clicRBS
Nova busca - outros
09 dez14:10

Operação já retirou mais de dez toneladas de lixo do Rio Passo Fundo

Leandro Becker | leandro.becker@zerohora.com.br


Mais de dez toneladas de lixo já foram removidas do Rio Passo Fundo. Essa é a estimativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Passo Fundo, cinco horas após o início da operação de limpeza nesta sexta-feira. A meta é concluir o trabalho até o fim da tarde de sábado.

O coordenador de licenciamento e fiscalização ambiental do município, Glauco Polita, revela que quatro caminhões carregados de resíduos foram retirados durante a manhã. Apesar de os veículos terem capacidade para cinco toneladas, a estimativa é que cada um levou três toneladas devido ao volume de plástico e isopor, que pesa menos.

Uma rede de contenção foi instalada para evitar que resíduos se desloquem e sigam rio abaixo. Polita explica que o lixo removido está sendo depositado em uma área aberta próximo ao rio. No fim da tarde, o material será carregado até o aterro sanitário, que fica distante da área, onde será pesado antes da destinação final.

Antes de iniciar a limpeza, a prefeitura estimava haver 20 toneladas de lixo na área, mas diante do volume verificado durante a operação, o número deve ser maior do que se imagina. De acordo com Polita, o trabalho vai até às 18h nesta sexta-feira. Amanhã, reinicia às 8h e se estenderá até o fim da tarde. 

- O ritmo é bom e esperamos finalizar no sábado. Se for preciso, terminamos na segunda-feira – destaca.

Por

Comentários