clicRBS
Nova busca - outros
12 out20:29

Projeto ensina consumo consciente para crianças


Brinquedos, roupas e aparelhos eletrônicos são objetos de desejo de muitas crianças, e o estímulo ao consumo é ainda mais intensificado às vésperas do Dia da Criança. Com o objetivo de promover a educação para o consumo no público infantil, o Balcão do Consumidor, projeto de extensão da Universidade de Passo Fundo (UPF) e a Codepas,  realizou atividades na Escola Municipal de Ensino Fundamental Coronel Lolico, na tarde de terça-feira.

Por meio de dois vídeos, os alunos aprenderam lições sobre sustentabilidade e consumo sustentável, temas que têm tudo a ver com o consumo consciente.

- Entendemos que essas orientações devem ser assimiladas o quanto antes, para que essas crianças não venham a ter problemas relacionados ao consumo exagerado – explica o professor Rogério Silva, um dos coordenadores do Balcão do Consumidor.

O diretor-presidente da Codepas Saul Spinelli comentou que reciclagem tem tudo a ver com consumo consciente.

- Reaproveitar materiais contribui com um orçamento doméstico mais enxuto. Além disso, buscamos diminuir a quantidade de lixo gerada pelos moradores da cidade – considera.


O Tchê Consumidor, personagem criado para auxiliar a conscientizar sobre responsabilidade ao consumir, visitou as mais de cem crianças, e junto com os estagiários do Balcão do Consumidor distribuiu revistinhas do personagem e doces. A diretora da escola, Maria Margarete da Silva,

evidenciou a importância da iniciativa.

- Um dos problemas mais presentes nas famílias é o endividamento. Acredito que a conscientização sobre essa questão pode partir das crianças – afirma.

Aryan da Rosa Freitas tem 9 anos e sabe que não é possível comprar tudo o que vê nas propagandas.

- Muita gente compra coisas que não precisa, gasta dinheiro e acaba nem usando o produto. É preciso gastar menos do que se ganha – explica o estudante, mostrando que aprendeu a lição.


Por

Um Comentário »

  • Mary Goulart disse:

    Minha ex escola^^

Comentários