clicRBS
Nova busca - outros
10 dez09:13

Rio Passo Fundo: Mais de cem toneladas de lixo

Leandro Becker | leandro.becker@zerohora.com.br

Uma surpreendente quantidade de lixo submerso fez saltar de 20 para 120 toneladas a estimativa de resíduos espalhados pelo Rio Passo Fundo, no norte do Estado. É como se todo o lixo produzido no município durante um dia estivesse acumulado no local. Iniciada na sexta-feira, a limpeza do rio deve terminar na manhã deste sábado.

A instalação de barreiras flutuantes de contenção próximo ao foco de lixo foi o primeiro passo da operação. Em seguida, máquinas derrubaram mata ciliar para acessar a margem. Ao remexerem o rio, porém, elas revelaram um lodo preto e imensa quantidade de material orgânico em decomposição.

O acúmulo de folhas, galhos e outros resíduos surpreendeu os 20 funcionários envolvidos na limpeza. A prefeitura estima que haja lixo acumulado na área há mais de 20 anos. Só primeiro dia de trabalho, segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, foram removidas 90 toneladas de resíduos.

Com uso de caminhões, o material foi depositado a cerca de cem metros do leito do rio. Ao término da operação, ele será encaminhado ao aterro sanitário. Embora grande parte seja reciclável, nada será aproveitado devido à contaminação. Neste sábado, a prefeitura estima recolher mais 30 toneladas de resíduos.

>> Leia mais em Zero Hora

Por

Comentários