Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de outubro 2011

As mais comentadas de outubro

31 de outubro de 2011 0


O ranking abaixo é feito com base nas pesquisas diárias feitas pelo call center de “A Notícia". Em outubro, foram ouvidos 802 assinantes, que falaram sobre as notícias mais relevantes para eles na edição de AN.

A matéria “JEC na final", sobre a vaga do tricolor na decisão do Campeonato Brasileiro da Série C, publicada dia 25,  foi a mais comentada.

Confira as  outras 15 matérias mais citadas!
Qual delas você achou mais importante em outubro? Comente aqui no blog!

Fila da habitação vai andar para 1.336
Subimos!
A recuperação da autoestima
Festival de cores
91,2% dizem não a mais vereadores
Doze ficam feridos em sete horas de rebelião
Quase lá!
O perfil do roubo de carros em Joinville
Operação prende sete em Joinville
Retratos do campo
Jogo de empurra na saúde pública
JEC encara a pressão da Chapecoense
Ajuda do céu aos bichinhos
Intervenção no presídio
Rock para o JEC

Os 100 anos da Escola Estadual Conselheiro Mafra

30 de outubro de 2011 21

Na edição de 17 de agosto, “A Notícia” registrou o protesto de pais e alunos contra o descaso que levou à interdição da Escola Estadual Conselheiro Mafra, um dos principais patrimônios educacionais e afetivos de Joinville. Ao lado da reportagem, o jornal publicou uma carta de desabafo da psicóloga Katia Prachthauser, joinvilense que hoje vive em São Paulo e que ficou chocada e indignada ao saber da situação do palco de suas melhores recordações de infância. Katia encerrou sua mensagem com um apelo para que eternos alunos da escola, como ela, ajudassem-na a virar aquela página triste.

Na edição de domingo, dia 30 de outubro, a Conselheiro Mafra volta às páginas de “A Notícia”.

Desta vez, para abrir uma série de reportagens que vai até a celebração do centenário. Até o dia 15 de novembro, o texto detalhista e sensível da repórter Gisele Krama vai reconstruir, por meio de pesquisas e entrevistas, um passado que andava meio escondido pelos dissabores do presente.

E já começa com a nostalgia de dois simpáticos octogenários que por lá passaram: seu Ozório Ferreira (Entregador de Mensagens) e dona Jutta Hagemann da Cunha (A menina que gostava de brincar), assídua colaboradora da seção de Memória de “AN”.

Que as recordações de dona Jutta e de seu Ozório ajudem a reforçar o apelo de Katia por um novo (e melhor) capítulo na história deste símbolo joinvilense.

Participe dessa história e envie também suas lembraças e fotos!

>> Confira aqui todas as matérias da série. Este post será atualizado todos os dias, trazendo as histórias centenárias dessa escola. Não deixe de acompanhar!

Segunda-feira, 31/10:  O filme que a escola nunca teve

Terça-feira, 1/11: Escola como inspiração

Quarta-feira, 2/11: Tudo começou com um padre

Quinta-feira, 3/11: O lado B da história

Sexta-feira: 4/11: Relíquia em forma de folhetim

Sábado: 5/11: Outras épocas, outras matérias

Domingo, 6/11: Na memória de três gerações

Segunda-feira, 7/11: Problemas de ontem e de hoje

Terça-feira, 8/11: No palco, com os figurões

Quarta-feira, 9/11: Colegas célebres do colégio

Quinta-feira, 10/11: Na disputa pelo reinado

Sexta-feira, 11/11: Cada aluno, um mestre preferido

Sábado, 12/11: Corrida para fazer o centenário

Domingo, 13/11: Ideias para os cem anos que vêm

Segunda-feira, 14/11: Momentos de festa para o colégio

Terça-feira, 15/11: No coração e na história de Joinville

Série de entrevistas com pré-candidatos à Prefeitura de Joinville ganhou as redes sociais

21 de outubro de 2011 0

A primeira série de entrevistas com os pré-candidatos a prefeito de Joinville em 2012, publicada por “A Notícia” entre os dias 9 e 18 de outubro, foi comentada no AN.com.br e nas redes sociais.

No Twitter, leitores comentaram principalmente as propostas de cada candidato. No Facebook, uma postagem da presidente da Fundação Ippuj, Roberta Schiessl, agregou 17 comentários sobre a série. No Orkut, comunidades como “Política em Joinville” e “Joinville” divulgaram também ajudaram a divulgar as entrevistas.

Leitores também responderam à pergunta lançada pelo AN.com.br no dia 7: “Qual obra você considera prioritária para Joinville?” O binário do bairro Vila Nova, na zona Oeste, elevados e outras obras viárias lideraram as sugestões, com 55% das repostas.

