clicRBS
Nova busca - outros
26 ago21:07

Norte-americano une literatura e tecnologia em obras de ficção

Leandro Becker  |  leandro.becker@zerohora.com.br


Da literatura fantástica aos fascínios da leitura na era digital, o conceito de conexão move a obra do escritor Christopher Kastensmidt. Radicado há mais de uma década em Porto Alegre, o norte-americano se destacou na 6ª Jornadinha por unir leitura e tecnologia nos bate-papos com crianças e adolescentes em Passo Fund
o.

Tão logo chegou ao Brasil, o escritor trabalhou como diretor criativo da empresa de videogames Southlogic Studios e fez do mergulho no universo dos jogos de ação e aventura a inspiração para suas obras. Nas histórias, ele usa elementos da cultura tupiniquim e conceitos de desenvolvimento de games. 

Os contos de Kastensmidt já foram veiculados na Dinamarca, Escócia, Grécia, Polônia e República Tcheca. O autor ainda foi finalista da categoria melhor noveleta da edição 2010 do Prêmio Nebula, uma espécie de Oscar da literatura fantástica, e acaba de lançar o segundo volume da série Duplo Fantasia Heroica, pela editora Devir.

Para ele, a balança da literatura pende para o mundo eletrônico diante da revolução provocada pelo hipertexto. Segundo o escritor, interligar conteúdos abre um leque amplo para conciliar conhecimento literário e aprendizado escolar. Por outro lado, afirma que o livro impresso sempre manterá um charme imensurável.

— O autógrafo manuscrito pelo autor é insubstituível, mas o digital é tendência ao unir texto, som, imagem e interação — observa.

Os desafios da transição entre impresso e digital foram tema de conferência na quinta-feira à noite com jornalistas que atuam nos principais meios de comunicação do país. Os debatedores destacaram o papel da interatividade, mas ponderaram que a tendência não é de disputa, mas de integração por um conteúdo de qualidade.

— A tecnologia é um caminho sem volta e traz benefícios, mas precisamos descobrir quais são os melhores canais para essa transformação — resume Kastensmidt.

Por

Comentários