Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Lojistas querem acabar com ambulantes

20 de novembro de 2014 0

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Blumenau está preocupada com o surgimento de vendedores ambulantes irregulares na cidade. Não só com os que vendem frutas nos semáforos ou perfumes nas ruas centrais da cidade, mas também com aqueles que oferecem irregularmente alimentos e outros produtos nas margens da Rua Pedro Zimmermann, na Itoupava central, por exemplo.

O assunto será discutido na manhã desta sexta-feira, na sede da entidade, com representantes da Vigilância Sanitária, Polícia Militar e Fiscalização da prefeitura de Blumenau.

Preciso dizer, uma vez mais, que falta fiscalização nessa cidade?

O que transportaria um ônibus da Transporn?

20 de novembro de 2014 3

w_porn_p
Foto: Leo Lpas, especial

O jornalista Leo Laps flagrou em Itajaí este ônibus que pertence a uma empresa com nome sugestivo. Seria um estúdio ambulante ou transporte oficial de atores e atrizes? Porn, na realidade, é o sobrenome de um dos sócios, Jaimir.

A empresa existe há 18 anos em Itá, Oeste catarinense, e tem 12 veículos entre ônibus e micro-ônibus que deixam um rastro de pulgas atrás da orelha. Jaimir garante que ele só trabalha com fretamento e turismo.

Paróquia luterana quer restaurar igreja histórica

20 de novembro de 2014 2

w_igreja_p
Igreja tem 137 anos e foi a primeira luterana de Blumenau: Foto: Gilmar de Souza

A Paróquia Luterana Blumenau Centro quer restaurar a centenária Igreja do Espírito Santo, erguida no morro próximo ao Hospital Santa Catarina. A presidente, Adriana de Paula Nemann, diz que além da edificação histórica devem passar por reforma a casa paroquial e o entorno. A primeira estimativa leva a um investimento de cerca de R$ 1 milhão.

O projeto está sob responsabilidade da arquiteta Rosália Wal, que trabalha agora nos orçamentos. Só depois disso é que a papelada será encaminhada ao Ministério da Cultura na esperança de ver o projeto incluído na Lei Rouanet, que permite a doação de parte do imposto de renda de empresas à obra.

A igreja foi a primeira luterana na cidade. A inauguração ocorreu em 1877, nove anos depois do lançamento da pedra fundamental da obra.

Tempo implacável

Numa olhada descuidada, nem dá pra dizer que a igreja precisa de um restauro, mas é nos detalhes que a falta de manutenção aparece. Como é um prédio com 137 anos, a ação do tempo é implacável. Por dentro e por fora há material precisando de atenção, como a madeira do altar, as telhas da torre, o revestimento e diversas esquadrias. Até mesmo os vitrais, que vieram da Alemanha e de São Paulo, precisam de atenção e trabalho de gente especializada.

A obra também servirá para prover a igreja de mais conforto. A colocação de uma manta térmica, por exemplo, garantirá alguns graus a menos no interior.

Confira abaixo algumas fotos da Igrejo do Espírito Santo

 

É mais do mesmo e vale a visita mesmo assim

19 de novembro de 2014 0

w_009
Montagens estão expostas no Salão Angelim da Biblioteca da Furb. Foto: Francisco Fresard

Gêmeos, por si só, já provocam um misto de estranheza e curiosidade. Nas montagens fotográficas do Coletivo Libertos — em exposição desde ontem no Salão Angelim da Biblioteca da Furb, em Blumenau — essas sensações são potencializadas ao máximo.

Cada uma das 24 montagens da mostra Mais do Mesmo? reúne duas fotos, uma de cada gêmeo. Além da semelhança física em cada “semiface”, também estão bem retratadas as diferentes personalidades dos irmãos.  As fotos foram produzidas em Blumenau e Curitiba e além de inquietantes são divertidas.

O Coletivo Libertos é um grupo de apaixonados por fotografia que se conheceram nos cursos que a curitibana escola Portfolio promove em Blumenau. As fotos da exposição são dos fotógrafos Nilo Biazzetto Neto e Alexandre Zelinski, do designer Sávio Abi-Zaid e do empresário Fernando Fallgatter.

