clicRBS
Nova busca - outros
27 mai15:34

Estudantes apresentarão a Literatura Brasileira por meio do cinema

O IV Festival de Cinema Integrado UPF será realizado no dia 1º de junho, no Centro de Eventos da UPF, Campus I. A atividade é organizada pelo Centro de Ensino Médio Integrado UPF, idealizada pelo componente curricular de Literatura Brasileira.

Coordena os trabalhos a professora Nara Marley Aléssio Rubert. Segundo ela, o objetivo é aproximar os alunos da leitura de obras da literatura brasileira. O Festival é uma Mostra Estudantil competitiva de curtas de cinco minutos, baseados em obras literárias. A ideia surgiu em 2008 e já teve mais de 1500 pessoas acompanhando os trabalhos. 

Nesta edição, os textos literários trazem os contos “Almas agradecidas” de Machado de Assis, “O feiticeiro e o deputado” de Lima Barreto, “Colcha de Retalhos” de Monteiro Lobato, “Viagem a Petrópolis” de Clarice Lispector, “A volta do marido pródigo” de João Guimarães Rosa e “O noivo” de Lygia Fagundes Telles. Serão seis curtas concorrendo aos prêmios.

O corpo de jurados será formado por profissionais e artistas de renome e as categorias que serão premiadas são: Melhor Filme, Melhor Atriz; Melhor Ator; Melhor Atriz Coadjuvante; Melhor Ator Coadjuvante; Melhor Fotografia; Melhor Direção, Melhor Sonoplastia e Melhor Cartaz.

Produção em equipe

Para que os filmes possam ser produzidos e organizados, uma equipe auxilia os alunos. A leitura, adaptação, encenação e filmagem são feitas pelos estudantes do 3º ano e as orientações técnicas sobre cinema são dadas pelos professores Bibiana de Paula Friderichs e Cleber Nelson Dalbosco, da Faculdade de Artes e Comunicação (FAC).

Acompanham o desenvolvimento dos grupos os acadêmicos Ana Luisa Raimundi Lago, Luisa dos Santos, Arthur Cerri e Cerri e Rafael Feresolis, também da FAC, proporcionando assim a interação entre o Integrado UPF e os cursos de graduação. A edição e finalização e feita nos laboratórios da FAC.

O IV Festival de Cinema Integrado UPF é aberto à comunidade e inicia às 20h. O público está convidado a colaborar com 1kg de alimento não perecível ou um agasalho para ser entregue ao Asilo Nossa Senhora Aparecida do bairro Vera Cruz, em Passo Fundo. Novas informações pelo telefone (54) 3316-8180 ou pelo e-mail naramarley@upf.br.

Por

Comentários