clicRBS
Nova busca - outros
14 abr11:11

“Perdi as estribeiras, mas não a agredi”, diz professor suspeito de violência

Leandro Becker | leandro.becker@zerohora.com.br
Mateus Rodighero | mateus.rodighero@rbstv.com.br

Uma suposta agressão a uma aluna da 5ª série da Escola Estadual Anna Luísa Teixeira, de Passo Fundo, no norte gaúcho, virou caso de polícia.

A mãe da menina de 11 anos registrou ocorrência contra um professor de ciências naturais depois que um vídeo, o qual mostra a suposta agressão, foi divulgado por um colega. Na imagem, o educador segura a jovem pelo braço e a força a voltar para a classe.

O professor Valdecir Norberto Corteze negou ter agredido a estudante, mas disse estar arrependido por ter perdido o controle.

Corteze também revelou que, antes de retornar à sala de aula no ano passado, sua última experiência como professor havia ocorrido na década de 70, quando, segundo ele, o ensino era melhor e bem diferente de hoje.

ZH – O que houve em sala de aula?

Corteze – A menina já tinha me provocado em dias anteriores, pegou implicância comigo e eu com ela. Ela fazia coisas para levantar da cadeira e desconcentrar a turma. É uma líder negativa na sala de aula. Eu dizia para ela sentar e ela dizia que eu não mandava nela. Então, peguei e a levei até a cadeira.

ZH – Como iniciou essa desavença?

Corteze – Ela me desestabilizou emocionalmente com provocações e eu perdi as estribeiras, mas não a agredi. Foi um ato disciplinar.

ZH – Há como voltar a dar aula para ela?

Corteze – Não sei o que vai acontecer, mas não tem clima. Imagino ser impossível eu estar momentaneamente com ela.

ZH – O que pretende fazer?
Corteze – Vou aguardar orientação da Coordenadoria Regional de Educação e da própria direção da escola sobre o que será feito.


Por

16 Comentários »

  • ilariante disse:
    avatar

    pq ah rbs corto oh comentario q ah diretora glaucia fez, sobre q ah turma era problematica, e varias reunioes forao feitas cm os pais, e nd foi resolvido, e esta claro q foi uma armaçao, mas naum justifica ah atitude do professor, estamos do lado dele, pois sabemos ah situação q ocorreu, e ocasionou este ato, imagine vc nesta situação … imagine vc sendo humilhado constantemente. E se os profesores resolvesem denunciar os abusos morais dos proprios alunos ????
    ALUNOS ANNA LUISA

  • Igor Trindade disse:
    avatar

    Se está tendo problemas com um aluno, deve ser feito qualquer coisa menos coisa menos agressão! Solicite que o aluno se retire de suas aulas, dê suspensão, convide o aluno a sair da escola, qualquer coisa como disse.
    Mas nada justifica a agressão ao aluno e acredito que alguém que não está preparado para dar aulas não dias de hoje, não deveria nem ter aceito este emprego!

  • Dani disse:
    avatar

    Acho que está na hora de pararmos de passar a mão na cabeça de alunos assim… Concerteza um professor com anos de experiência não perderia a cabeça por “pouca coisa”… É por isso que a cada ano cresce o nr de professores no Brasil.. pq além de não terem seu trabalho valorizado precisam aguentar certos alunos sem poderem fazer nada… Pois os alunos fazem o que querem e tem todos os direitos sempre.. Tá na hora de rever isso…

  • Eliana disse:
    avatar

    Essa mãe deveria sim era educar essa menina, pois vc imagine com apenas 11 anos já é uma criatura mal educada, sem respeito nenhum imagina o que será com 13 ou 14 anos, agora vem a “mãe dedicada” querendo achar que sua filha é vitima, se tivesse educado essa cria nojenta dentro de casa nada disso estaria acontecendo.Mãe dedicada espera só para ver quanto trabalho essa malandra vai te dar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Rodrigo disse:
    avatar

    Coitados destes professores que tem que aturar esses “anjinhos” …
    continuem tratando assim essas crianças e depois fiquem se perguntando como surgem pessoas como o wellington, desequilibradas ,sem limites e sem nenhum respeito a vida. Não concordo com a atitude do professor, nada justifica a agressão, mas até que ponto vai a paciência de alguém que é desrespeitado todos os dias em seu ambiente de trabalho ??
    Estudei nesta escola e nunca tive problema algum, mas na minha época nós tratavamos o professor com respeito. O que a muito tempo deixou de existir com nossos professores.