A mostra Mais do Mesmo? Fica na Biblioteca da Furb até 13 de dezembro. Pode ser conferida das 7h30min às 22h e a entrada é gratuita.

w_010w_006
w_001 w_007w_004   w_008
Fallgatter, Zelinski, Abi-Zaid e Biazzetto Neto em momento descontraído na abertura da exposição, terça-feira à noite. Fotos: Francisco Fresard

Centro de Blumenau vai entrar no clima de Natal

19 de novembro de 2014 1

O clima de fim de ano vai tomar conta das ruas centrais de Blumenau nas próximas semanas. Uma ação do Núcleo do Centro da CDL e do Sebrae vai colocar a Banda Noel (Banda Municipal) para tocar nas extremidades da Rua XV de Novembro em dois quartetos. Depois eles se encontram em algum ponto da via para um show maior.

Começa dia 4 de dezembro, sempre das 18h às 21h, três vezes por semana. O carro do Papai Noel também vai passar pelo Centro aos domingos, a partir do dia 7, às 20h.

No dia 13 haverá um Super Sábado especial com palco na praça do Teatro Carlos Gomes e diversas apresentações natalinas.

Curt Hering

Neste ano, além do Núcleo do Centro e do Sebrae os lojistas da Rua Curt Hering também se mexeram para ajudar no clima de Natal. Providenciaram iluminação especial na via, Papai Noel e apresentações musicais. Começa no dia 24, a partir das 19h30min, e segue até dia 23 de dezembro, sempre das 18h às 21h.

Bondepeia Noel

w_bondepeia_p
Em 2012, lojistas já usaram a Bondepeia para passeios no Centro.
Foto: Gilmar de Souza, BD, 9/6/2012

O Núcleo do Centro trabalha também para incluir a Bondepeia nas atividades de Natal. A ideia é colocar o veículo – conhecido pelas apresentações na Oktoberfest – para fazer o trajeto entre o Centro e o Parque Vila Germânica, onde está montada a Vila de Natal. Se a ideia vingar, valores e horários serão divulgados.

Família toma iniciativa para preservar calçada

19 de novembro de 2014 9

w_calcada_p
Foto: Rafaela Martins

Mais um caso clássico da falta de educação das pessoas e de fiscalização por parte do poder público.

Na Rua General Osório, bairro Velha, uma família teve que colocar um cartaz no quintal para alertar sobre o óbvio. Além disso, investiu em cones de concreto na calçada para tentar impedir o abuso, mas segundo a dona de casa Vanessa Carturano ainda há gente que estaciona sobre a calçada.

– Já ligamos para a prefeitura, para o Seterb e ninguém aparece para multar – desabafa.

O problema é que os caminhões que estacionam para descarregar mercadoria na vizinhança atrapalham os pedestres e destroem a calçada, gerando mais custos para a família com manutenção.

A vista do topo do prédio mais alto de Blumenau

18 de novembro de 2014 31

w_hermann
Foto: Patrick Rodrigues, Agência RBS

Falta pouco para o maior prédio de Blumenau atingir a altura máxima, de 124 metros. Mesmo assim os 32 andares já erguidos são suficientes para dar a dimensão do que será o edifício Dr. Hermann Blumenau, que está sendo construído na Rua Walter Thomsen, bairro Victor Konder.

A previsão é concluir a 35ª e última laje em janeiro. Depois serão necessários mais 22 meses para deixar o prédio pronto. Hoje trabalham na obra quase 40 pessoas.

Pelo elevador da obra são quase três minutos para chegar ao 30º andar. Dalí para o topo, só pelas escadas. Lá de cima avista-se o Centro, Velha, Vila Nova, Itoupava Seca, Itoupava Norte, Escola Agrícola e Ponta Aguda. É tão alto que é possível ver a descida da Rua Joinville em direção à Rua Almirante Barroso.

Nesta segunda- feira eu e o repórter fotográfico do Santa Patrick Rodrigues subimos ao topo do prédio para registrar a vista. O resultado você confere abaixo.

