Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de junho 2011

Planejamento da água

28 de junho de 2011 0

     O novo rompimento da adutora do rio Piraí, por onde passam 30% do consumo de Joinville, mostra como é importante adiantar os investimentos em saneamento. A tubulação tem mais de meio século e está sendo substituída por uma nova adutora, com capacidade maior e que deverá ser entregue no ano que vem. Esse investimento deveria ter sido feito antes, talvez ainda quando o sistema não era administrado pela Prefeitura de Joinville por meio da companhia municipal. O atraso do governo do Estado em implantar a nova adutora do rio Cubatão, afinal providenciada no final da década de 90, causou problemas no abastecimento da cidade durante vários. Depois da nova rede de 900 mm, o desabastecimento foi reduzido drasticamente.

     Como tais investimentos envolvem grandes volumes de recursos e são cada vez mais complexos devido a um leque variado de causas (ambientais, resistência da população aos transtornos das obras, licitações contestadas etc.), sempre é melhor adiantá-los, antecipando-se ao crescimento da demanda. O mesmo vale para a produção de água. Está em estudo a ampliação da estação de tratamento do rio Cubatão. Melhor acelerar para não só garantir, como também dar mais segurança ao abastecimento. As outras fontes de fornecimento também precisam estar encaminhadas. A capacidade de reserva de Joinville está em recuperação e precisa ser ampliada. A água merece atenção constante.

Leitor propõe homenagem para Mãe Abigail

27 de junho de 2011 6

O leitor Antonio Carlos Pereira nos enviou um e-mail propondo que o jornal A Notícia defendesse uma homenagem em vida para a mais famosa mãe adotiva do Brasil, dona Abigail do Rosário, que mora em Joinville, adotou 54 pessoas ao longo de 25 anos e já mereceu até aparição em rede nacional na Rede Globo, no programa Caldeirão do Huck, em 2008.

Confira abaixo a íntegra da mensagem dele e deixe sua opinião nos comentários deste post.


"Parabéns pelo jornal de domingo (26/6). A capa com a jovem Suelen, o primeiro bebê de proveta de Santa Catarina, ficou muito dez.

Também gostei muito do texto sobre a mãe Abigail. Falando em mãe Abigail , ela não deveria ter alguma coisa com o nome dela tipo: rua, esc

ola, sei lá, algo que ela recebesse em vida em homenagem a quem ela é?

Acho essa mulher muito especial. Esta semana devo passar lá e visitá-la. Legal a imprensa lembrar deles. Seria importante uma homenagem a ela via Câmara de Vereadores, mas algo marcante e em vida".

Festas na região

25 de junho de 2011 0

     Os dois municípios com menor número de moradores no entorno de Joinville realizam hoje eventos capazes de colaborar com a economia local, vitaminada pela presença de turistas. São exemplos de que, mesmo fora da temporada, as cidades, independentemente do tamanho, precisam se esforçar para movimentar o setor de serviços, além de proporcionar lazer e diversão para moradores e turistas.

     Aberta quarta-feira à noite, a Festa da Tainha de Balneário Barra do Sul tem atrações musicais para diferentes públicos e gastronomia puxada pelo peixe que dá nome ao evento. Apresentações folclóricas também estão previstas na festa que se encerra amanhã. Em São João do Itaperiú a quase centenária atração  é a queima de uma fogueira, apresentada como a maior de Santa Catarina. A festividade junina, crescente, contará com shows musicais e outras apresentações, além dos chamados pratos típicos. A expectativa dos organizadores é de, com a vinda dos turistas, multiplicar por dez a população local de 3,4 mil habitantes.

     Atrair turistas é uma batalha cada vez mais competitiva e profissionalizada em Santa Catarina, no Brasil e no mundo. Quem viaja, cresce em exigências. As festas em Barra do Sul e São João do Itaperiú, de apelo regional – assim como as festividades de São Francisco e Barra Velha, para ficar em exemplos próximos, mostram que mesmo cidades de menor porte podem demonstrar competência em eventos.

Futuro das regionais

24 de junho de 2011 3

     Embora a transformação das secretarias regionais de Joinville dificilmente seja aprovada pela Câmara, conforme se conclui de manifestações prévias dos vereadores, o projeto de mudança nas estruturas a ser enviado pela Prefeitura abre pelo menos a possibilidade de debate. O que Joinville pretende com as secretarias regionais? Estariam dando conta do recado, se encarregando satisfatoriamente das obras de médio e pequeno porte nos bairros? Estariam sendo suficientes para pelo menos fazer a manutenção da infraestrutura? Ou, em uma hierarquia ainda mais abaixo de responsabilidade, as regionais conseguem pelo menos levar ao poder central as demandas apresentadas pelas comunidades? Aparentemente não, em nenhuma das situações. Não estão dando conta do recado.