A saúde veio em seguida, com cerca de 20%. O restante dos comentários abordou os temas lazer – principalmente a necessidade de um grande parque – e segurança pública. O mural continua aberto neste link para novas respostas.

Neste domingo, não deixe de ler, no jornal A Notícia, uma análise das entrevistas de todos os candidatos!

+

Veja o que alguns leitores disseram sobre as prioridades para Joinville e sobre as entrevistas (os comentários foram editados para retirar ofensas pessoas e crimes contra a honra).

AN.com.br
"Prioritária a situação viária de Joinville, tanto que até hoje se falou e muito pouco foi feito. Por exemplo, o binário do Vila Nova, construção de um hospital para atender a demanda".
Cláudio Borba

"Prioridades urgentes: alguns elevados, ponte que ligará os bairros Adhemar Garcia ao Boa Vista, aumentar os leitos dos hospitais Regional e São José, interligar as secretarias do município para que o atendimento seja mais rápido".
Reinaldo Gonçalves

"Construir um hospital de traumatologia e ortopedia urgentes para atender os acidentados no trânsito. Não venham com essa de que o Hospital São José é preparado para atender os pacientes".
Edival Beraldo

"O trânsito de Joinville está o caos, se constroem prédios e esquecem de ruas e avenidas. O transporte coletivo poderia ser melhorado com acessos diretos de terminais sem ter de passar pelo Centro. Por que preciso passar pelo centro nos horários de pico se quero ir direto da empresa onde trabalho para minha casa? Tomara que o próximo prefeito olhe para quem precisa de duas horas ou mais para chegar em casa após o trabalho".
Simone Costa

Twitter
"Pré-candidatos a prefeito voltam a falar do tal Eixão (Eixo Norte-Sul). Quando meu pai desembarcou em Joinville em 1980, já falavam disso".
Robson Cunha

"Muito legal a série de entrevistas com os pré-candidatos à Prefeitura de Joinville que o @anonline está publicando".
Guilherme Luiz

"Uma das propostas de um dos candidatos é fazer com que a passagem de ônibus seja de graça! Será que isso é possível?"
Jonas Souza

Facebook
"A série de matérias com os prefeituráveis no AN mostra um equívoco comum cometido por todos aqueles que ainda não exerceram o cargo pretendido. Ignoram que não governarão sozinhos, que dependerão dos cargos técnicos. Criticam a forma como a cidade se desenvolveu, seus projetos, serviços, como se criticassem apenas o atual prefeito. Uma prefeitura é feita de pessoas, de servidores de muito valor, que estudam e sabem que por mais que façam bem-feito, sempre contam com o preconceito de quem não é funcionário público. Nenhum candidato mostrou sensibilidade e provavelmente intencionam formar seus feudos, para decisões de gabinete. É uma pena".
Roberta Schiessl

"A leviandade está no ar e, com isso, o blá-blá-blá de que tudo seria feito num passe de mágica. O povo tem que parar e refletir em cima do que vê na cidade e não do que está ouvindo".
Jucelia de Aguiar Mendes

"Eu já nem leio isso para não me irritar logo cedo!"
Rogerio Zuel Gomes

"Tem muito aventureiro querendo ser prefeito. Cada figura. O pior é que se acham".
Eloisa Corrente

"Enquanto não pensarem na população, nada vai mudar. Precisam parar de pensar em cabide de empregos, existe muito servidor público que dá conta do recado".
Diogo Silva

Paixão renovada a cada dia, há 35 anos

18 de outubro de 2011 1

“O jovem clube faz por merecer este acalentado título, aspiração de uma comunidade inteira, tomada de emoção naquilo que se pode chamar de verdadeiro fenômeno sociológico, tamanha é a demonstração de apoio e incentivo que a comunidade dá ao JEC”.

Este é o trecho de editorial de “A Notícia” no dia 10 de outubro de 1976, data do primeiro título estadual do Joinville Esporte Clube. Nada mudou neste momento de festa: “AN” tem acompanhado a trajetória do clube nestes 35 anos como testemunha da história dessa paixão. A conquista da vaga na Série B é mais um capítulo. Outros virão.

E, com certeza, este jornal estará junto. Consciente da importância da conquista, “AN” programou cobertura especial. Logo após a partida, edição extra circulava em Joinville com informações produzidas na cidade e pelos enviados especiais ao Distrito Federal. O caderno histórico, daqueles de guardar está na edição de hoje, acompanhado de pôster.

Nesta egnda-feira, a cobertura ao vivo do AN.com teve 19 mil acessos. Milhares de pessoas puderam acompanhar o jogo pelo TV COM, em transmissão exclusiva para Santa Catarina. Show do time no gramado, empenho na cobertura. Na goleada de segunda-feira e na trajetória do clube na Série C, o JEC está de parabéns e sentirá hoje o reconhecimento da torcida de Joinville. A Arena lotada tantas vezes já demonstrava essa paixão. Agora é festejar. E preparar os novos capítulos dessa história com grandes feitos ainda por vir. Obrigado, JEC.