Desejo pela altura

w_hermann2
Foto: Francisco Fresard, Agência RBS

Osvaldo Ambrosi, sócio da construtora Nova Trento, diz que já vendeu quase metade dos apartamentos. O desempenho poderia ser melhor se a conjuntura econômica ajudasse, mas como tem mais dois anos de obra pela frente, a avaliação é positiva. Sobre a possibilidade de um novo empreendimento do gênero, ele foi taxativo:

– Só se a economia melhorar.

O curioso é que os apartamentos mais procurados são os mais altos, que também são os mais caros. Com área de 338 metros quadrados, um apartamento no meio do prédio, por exemplo, sai por cerca de R$ 1 milhão.

Outros espigões

O Dr. Hermann Blumenau não é o único prédio alto em construção na cidade. Na Avenida Brasil, Ponta Aguda, ganha forma o Grand Trianon, da Planolar. A obra já pode ser vista da Avenida Beira-Rio e quando concluída também terá 35 andares.

Segundo o secretário municipal de Planejamento, Alexandre Gevaerd, estes são os únicos prédios de grande porte aprovados na prefeitura. Também não há qualquer projeto em análise para aprovação na secretaria.

– Algumas consultas foram feitas, mas nada concreto – explica.

Nada impede que novos prédios desse porte ou até maiores surjam, desde que respeitem os recuos necessários e as taxas de ocupação.

Confira uma galeria de fotos da cidade feitas do alto do Dr. Hermann Blumenau e mais abaixo algumas fotos panorâmicas.

Clique nas fotos abaixo para ver em alta resolução

PAN001P

Foto: Patrick Rodrigues, Agência RBS

PAN004P

Foto: Francisco Fresard, Agência RBS

PAN003P

Foto: Francisco Fresard, Agência RBS

PAN002P

Foto: Patrick Rodrigues, Agência RBS

Neumarkt tem novo superintendente e novas lojas

17 de novembro de 2014 1

O Neumarkt Shopping tem novo superintendente. Alexandre Barros assumiu em definitivo a vaga deixada por Mário Goldberg, que saiu há três meses. Barros era superintendente do Norte Shopping e estava interinamente no Neumarkt.

No Norte Shopping o nome do novo superintendente deve ser anunciado segunda-feira. Quem esteve à frente do empreendimento nesse período foi o gerente de Marketing, Fabiano Bussi.

Novas lojas

Além do restaurante Madero, que abriu na semana passada, outras lojas devem ser inauguradas no Neumarkt Shopping até o fim do mês. A Polo Wear, com roupas para toda a família, a Toni Toys, rede de lojas de brinquedos, e a Bendito Fogão, nova opção de refeições na Praça de Alimentação. No total são mais de 1,8 mil metros quadrados de novas lojas.

O Neumarkt também tem novo gerente de Marketing. Ivan Savaris, que já passou pela Seven Comunicação e Cremer.

Cadeados de enamorados em Gaspar?

17 de novembro de 2014 12

w_cadeados_p
Foto: Rafaela Martins

Tudo leva a crer que a moda de colocar cadeados em pontes para simbolizar a união de um casal apaixonado saiu da Europa e chegou a Gaspar. Já é possível ver na ponte Hercílio Deeke, no Centro, alguns cadeados presos à grade da estrutura. Faltam os nomes dos apaixonados, aqui substituídos pelas iniciais. No Velho Mundo, o ritual completo inclui jogar as chaves no rio.

Que evitem o que ocorreu em Paris. Por lá uma parte da Pont des Arts, no centro da cidade, cedeu devido ao peso dos cadeados. A prefeitura sugeriu aos turistas trocar os objetos por selfies.

Mais uma medalha de ouro para a Eisenbahn

14 de novembro de 2014 0

w_dunkel_pA Eisenbahn trouxe duas medalhas no European Beer Star 2014, competição das mais importantes do mundo organizada na Alemanha.

A cerveja Dunkel conquistou medalha de ouro e a Weizenbock, bronze. Foi a única brasileira a conquistar o topo do pódio.

Já a Bierland voltou da Bélgica na semana passada com duas medalhas de bronze na Brussels Beer Challenge.

Foram premiadas as cervejas Pilsen e Bock. As duas cervejarias de Blumenau somam mais de 70 prêmios cada uma.