     Joinville precisa decidir se quer o fim das regionais; a compactação, a compactação, como pretende o atual governo; ou mesmo a ampliação. Do jeito que está não pode ficar. Em sucessivas campanhas, as secretarias instaladas nos bairros são alvos de críticas e promessas de melhorias. E nada acontece. As regionais foram escolhidas para a economia em cargos comissionados, isto é, é nelas que não foram realizadas todas as nomeações possíveis. Com estrutura, pessoal e orçamento diminutos, acabam realizando um trabalho formiguinha que talvez não justifique a existência. Se a cidade quer a manutenção das regionais, que dê condições de trabalho. Mantê-las com patinhos feios da administração é que não dá.

Parcerias na Via

23 de junho de 2011 0

     Os investimentos em novos estabelecimentos e melhorias nos já existentes por causa, entre outros motivos, da revitalização da Via Gastronômica de Joinville mostram como as parcerias entre poder público e iniciativa privada podem trazer vantagens para todos. A concorrência e a necessidade de conquista de mercados, dois propósitos irmãos, motivam os empreendedores a investir na melhoria de seus restaurantes, boates e bares. Mas no caso da via, a melhor infraestrutura, com revitalização dos passeios públicos, fiação subterrânea (já concluída) e paisagismo especial, valoriza os investimentos na Visconde de Taunay. O retorno é direto para investidores e respectivos públicos e de forma indireta para toda a cidade.
     No caso específico da Via Gastronômica, a revitalização atrasou demais e a última fase ainda não foi concluída. Mesmo a fiação subterrânea, obra não tão complicada assim, enfrentou vários percalços. Mas pelo menos o poder público, Prefeitura de Joinville e governo do Estado souberam reconhecer a necessidade de colaborar com o espaço, um dos ícones ao lado do Centreventos Cau Hansen e dos shoppings de uma Joinville diversificada, uma cidade com comércio desenvolvido e opções mais qualificadas e variadas de serviços, em especial lazer e gastronomia, como no caso dos estabelecimentos da Via Gastronômica. Mais parcerias como essas são necessárias.

Noite Orelhada ganha Prêmio Válvula Rock

22 de junho de 2011 0

     O Noite Orelhada foi escolhido o melhor evento pelo 2º Prêmio Válvula de Rock Catarinense. A festa promovida em Joinville pelo jornalista de "A Notícia" Rubens Herbst apresenta bandas que são destaques no cenário do rock autoral em Santa Catarina. O projeto nasceu a partir da coluna "Orelhada", publicada diariamente na contracapa do "Anexo", com foco na cultura pop da região de Joinville.

    O evento promovido por Rubens Herbst recebeu 1.609 votos de internautas, quase mil à frente do segundo colocado, entre nove candidatos catarinenses. No total, foram 3,8 mil votos.

    A entrega dos prêmios está marcada para o dia 16 de julho no Santa República Pub, em Balneário Camboriú, com shows de Pata de Elefante, Rinoceronte e outras atrações.

      Confira a lista completa do 2º Prêmio Válvula de Rock Catarinense em www.an.com.br/orelhada.

AN.com.br bate mais um recorde

02 de junho de 2011 0

Desde que entrou no ar, há pouco mais de três anos, o AN.com.br segue na missão de superar o número de acessos. Isso porque são eles que servem de termômetro para medir a qualidade do nosso trabalho. Se temos mais cliques, estamos produzindo mais e, certamente, sendo mais lidos.

Em maio, alcançamos 1.269.029 acessos, 34% a mais que o mesmo mês no ano passado. O número marca o terceiro recorde do ano. Foram 4.129.591 visualizações! É certo quem um terço desse crescimento é orgânico, natural.

Os outros dois são resultados de ações diretas da equipe da redação do A Notícia, em especial ao time do AN.com.br. Em dois meses seguidos, por exemplo, somos destaque em número de matérias publicadas entre os sites do Grupo RBS e temos belas produções, de foto e vídeo, com número de cliques que provam a qualidade do nosso conteúdo.

No primeiro dia de junho, batemos também a marca dos 10 mil seguidores no Twitter. Gente que acompanha o AN no microblog e recebe as notícias quentinhas, em primeira mão, em qualquer lugar.

A nossa página no Facebook também ganha novos fãs todos os dias [já passam dos 345], provando que esse é mesmo o ano da interatividade para o A Notícia.

Muito mais que notícias, mesmo.

As matérias mais lidas de maio no site de AN

01 de junho de 2011 1

Veja quais foram as cinco matérias mais lidas em an.com.br no mês de maio:

1. Irmãos de bebê torturada e morta em Campo Alegre teriam presenciado violência

A matéria mais lida do mês de maio no AN.com.br foi a que tratou dos irmãos da pequena Ana Bely. Amatéria sobre a violência cometida contra ela também ficou entra as mais lidas do mês. Em 25 de maio a mãe dela,  Sirlei de Lima, foi indiciada por tortura na modalidade omissão. O padrasto dela, Luciano Antônio da Silva, foi indiciado pelos crimes de tortura e homicídio qualificado.

2. Corpo é encontrado no rio Cachoeira em Joinville

3. Corpo encontrado em Joinville era de jovem desaparecido

4. Criança de um ano e quatro meses morre depois de ser agredida e torturada em Campo Alegre

5. Jovem de Joinville está desaparecido desde segunda-feira