Leitora defende mais vereadores em Joinville

17 de outubro de 2011 10

A leitora Elza Francisco, de Joinville, escreveu para o A Notícia, dando sua opinião sobre o possível aumento no número de vereadores na cidade. Leia a carta dela na íntegra e comente aqui no blog. Você acha que a cidade precisa de mais cadeiras na Câmara?

"Sou a favor do aumento do número de vereadores. A cidade merece mais representação. Isso fortalece a democracia. Os bairros podem ter na Câmara representantes da comunidade, que conhecem bem as prioridades. Como está, com os 19, serão sempre os mesmos e não haverá renovação.

É necessário e importante a população participar e acompanhar as sessões da Câmara cobrando mais de seus representantes. Sugiro que anotem em quem votou, só assim é possível saber o que ele está fazendo e até apresentar sua reivindicação. É possível, sim, ter mais vereadores sem aumentar os gastos, o presidente e demais pares devem buscar soluções. Vamos pensar melhor a cidade.

Parabéns ao presidente Odir, que indicou onde a verba economizada deveria ser destinada, isto proporcionou sabermos onde seria aplicado o dinheiro público."

Leia outros posts sobre o mesmo assunto:

Leitor questiona repasse aos vereadores de Joinville

Leitor opina sobre número de vereadores

Artigo: É a economia, Estúpido!

Mais vereadores: como passarão à história?

Leitor questiona número de vereadores em Joinville

Às margens das rodovias

17 de outubro de 2011 0

O aquecimento econômico verificado nos últimos anos e a localização estratégica certamente são os principais fatores da avalanche de investimentos ao longo do corredor da BR-101, como mostra “A Notícia” na edição dsta segunda-feira. Só que também é inegával que o desenvolvimento foi acelerado pela duplicação do trecho Norte da rodovia. Sem a construção da segunda pista, com certeza os investimentos estariam em uma escala muito menor.

A instalação das indústrias, comércios e até estabelecimentos de ensino junto à BR-101 mostram a importância das obras de infraestrutura. O mesmo se repetirá ao longo da BR-280, quando o trecho entre Jaraguá do Sul e Joinville for duplicado. Nesta semana, um grupo de prefeitos, deputados, senadores e líderes empresariais estará em Brasília pressionando o Ministério dos Transportes pela retomada da concorrência da duplicação.

Há várias outras vantagens a serem proporcionadas pela duplicação além dá óbvia facilitação da mobilidade. O desenvolvimento às margens, como demonstra a BR-101, é um argumento que deve se somar a tantos outros. Tanto se fala em concorrência externa, muita vezes em tom de lamentação, embora exista o reconhecimento das oportunidades. Antes de se queixar de eventuais deslealdades, o mais importante é fazer o dever de casa. Como investir mais em infraestrutura. A duplicação da 280 tem de fazer parte desse esforço.

Às margens das rodovias

O aquecimento econômico verificado nos últimos anos e a localização estratégica certamente são os principais fatores da avalanche de investimentos ao longo do corredor da BR-101, como mostra “A Notícia” na edição de hoje. Só que também é inegával que o desenvolvimento foi acelerado pela duplicação do trecho Norte da rodovia. Sem a construção da segunda pista, com certeza os investimentos estariam em uma escala muito menor.

A instalação das indústrias, comércios e até estabelecimentos de ensino junto à BR-101 mostram a importância das obras de infraestrutura. O mesmo se repetirá ao longo da BR-280, quando o trecho entre Jaraguá do Sul e Joinville for duplicado. Nesta semana, um grupo de prefeitos, deputados, senadores e líderes empresariais estará em Brasília pressionando o Ministério dos Transportes pela retomada da concorrência da duplicação.

Há várias outras vantagens a serem proporcionadas pela duplicação além dá óbvia facilitação da mobilidade. O desenvolvimento às margens, como demonstra a BR-101, é um argumento que deve se somar a tantos outros. Tanto se fala em concorrência externa, muita vezes em tom de lamentação, embora exista o reconhecimento das oportunidades. Antes de se queixar de eventuais deslealdades, o mais importante é fazer o dever de casa. Como investir mais em infraestrutura. A duplicação da 280 tem de fazer parte desse esforço.

As mais lidas entre 3 e 9 de outubro no AN.com.br

10 de outubro de 2011 0

Na última semana, o fechamento de uma suposta casa de prostituição em Joinville foi a matéria mais lida do AN.com.br.

Além dela, outras notícias de polícia também ficaram no top 5, como um detalhamento do dia a dia de Marcos Schoene e do filho dele, presos em Joinville depois de uma investigação da Polícia Federal na Fundema. A violência no trânsito e nas ruas também esteve entre os temas mais acessados.