  • Pedro disse:
    avatar

    Essa menina com certeza é uma sem-vergonha e mal-educada. Fez o professor perder o controle, coisa que certamente ocorreria com qualquer pessoa normal. Todos sabemos da situação dos professores nos dias de hoje (baixo salário e muito incômodo com alunos), então temos que levar em consideração o lado dele. E todos sabemos também que isso foi uma armação, inclusive o outro colega já estava com o celular preparado para gravar a cena e tentar ferrar o professor… Sem comentários, se culparem o professor, o munto está perdido e a justiça acabou.

  • cleisson disse:
    avatar

    Concordo plenamente com muitos dos colegas acima, isso com certeza deve ter sido uma armaçao da turma! concordo tambem que a educacao deve surgim de berço, isso quer dizer de casa!!! essa mae que defende sua filha hoje, sera que daqui alguns anos nao vai se arrepender??? com certeza ela tambem desrespeita sua propria mae em casa, e essa mae nao deve ter autoridade nem uma!!! no video mostrado a cima, nao temos cenas de violencia como todos dizem, ao q me parece o professor pegou a menina pelo braço e a levou até a sua classe, talves um tanto nervoso, mas nao agrecivo, o que deixa essa sena agreciva sao os gritos das proprias crianças e os comentarios de quem ve essa sena com ares de violencia, mo meu tempo de escola desrespeitar o educador era castigo e suspenssao na certa!!! temos q ter mais respeito para com os educadores e com a sociedade escolar no geral!!!

  • Maria disse:
    avatar

    Infelismente no Brasil é assim mesmo, o professor que teria que ser visto com respeito e admiração pelos e pais é humilhado, agredido verbalmente por alunos e pais, por isso que acontece as tragedias, vamos impor limites para nosso filhos e ensinar o basico respeito ao proximo, assim com certeza o nosso futuro sera bem melhor…Professor força tenho certeza que a grande maioria da sociedade esta com voce…

  • CAJURU disse:
    avatar

    A verdadeira reportagem é a que apresenta a versão completa. As noticias aqui apresentadas tratam o Professor como um agressor um criminoso. Porém vejam no video a baderna que essa turma está fazendo! Esses Anjinhos estão demolindo com o ensino e com os educadores, para ter uma reportagem clara deve a RBS ir visitar a familia dessa menina que com certeza deve ser bem estruturada, pois a educação que a aluna apresenta aos 11 anos é fruto de pais dedicados e disciplinadores, assim como mais alguns pais uma vez que essa turma é problematica e professores já negaram-se a dar aula para os Anjinho. AGORA VEM ESSA MÃE SEM VERGONHA ALGUMA ALEGAR QUE O PROFESSOR AGREDIU SUA FILHA! E essa menina não agrediu moralmente o Professor! uma pessoa que tem um trabalho dedicado a vida social, em meio a tantos fatos desmotivadores nesta profissão que vai desde ma remuneração até desrespeito. E desde quando pegar alguem pelo braço é agressão? Esse professor impos limite para essas crianças sem respeito e educação. Merecia a turma toda ficar de joelho em grao de milhos pra aprender a repeitar os educadores desse país. E a cordenadore da educação é outra maria vai com as outras, ao inves de blindar seus professores e o proteger transferindo-o para outra escola vem a midia dizer que o afatou. Tem de afastar esses alunos delinquentes e esses pais aproveitadores que com certeza vão querem indenização do estado pelo fato do professor ter tentado educar sua filha mal criada.

