No embalo dessa segunda-feira de destaque para os times de futebol americano da região (leia reportagem nas páginas 4 e 5 do Caderno de Esporte do Santa), aproveito para contar-lhes um causo do mundo da bola oval, envolvendo o time Bárbaros do Vale, de Blumenau e Brusque.

Não foi só de touchdowns e field goals a campanha da equipe no Campeonato Brasileiro. Na estreia do time em um torneio nacional, a equipe conseguiu conquistar pelo menos uma vitória nos seis jogos que fez. E terminou com o sexto lugar da Divisão Oeste, um sub-grupo da Conferência Sul, que envolvia 14 times do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Resultados à parte, a história, que poderia muito bem ser uma piada, mas não é, aconteceu no início de setembro, quando a equipe viajava para Foz do Iguaçu (PR), onde o time disputaria a última partida do Brasileiro.
Quando passava por Caçador, o ônibus da equipe foi abordado por assaltantes. Os bandidos haviam confundido o ônibus com outro coletivo da mesma empresa, que tradicionalmente leva e traz sacoleiros do Paraguai.
Os criminosos invadiram o ônibus na expectativa de saquear eletrônicos e coisas do gênero. Porém, quando entraram no veículo, se depararam com mais de 30 jogadores de futebol americano.
- Os assaltantes estavam mais assustados que a gente, quando nos viram – recorda Glauco Bugmann, um dos dirigentes do time.
No fim das contas, os ladrões roubaram celulares, dinheiro e cartões de crédito dos atletas. E, para piorar, prenderam-os no bagageiro, só de cueca. Pouco tempo depois, o time do Vale foi socorrido. E seguiu viagem.
Em um ato de companheirismo e civilidade, o time do Paraná fez uma “vaquinha” e arrecadou pouco mais de R$ 600, que serviu para pagar o jantar dos jogadores do Vale. Você deve estar se perguntando: e o resultado do jogo? Bom, acho que nem em roteiro de filme holiwoodiano um time que passou por situação parecida entraria em campo e ganharia, né? Pois é. No fim das contas, o Foz Black Sharks venceu o Bárbaros do Vale, por 25 a 0. Algo como um 4 a 0 no futebol jogado com os pés e a bola redonda.