clicRBS
Nova busca - outros
22 mar10:26

Brizoleta é entregue na presença do ministro do Trabalho

- Isso é um símbolo da Educação gaúcha – foi como destacou o prefeito municipal, Airton Lângaro Dipp, durante  a  entrega da restauração da antiga escola municipal Padre Antônio Vieira, na segunda-feira, na comunidade Nossa Senhora da Paz. Oportunidade que além de reunir ex-alunos, comunidade, secretários municipais e vereadores, contou com a presença do presidente Nacional do PDT licenciado e ministro do Trabalho e Emprego Carlos Lupi.

Num investimento de R$ 69 mil, a Prefeitura Municipal de Passo Fundo resgatou a história da educação no Estado do Rio Grande do Sul. A escola é conhecida como  Brizoleta em referência a Leonel Brizola (1922-2004), que construiu mais de cinco mil delas na época de seu mandato como governador do Estado,  entre 1959 e 1963. Elas seguiam a ideia de “nenhuma criança sem Escola no Rio Grande do Sul”, constituindo um espaço planejado para levar a alfabetização e educação à áreas rurais.

- Essas escolas possibilitaram o avanço das comunidades do interior – afirma o prefeito. Ele explicou ainda sobre a utilização do espaço, que inclusive já está oferecendo dois cursos através da Universidade Popular: Tricô e Crochê e Corte e Costura. Atividades do Dati (Departamento de Atendimento da Terceira Idade), e aulas de Catequese, também acontecerão no local.

O projeto de restauração da obra,  que conserva seus aspectos originais, é dos arquitetos Marcos Frandaloso e Ana Paula Wickert. A escola foi tombada pelo Patrimônio Histórico do Município em outubro de 1989.

Por

Comentários