Confirma as cinco mais lidas:

1 Polícia fecha suposta casa de prostituição em Joinville

2 Confira como é o dia dos Schoene na prisão em Joinville

3 Motorista de caminhão morre em acidente na Serra Dona Francisca em Joinville

4 Motociclista morre ao ser atingido por caminhão na BR-101, em Joinville

5 Homem morre após ser espancado em Joinville

Leitor questiona repasse aos vereadores de Joinville

10 de outubro de 2011 0

O leitor Renni A. Schoenberger enviou uma carta ao Jornal A Notícia sobre a mudança de foco na discussão sobre o número de vereadores em Joinville. E você, concorda com ele? Comente aqui no blog.

"Tenho defendido neste democrático espaço a mudança de foco na discussão sobre o aumento do número de vereadores para Joinville. Parece que cabeças pensantes começam a perceber e assumir que o importante é reduzir o repasse ao Legislativo. A carta de Daison Roberto Cozani, presidente do DCE Univille (7/10), ratifica esse pensamento. Daison é ainda condescendente ao pedir redução de 4,5 para 4%.

Entendo que 3% é mais do que suficiente para 19, 21, 23 ou 25 pessoas gastarem do dinheiro que é dos joinvilenses. Se considerarmos que em torno de 50% da receita é para pagamento de pessoal; 25%, pelo menos, para pagamento de financiamento de obras já realizadas, grosso modo, ficam 25% para investimento. Mesmo neste cálculo desprovido de ciência, dá para perceber que 20% do que seria aplicado em benefício de todos são destinados para tocar o Legislativo municipal. É aí que mora a injustiça de um Legislativo tão oneroso".

Uma foto na mão, uma inspiração na cabeça

09 de outubro de 2011 0

Foi assim que surgiu a ideia de uma reportagem infográfica que "A Notícia" vai publicar na edição dominical do dia 16 de outubro.

Uma fotografia antiga, num preto e branco meio desbotado, passou pelas mãos do editor de arte de "AN", Fábio Abreu. Ela mostrava o primeiro carro de Joinville estacionado no centro da cidade, em 1907. O carro chamava a atenção de quem por ali passava. Acostumados com veículos puxados a cavalo, os moradores da época tinham mesmo era que ficar de boca aberta.

A imagem o desafiou a recriar aquele Oldsmobile e a Joinville daquela época infograficamente. Não foi difícil a editoria de arte e a coordenação deste jornal se apaixonarem pelo projeto.

Isto foi há quase dois meses. De lá para cá, o editor Fábio Abreu e os infografistas Luis Rosenstock e Paulo Gerloff se dedicaram à pesquisa e à produção gráfica da reportagem que você terá o prazer de ler (e de ver) no Anexo D do próximo domingo.

Confira no blog Linha de Montagem um vídeo que conta e mostra alguns detalhes da produção da reportagem infográfica.



Série de entrevistas com pré-candidatos à Prefeitura de Joinville

08 de outubro de 2011 0

A um ano das eleições municipais de 2012, o jornal A Notícia começa a publicar neste domingo uma série de entrevistas com os pré-candidatos à Prefeitura de Joinville. São dez políticos, de nove partidos, que constam na primeira pesquisa eleitoral encomendada pelo Grupo RBS ao Instituto Mapa, e que foi divulgada no último domingo.

O leitor poderá conferir as principais propostas para a cidade, em duas páginas, sempre publicadas na editoria AN Política. Além do perfil de cada pré-candidato, há também as três prioridades e o posicionamento de cada um diante de assuntos polêmicos como o aumento do número de vereadores no município, a redução dos comissionados e o orçamento participativo.

Todas as entrevistas têm o mesmo formato e espaço, com perguntas iguais, e serão publicadas em ordem alfabética. E todas foram feitas antes do lançamento da série, para evitar que um candidato conheça a resposta do outro. A primeira será com o prefeito da cidade, Carlito Merss (PT), que deve concorrer à reeleição. Não deixe de ler e depois comentar o que achou aqui neste blog.

*Na medida em que as entrevistas forem publicadas, este post será atualizado.


Confira a agenda das entrevistas:

domingo 9/10 Carlito Merss (PT)

segunda 10/10 Darci de Matos (PSD)

terça 11/10 Dr. Xuxo (PR)

quarta 12/10 Ivandro de Souza (PSDB)

quinta 13/10 Kennedy Nunes (PSD)

sexta 14/10 Leonel Camasão (PSOL)

sábado 15/10 Rodrigo Coelho (PDT)

domingo 16/10 Rogério Novaes (PV)

segunda 17/10 Sandro Silva (PPS)

quarta 19/10 Udo Döhler - prioridades de campanha (PMDB)

MURAL: Que obra você considera prioritária para Joinville?