  • Rosa disse:
    avatar

    Sou professora e sei munito bem o que é essa “armação toda”. ESSA MENINA COMEÇA PELA FAMÍLIA QUE A EDUCOU MAL. è MESMO UMA BAITA SEM VERGONHA E COM ESSA IDADE JÁ APRONTANDO VAI VER O QUE VAI DAR MAIS TARDE… ESSA MÃE COM CERTEZA VAI PAGAR CARO O QUE ESTÁ FAZENDO COM O PROFESSOR… NA VARDADE OS PROFESSORES NÃO TEM MAIS CONDIÇÕES DE DAR AULA DO JEITO QUE ESTÃO AS COISAS NAS ESCOLAS…E NÃO VENHAM DIZER QUE FALTA ISSO E AQUILO, QUE O PROFESSOR NÃO EVOLUIU… RESPEITO SEMPRE VEM DE BERÇO… GENTE BEM EDUCADA EM CASA NÃO DÁ PROBLEMA NA ESCOLA,… ISSO É GENTALHA… FILHA E FAMILIA INTEIRA COM FALTA DE EDUCAÇÃO… ESSA ESCOLA DEVIA TER PARADO TUDO ONTEM EM APOIO AO PROFESSOR… VLHA ME DEUS…

  • Pedro disse:
    avatar

    Isso aí pessoal, se todos que concordam e apoiam o que o professor fez e estão indignados com o que está acontecendo com a educação das crianças e adolescentes, comentarem aqui nesse site,com certeza vamos ajudar de alguma forma e apoiar o professor que deve estar sofrendo muito com o acontecimento. Vamos mostrar que estamos indignados com isso e apoiar o professor comentando aqui!!!

  • Dete disse:
    avatar

    Sou professora e fico pasma com a falta de valores que uma boa parcela de alunos tem hoje em dia. Essa garota armou com os colegas pra sacanear o professor, irritando-o, desrrespeitando-o provavelmente da pior forma possivel e filmaram só o que a eles interressava para expor e denegrir a imagem de um profissional que já é desrrespeitado pelas leis e governos e até mesmo pela sociedade em geral em muitos casos, eu mesma evito qualquer contato físico com alunos pois dependendo da interpretação vira agressão. Vamos ter que dar aulas com as mãos nas costas e ficar repetindo palavras que eles (alunos) não vazem a menor questão de escutar. Quando digo isso não quero de maneira nenhuma generalizar, pois, temos alunos maravilhos,interessados e muito bem educados e assistidos pelas familias e que também sofrem com colégas que não se motivam e não respeitam régras nehuma. Se algo sério e responsável não for feito teremos cada vez mais violencia e desrrespeito pelo semelhante.

  • Lis disse:
    avatar

    Com certeza não houve agressão e sim o término da paciência de um ser humano normal que estava tentando cumprir o seu dever que é o de educar este tipo de “crianças” que existem hoje em dia, mimadas e mal educadas. É só parar para ouvir sempre um relato de alunos que se sentem prejudicados com colegas que agem como a garota do vídeo. Boa sorte ao professor vítima desta sociedade cada vez mais sem educação.

  • Bianca disse:
    avatar

    queridinha quem vê a reportagem parece que ela é a vítima, pois é educação vem de casa!!!!!E o celular? não extremamente proibido? mas fiquei admirada com a educadinha!!!

  • bianca oliveira disse:
    avatar

    mais olha eu garanto q essa aluna nao respeitou o professor e foi merecido pois as crianças de hj em dia nao querem nem sabe e o celular nem se fala é proibido por lei e os alunos estao cientes disso

  • Mary disse:
    avatar

    Qué? Esto pasa en Brasil? Dios mío…a qué punto llegamos…Qué falta de ,respeto al maestro! Un maestro es la persona q nos trae conocimientos…
    Esa niña de once años y con la manera como se porta futuramente va a mandar en sus padres…

Comentários