clicRBS
Nova busca - outros
09 dez09:56

Começa operação de limpeza do Rio Passo Fundo

Atualizada às 11h

Fernanda da Costa | fernanda.da.costa@gruporbs.com.br

Iniciou na manhã desta sexta-feira a limpeza do Rio Passo Fundo, no norte do Estado. Devem ser removidas aproximadamente 20 toneladas de lixo em mais de cem metros de extensão. A operação, que conta com cerca de vinte funcionários da prefeitura de Passo Fundo, deve durar dois dias.

Desde às 8h30min, uma máquina trabalhou para abrir caminho na mata até a margem do rio.  Por volta das 10h, a máquina chegou à margem e iniciou a retirada do lixo.

- Nossa operação está rendendo mais do que esperávamos, pois conseguimos iniciar a retirada do lixo ainda pela manhã – comenta Clóvis Alves, secretário de Meio Ambiente do município.

A ação foi autorizada pelo Departamento Estadual de Florestas e Áreas Protegidas (Defap), na quarta-feira. Na terça, foi instalada no rio uma boia de contenção para reter resíduos que possam se deslocar pela água.

Durante mais de um mês, a limpeza foi impedida por um impasse entre órgãos ambientais e prefeitura, que encerrou no final de novembro, com um termo de cooperação mediado pelo Ministério Público. O documento prevê a recuperação da área desmatada e a criação de um projeto de educação ambiental.


Por

Comentários