Fui mal nos palpites desta vez. Acertei os resultados de apenas três jogos, bem abaixo da média das rodadas anteriores (entre seis e oito acertos). Apesar das poucas surpresas e dos resultados terem mexido pouco na tabela, a 31ª rodada colocou ainda mais lenha na fogueira nesta reta final do Brasileirão. Três times se deram bem e outros três muito mal no final da rodada.
Botafogo, Goiás e Vitória são os que têm o que comemorar. O alvinegro venceu e retomou a vice-liderança, com os tropeços de Grêmio e Atlético-PR. Como brigar pelo título é praticamente impossível, Osvaldo Oliveira e sua turma sabem que a meta tem quer ser o vice-campeonato, que garante vaga direto na fase de grupos da Libertadores.
Goiás e Vitória terminam a rodada mais perto do G-4 e, consequentemente, de uma vaga no torneio continental. O time baiano tem um motivo a mais para celebrar.
Como três dos quatro semifinalistas da Copa do Brasil estão na parte de cima da tabela, o grupo de classificados à Libertadores pode passar de quatro para cinco, aumentando as possibilidades de beliscar uma vaga.
Isso se São Paulo e Ponte Preta não resolverem atrapalhar esses planos. Caso um deles conquiste o título da Sul-Americana, o G-4 vira G-3. Mas isso é papo para outra hora. Seguimos com o Brasileirão.
Assim como têm torcidas que começam a semana comemorando, outras passarão os próximos dias preocupadas. Três delas em especial: Fluminense, Vasco e Criciúma. Todos perderam e viram um concorrente direto na luta contra o rebaixamento se distanciar, o Bahia. Foi só um ponto, mas a esta altura do campeonato, um pontinho faz muita diferença.
O atual campeão nacional está fora do grupo da morte, mas vive momento complicado. A derrota para o Vitória, no Maracanã, aumentou para sete a série de jogos sem vitórias (são três empates e quatro derrotas). Para complicar, no próximo domingo terá pela frente o rival Flamengo. Detalhe: o Fluminense não venceu nenhum clássico carioca este ano, empatou três dos 10 que disputou.
Longe de repetir o bom desempenho mostrado diante do Goiás, o Vasco perdeu boa oportunidade de se afastar da degola. A quatro jogos sem vencer no Brasileirão, terá dois jogos seguidos como mandante (Coritiba e Santos) para quebrar o jejum e tentar se reabilitar.
Por fim, o Tigre perdeu para o líder, fora de casa, num jogo emocionante, de oito gols. Chegou a liderar o placar, mas não conseguiu segurar Dagoberto e cia. Agora, aumentou para três a série de derrotas seguidas. Nas próximas rodadas pode terminar mais aliviado. Primeiro recebe a Ponte Preta. Depois vai a Recife enfrentar o lanterna Náutico. Oportunidades de deixar o incômodo grupo.