clicRBS
Nova busca - outros
11 ago01:11

Escritora Heloisa Prieto participa de encontro em Passo Fundo

Os seminários do Livro do Mês que movimentam os leitores de Passo Fundo, Capital Nacional da Literatura, têm mais uma edição agendada. A escritora convidada é Heloisa Prieto, com a obra “Cidade dos deitados”. Os encontros com a autora acontecem nos dias 31 de agosto, 1º e 2 de setembro com estudantes e comunidade em geral. O Livro do Mês é uma parceria entre Universidade de Passo Fundo (UPF), Prefeitura Municipal e Sesc/RS.

O primeiro debate, no dia 31, vai reunir acadêmicos, professores e comunidade, no Auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) no Campus I da UPF. Já no dia 1º de setembro, quarta-feira, a partir das 9h, Heloisa Prieto conversa com estudantes de escolas municipais e comunidade em geral no Sesc Passo Fundo. No dia 2, quinta-feira, a autora palestra para estudantes de escolas estaduais e comunidade, também no Sesc, a partir das 9h.

A autora

Heloisa Prieto nasceu na cidade de São Paulo em 1954. Passou a infância ouvindo histórias tanto por parte das avós espanholas quanto por parte dos tios e da avó da Bahia. Esse contato com a literatura oral marcou não apenas a criança como também a futura escritora.

É doutoranda na USP, pesquisadora do processo de criação literária, orientanda do analista e professor doutor Philippe Willemart. Mestre em semiótica pela PUC, é autora de diversas obras de literatura infanto-juvenil, entre elas: Lá vem história, Divinas aventuras, Mata, Terra, Mil e um fantasmas (Companhia das Letras). Iniciou sua carreira como professora onde contava histórias para crianças pequenas.

Resumo da Obra

Um livro todo preto, repleto de esqueletos, figuras estranhas, rostos assustadores. Não é preciso ser gótico para se divertir com esta história do além. Meia-noite, sexta-feira 13, o pneu do carro fura em frente ao cemitério.

Este é só o começo da aventura narrada por uma garota que foge de uma festa sem graça, sem imaginar o que aconteceria depois. Heloisa Prieto conduz o leitor por esta cidade habitada por seres aparentemente deste – mas na verdade de outro mundo.

As ilustrações de Elizabeth Tognato retratam vultos fantasmagóricos e bastante realistas. O livro traz, além de informações sobre cemitérios, diversas curiosidades sobre o tema, sugestões de filmes e bibliográficas, poemas, esculturas tumulares, túmulos de famosos, entre outras.

Projeto Livro do Mês

O Livro do Mês é uma prática adotada desde 2006 com o objetivo de consolidar o título obtido por Passo Fundo, no início daquele ano, de Capital Nacional da Literatura, por meio da Lei Federal nº 11.264. O mérito foi concedido em função de a cidade ser sede de um dos maiores debates literários da América Latina, a Jornada Nacional de Literatura.

Por

Comentários