brasil.

Furb está mais colorida

23 de março de 2015 0

w_dce_p
Foto: Gilmar de Souza

A chuva de domingo atrapalhou, o serviço não foi concluído, mas dá pra perceber que vai ficar bonita a fachada do Bloco L da Furb. A intervenção dos artistas Adriano Benelli, Caio Stolf e Julian Gallasch — que formam o grupo Tripolar —  começou na sexta-feira e deve ser concluída nos próximos dias.

Até o final do primeiro semestre as quatro fachadas do prédio serão transformadas em obra de arte. Parceria do DCE com a Furb e o grupo Tripolar.